Mais de três décadas após rolar pela primeira vez na Europa, a Honda Africa Twin é um nome que ainda é sinónimo de história e aventura. Para 2022, a CRF1100L Africa Twin e a sua irmã Adventure Sports, apresentam novas atualizações práticas, configurações refinadas de transmissão de dupla embraiagem (DCT) e novos visuais surpreendentes.
Para 2022, a Africa Twin e a Africa Twin Adventure Sports recebem um pack de atualizações que aumentam a sua funcionalidade do dia-a-dia. A CRF1100L Africa Twin possui agora, de série, um porta-bagagens traseiro em alumínio e a CRF1100L Africa Twin Adventure Sports tem um écran com 5 níveis de regulação que melhora a visibilidade e não prejudica a proteção contra os elementos atmosféricos.

Ambas as versões da Africa Twin e da Africa Twin Adventure Sports DCT foram atualizadas para 2022; as novas definições da caixa DCT oferecem agora maior suavidade nas primeiras duas mudanças, nos arranques e a baixa velocidade. A Honda já vendeu mais de 200 000 motos com DCT em toda a Europa, desde que o sistema viu a luz do dia na VRF1200F de 2009. Este é um testemunho sua enorme aceitação no mercado das motos.
Para completar as atualizações de 2022, ambos os modelos recebem cores novas e elegantes e também novos gráficos. A CRF1100L Africa Twin Adventure Sports tem gráficos novos “Cracked Terrain” e a CRF1100L Africa Twin apresenta um novo design “Big Logo’”, com esquemas cromáticos revistos e tampas das malas laterais em alumínio e um sub quadro pintado de vermelho.
CRF1100L Africa Twin 2022

Para 2022, a CRF1100L Africa Twin apresenta agora uma transmissão de dupla embraiagem (DCT) melhorada com maneabilidade ainda mais suave em 1ª. e 2ª., um novo porta-bagagens traseiro em alumínio e novos gráficos “Big Logo” ultramodernos.
A ciclística tipo rally da Africa Twin de 2022 define-se em duas palavras: agressiva e compacta. E existe um motivo – melhorar a condução fora-de-estrada. O para-brisas fixo é curto para deixar ver bem a estrada à frente e, apesar de a altura do banco ser de 850-870 mm, o guiador em posição elevada (mais 22,5 mm do que a anterior versão de 2020), oferece uma posição de condução direita e de elevada visibilidade, confortável e com alto controlo, seja sentado ou em pé. A secção traseira é extremamente estreita e o banco delgado foi cuidadosamente contornado para dar um bom alcance ao solo e facilitar os movimentos para frente e para trás.

O farol duplo de LEDs está em posição mais elevada e possui um feixe de luz penetrante; também está incluído um conjunto de luzes diurnas de condução (DRL) com função automática de ajuste à intensidade da luz ambiente que melhora a segurança, independentemente das condições. As proteções dos punhos são de série.
ÉCRAN TÁCTIL

O ecrã TFT é sensível ao toque e tem 6,5 polegadas; esta unidade MID (Multi Information Display – Ecrã Multi-Informações) a cores mantém o piloto informado e em controlo de todos os sistemas da Africa Twin e cada um dos modos de condução é selecionado na parte superior esquerda do ecrã. O ecrã MID também pode ser personalizado para mostrar vários níveis de informação em relação ao modo de condução escolhido e é fácil de usar, mesmo com luvas.

Esta unidade incorpora os protocolos Apple CarPlay® e Android Auto® e permite a utilização de um smartphone através do ecrã multi-informações MID Esta unidade também permite aceder às aplicações de navegação e exibir as suas informações e, por meio de um sistema de auscultadores e microfone Bluetooth instalado no capacete, podem ser feitas ou recebidas chamadas telefónicas. O smartphone é ligado à ficha de carga USB do lado direito do ecrã MID. A conectividade sem fios Bluetooth em modo mãos-livres também é uma opção e todos comandos são feitos nos interruptores do lado esquerdo.

