É oficial: a Honda está a descontinuar a icónica CB1300 e, para prestar homenagem a esta histórica moto de duas rodas, revelou uma “Final Edition”.
Foi em 1992 que a antepassada da CB1300, a CB1000 Super Four, foi apresentada. Seis anos mais tarde, em 1998, a Honda aumentou a cilindrada com a introdução da CB1300 Super Four. Em 2022, para celebrar o 30º aniversário da CB, a Honda produziu uma edição comemorativa e agora em 2025 a “Final Edition”, o canto do cisne desta mega naked.
A CB1300 vai ser retirada de circulação devido aos regulamentos antipoluição. Os parâmetros do motor desta lenda não se enquadram nos novos limites impostos pelo governo japonês.
No site da Honda, a página dedicada a este modelo foi actualizada e, embora muitos detalhes ainda não tenham sido revelados, parece que a pintura será vermelha e branca e que esta versão será exclusiva para o mercado japonês.
Entre as informações ainda não divulgadas, a Honda não se manifestou sobre o preço, a disponibilidade, o número de motos criadas e, sobretudo, a partir de quando esta “Final Edition” poderá ser adquirida e também se será destinada apenas ao Japão ou se alguns exemplares também chegarão ao velho continente.