Os piscas dianteiros e traseiros de direção têm uma função de sinalização de travagens de emergência. Se o condutor travar de repente a uma velocidade superior a 50 km/h, as luzes de emergência piscam para avisar os outros utilizadores da estrada que a Africa Twin está a travar de emergência. Os piscas também têm função de cancelamento automático; em vez de um temporizador simples, o funcionamento é por comparação das diferenças de velocidade entre a roda dianteira e a roda traseira: é efetuado um cálculo do momento de cancelamento dos piscas em relação à situação de condução. A função de cancelamento automático pode ser desligada no painel de instrumentos MID. O sistema de controlo da velocidade de cruzeiro facilita as viagens mais longas e é equipamento de série.
TRANSMISSÃO DCT OTIMIZADA

A versão DCT da CRF1100L Africa Twin também está totalmente preparada e equipada para ser usada em ambiente de aventura, com a funcionalidade off-road melhorada pelo interruptor Gravel que se pode aceder através do painel de instrumentos TFT por toque. Ao ativar este interruptor em qualquer modo de condução, o condutor pode melhorar a sensibilidade da tração e o controlo da moto, reduzindo a quantidade de deslizamento da embraiagem nas mudanças.
O sistema DCT possui outras caraterísticas, tais como a função de deteção da inclinação, através da qual o padrão das mudanças é adaptado em relação ao grau de inclinação, oferecendo o melhor controlo em todas as situações. O sistema DCT da nova CRF1100L Africa Twin de 2020, na altura da mudança para o motor de 1100 cm³, recebeu uma nova função de deteção de curva. Quando a IMU deteta que a moto está em curva, o sistema ajusta subtilmente o mapa, oferecendo mudanças mais naturais.
Agora para 2022, as configurações DCT foram ainda mais otimizadas na primeira e segunda velocidades, oferecendo melhor maneabilidade nos arranques de parado e a velocidade muito baixa.
A CRF1100L Africa Twin vai estar disponível em três cores:Branco Pérola Tricolour Glare, Vermelho Grand Prix e Preto Ballistic Mate.
CRF1100L Africa Twin Adventure Sports 2022

As atualizações para a versão “Adventure Sports” de 2022 deste modelo Honda de aventura incluem um para-brisas mais curto com regulação, novo grafismo “Cracked Terrain” e uma caixa DCT de configurações atualizadas.
Os pontos principais deste modelo tão popular permanecem intocados. Um chassis de baixo peso e um motor de 1084 cm³ pleno de binário. Além disso a Africa Twin Adventure Sports conta com um conjunto completo de sistemas eletrónicos que usa uma unidade de medição de inércia de seis eixos para gerir os modos de condução, bem como o sistema HSTC de controlo de tração, o ABS em curva, o sistema de controlo anti-cavalinho, o sistema de controlo do levantamento traseiro e a funcionalidade de deteção de curva na versão DCT.

Mantém-se ainda o sistema de controlo da velocidade de cruzeiro, os punhos aquecidos, a ficha USB e a ficha de carregamento de acessórios, todos de série. O ecrã táctil TFT a cores de 6,5 polegadas que incorpora os protocolos Apple CarPlay®, Android Auto® e tem conectividade Bluetooth, os faróis duplos de LEDs com tecnologia DRL de luzes diurnas e luzes de curva são mantidos também. Por último, o sistema opcional de suspensões eletrónicas Showa (Showa EERA) é outro poderoso argumento da nova Adventure Sports.

A CRF1100L Africa Twin Adventure Sports partilha o quadro, o motor e a posição de condução da CRF1100L Africa Twin, cujo foco é a condução fora-de-estrada, mas tem um papel muito próprio: oferecer ao condutor uma verdadeira capacidade de percorrer longas distâncias e um caráter muito prático, tanto em estrada, como fora dela. Para isso, o depósito de combustível tem 24,8 litros de capacidade e a moto tem um complemento maior de proteções contra o vento (carenagem frontal e painéis laterais), para além de um para-brisas com regulação em altura, uma grande proteção para o cárter do motor, um porta-bagagens traseiro em alumínio e pneus e jantes tubeless. O carregador ACC e os punhos aquecidos também são de série.
No centro da Africa Twin Adventure Sports, encontramos uma Unidade de Medição de Inércia (IMU – Inertial Measurement Unit) de seis eixos que comanda não apenas o sistema de controlo de tração HSTC de 7 níveis, mas também os 3 níveis do sistema de controlo anti-levantamento da roda, o ABS em curva (com configuração off-road), o sistema de controlo de elevação da traseira e a função de deteção de curvas na versão DCT. Há quatro modos de condução por defeito: URBAN, TOUR, GRAVEL e OFF-ROAD.

No sentido de se obter um amortecimento ideal da suspensão dianteira e traseira, a Africa Twin Aventure Sports está disponível por opção com suspensões Showa EERA™. Os quatro modos padrão – SOFT, MID, HARD e OFF-ROAD – abrangem todos os tipos de condições de condução e há um modo USER para ajustes personalizados. A pré-carga da mola traseira também pode ser ajustada com a moto parada.
Para 2022, a CRF1100L Africa Twin Adventure Sport apresenta uma transmissão de dupla embraiagem (DCT) melhorada; esta caixa oferece uma maneabilidade ainda mais suave em 1ª. e 2ª.; a moto tem também um novo para-brisas regulável mais curto e novo grafismo “Cracked Terrain” muito elegantes.
Concebida para percorrer grandes distâncias, a Africa Twin Adventure Sports tem uma carenagem frontal grande que, para 2022, recorre a um novo ecrã 110 mm mais curto com 5 níveis de regulação; este ecrã melhora a visibilidade e oferece ainda bastante proteção contra o vento e os elementos atmosféricos. Com o mesmo banco de 850-870 mm da Africa Twin normal, o guiador de 1.182 mm oferece uma posição de condução na vertical e de alta visibilidade, com um controlo confortável, seja de pé ou sentado.

A secção traseira é extremamente estreita e o banco delgado foi cuidadosamente contornado para facilitar os movimentos para frente e para trás, bem como um bom alcance ao solo. Com capacidade para 24,8 litros de combustível, o depósito oferece uma autonomia potencial superior a 500 km, graças a consumos muito comedidos de 4,9 l/100 km (20,4 km/l) na versão manual e de 4,8 l/100 km (20,8 km/l) no modelo DCT (ambos calculados em modo WMTC). A grande proteção do motor e o porta-bagagens traseiro de alumínio estão incluídos na especificação de origem.

O farol duplo de LEDs está em posição mais elevada e possui um feixe de luz penetrante; também está incluído um conjunto de luzes diurnas de condução (DRL) com função automática de ajuste à intensidade da luz ambiente que melhora a segurança, independentemente das condições. Para maior segurança, a CRF1100L Africa Twin Adventure Sports possui luzes de curva de três fases à direita e à esquerda; estas luzes usam a velocidade e o ângulo de inclinação (controlado pela unidade IMU) para ajustar automaticamente a área iluminada nas curvas. As proteções de punho grandes são equipamento de série.
CRF1100L AFRICA TWIN ADVENTURE SPORTS CRF1100L AFRICA TWIN ADVENTURE SPORTS
A CRF1100L Africa Twin Adventure Sports vai estar disponível nas seguintes cores: Branco Pérola Tricolour Glare e Preto Metalizado Ballistic Mate.
A disponibilidade e os preços da CRF1100L Africa Twin e da Adventure Sports serão anunciados oportunamente pelo importador.
Ficha técnica
Honda CRF1100L Africa Twin
MOTOR | |
Tipo | Motor bicilíndrico paralelo, SOHC, 8 válvulas, 4 tempos, cambota a 270°, Unicam, arrefecimento por líquido |
Cilindrada | 1084 cm³ |
Diâmetro x Curso | 92 mm x 81,5 mm |
Relação de compressão | 10,1 : 1 |
Potência máxima | 75 kW às 7500 rpm |
Binário máximo | 105 N·m às 6250 rpm |
Nível de ruído | Urbano: 73,5 dB; aceleração total: 79,2 dB – MT; Urbano: 73,6 dB; aceleração total: 79,4 dB – DCT |
Capacidade de óleo | 4,8/4,3 (5,2/4,7 DCT) |
SISTEMA DE COMBUSTÍVEL | |
Alimentação | PGM-FI |
Capacidade do depósito de combustível | 18,8 litros |
Emissões de CO2 | 112 g/km MT110 g/km DCT |
Consumos | 4,9 L/100 km (20,4 km/L) MT4,8 L/100 km (20,8 km/L) DCT |
SISTEMA ELÉTRICO | |
Arranque | Elétrico |
Capacidade da bateria | Bateria de iões de lítio, 12 V-6 Ah (20 hr) |
Potência do alternador | 0,49 kW/8500 rpm |
TRANSMISSÃO | |
Tipo de embraiagem | Embraiagem húmida, de discos múltiplos e molas helicoidais, com came de assistência em alumínio e função deslizanteDCT – 2 embraiagens húmidas, multidiscos com molas helicoidais |
Tipo de caixa | Caixa manual de 6 velocidades (caixa DCT de 6 velocidades) |
Relação de transmissão final | Berço semi-duplo |
QUADRO | |
Tipo | Berço semi-duplo |
CICLÍSTICA | |
Dimensões (C x L x A) | 2330 mm x 960 mm x 1395 mm |
Distância entre eixos | 1575 mm |
Ângulo da coluna da direção | 27,5° |
Eixo de arraste (trail) | 113 mm |
Altura do banco | 850/870 mm (banco mais baixo opcional de 825 mm, banco mais alto opcional de 895 mm) |
Altura ao solo | 250 mm |
Peso em ordem de marcha | 226 kg (DCT 236 kg) |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Forquilha telescópica invertida Showa de 45 mm, tipo cartucho, com afinador tipo botão para a pré-carga e afinador de dupla função (DF); 230 mm de curso |
Traseira | Braço oscilante monobloco em alumínio, com sistema Pro-Link e amortecedor SHOWA com reservatório de gás, afinadores hidráulicos tipo botão para a pré-carga e para o amortecimento em extensão, 220 mm de curso da roda traseira. |
JANTES | |
Dianteira | 21 M/C x 2,15, jante de alumínio com raios de aço |
Traseira | 18 M/C x 4,00, jante de alumínio com raios de aço |
Dimensão da jante dianteira | 21 pol. |
Dimensão da jante traseira | 18 pol. |
Pneu dianteiro | 90/90-21M/C 54H (com câmara-de-ar)(Bridgestone BATTLAX ADVENTURECROSS TOURER/ AX41T Metzeler KAROO STREET) |
Pneu traseiro | 150/70R18M/C 70H (com câmara-de-ar)(Bridgestone BATTLAX ADVENTURECROSS TOURER/ AX41T Metzeler KAROO STREET) |
TRAVÕES | |
Tipo de ABS | 2 canais com IMU ABS com seleção de modos, com definição para estrada e fora-de-estrada |
Dianteira | Sistema hidráulico de dois discos ondulados e flutuantes de 310 mm, com cubos em alumínio, pinças radiais de 4 êmbolos e pastilhas em material sinterizado |
Traseira | Sistema hidráulico de um disco ondulado de 256 mm, com pinça de 1 êmbolo e pastilhas em material sinterizado. |
INSTRUMENTOS E SISTEMA ELÉTRICO | |
Instrumentos | Painel de instrumentos multi-informações LCD, TFT de 6,5 polegadas |
Sistema de segurança | Imobilizador, alarme antirroubo (opcional) |
Farol | LEDs |
Farolim | LEDs |
Sistema Elétrico | Luzes DRL de condução diurna, sistema áudio Bluetooth e protocolos Apple CarPlay® e Android Auto®, ficha USB, piscas de cancelamento automático, sistema de controlo da velocidade de cruzeiro, sinais de paragem de emergência, unidade IMU, controlo de tração HSTC, sistema de controlo anti-cavalinho |
Ficha técnica
Honda CRF1100L Africa Twin Adventure Sports
MOTOR | |
Tipo | Motor bicilíndrico paralelo, 8 válvulas, 4 tempos, cambota a 270°, Unicam, arrefecimento por líquido |
Cilindrada | 1084 cm³ |
Diâmetro x Curso | 92 mm x 81,5 mm |
Relação de compressão | 10,1 : 1 |
Potência máxima | 75 km às 7500 rpm |
Binário máximo | 105 N·m às 6250 rpm |
Nível de ruído | Urbano: 73,2 dB; aceleração total: 78,9 dB – MT; Urbano: 73,7 dB; aceleração total: 79,6 dB – DCT |
Capacidade de óleo | 4,8/4,3 (5,2/4,7 DCT) |
SISTEMA DE COMBUSTÍVEL | |
Alimentação | PGM-FI |
Capacidade do depósito de combustível | 24,8 litros |
Emissões de CO2 | 112 g/km MT110 g/km DCT |
Consumos | 4,9 L/100 km (20,4 km/L) MT4,8 L/100 km (20,8 km/L) DCT |
SISTEMA ELÉTRICO | |
Arranque | Elétrico |
Capacidade da bateria | Bateria de iões de lítio, 12 V-6 Ah (20 hr) |
Potência do alternador | 0,49kW/5000 rpm |
TRANSMISSÃO | |
Tipo de embraiagem | Embraiagem húmida, de discos múltiplos e molas helicoidais, com came de assistência em alumínio e função deslizanteDCT – 2 embraiagens húmidas, multidiscos com molas helicoidais |
Tipo de caixa | Caixa manual de 6 velocidades (caixa DCT de 6 velocidades) |
QUADRO | |
Tipo | Berço semi-duplo |
CICLÍSTICA | |
Dimensões (C x L x A) | 2330 mm x 960 mm x 1490 mm (1545 mm com o para-brisas na posição mais alta) |
Distância entre eixos | 1575 mm |
Ângulo da coluna da direção | 27,5° |
Eixo de arraste (trail) | 113 mm |
Altura do banco | 850/870 mm (banco mais baixo opcional de 825 mm, banco mais alto opcional de 895 mm) |
Altura ao solo | 250 mm |
Peso em ordem de marcha | 238 kg (DCT 248 kg)Com suspensão Showa EERATM 240 kg MT (DCT 250 kg) |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Forquilha telescópica invertida Showa de 45 mm, tipo cartucho, com afinador tipo mostrador da pré-carga e afinação do amortecimento, 230 mm de curso EERATM – Forquilha telescópica invertida Showa, com bainhas de 45 mm de diâmetro e sistema Showa EERATM, com afinação da compressão e do ressalto; curso de 230 mm |
Traseira | Braço oscilante monobloco em alumínio, com sistema Pro-Link e amortecedor com reservatório de gás, afinador hidráulico tipo mostrador da pré-carga e afinação do amortecimento em extensão, 220 mm de deslocamento da roda traseira. EERATM – Braço oscilante monobloco em alumínio, com sistema Pro-Link e amortecedor com reservatório de gás, afinador hidráulico à distância da pré-carga e unidade de controlo elétrica com afinação do amortecimento em extensão; 220 mm de deslocamento da roda traseira |
JANTES | |
Dianteira | 21 M/C x MT 2,15, jante de alumínio com raios de aço |
Traseira | 18 M/C x MT4,00, jante de alumínio com raios de aço |
Dimensão da jante dianteira | 21 pol. |
Dimensão da jante traseira | 18 pol. |
Pneu dianteiro | 90/90-21M/C 54H (tubeless – sem câmara-de-ar)Bridgestone Battlax Adventurecross Tourer AX41T Metzeler Karoo Street |
Pneu traseiro | 150/70R18M/C 70H (tubeless – sem câmara-de-ar)Bridgestone Battlax Adventurecross Tourer AX41T Metzeler Karoo Street |
TRAVÕES | |
Tipo de ABS | 2 canais com IMU ABS com seleção de modos, com definição para estrada e fora-de-estrada |
Dianteira | Sistema hidráulico de dois discos ondulados e flutuantes de 310 mm, com cubos em alumínio, pinças radiais de 4 êmbolos e pastilhas em material sinterizado |
Traseira | Sistema hidráulico de um disco ondulado de 256 mm, com pinça de 1 êmbolo e pastilhas em material sinterizado. 2 canais e ABS traseiro com função de desligar. |
INSTRUMENTOS E SISTEMA ELÉTRICO | |
Instrumentos | Painel de instrumentos multi-informações LCD, TFT de 6,5 polegadas |
Sistema de segurança | Imobilizador, alarme antirroubo (opcional) |
Farol | LEDs |
Farolim | LEDs |
Sistema Elétrico | Luzes DRL de condução diurna, sistema áudio Bluetooth e protocolos Apple CarPlay® e Android Auto®, ficha USB, piscas de cancelamento automático, sistema de controlo da velocidade de cruzeiro, sinais de paragem de emergência, unidade IMU, controlo de tração HSTC, luzes de curva, sistema de controlo anti-cavalinho |