A Honda lançou uma edição especial da XL750 Transalp SP com um novo visual retro
Uma série de motos Honda XL750 Transalp de edição especial, designadas como modelos “SP”, foram disponibilizadas no mercado do Reino Unido.
Com um preço de 10.499 libras, (12.000 Euros, enquanto o modelo normal custa em Portugal 10.790€) as unidades estarão disponíveis apenas com transmissão manual convencional e serão baseadas no design do modelo de 2025.

A Honda não confirma se esta SP estará disponível em Portugal, paralelamente às edições de 2026 com E-clucth, mas no Reino Unido as entregas estão previstas a partir de janeiro de 2026, com disponibilidade enquanto durarem os stocks. As alterações da versão SP são superficiais, destacando-se das restantes graças a um kit de autocolantes em vinil de inspiração retro, apresentando detalhes em vermelho e roxo sobre o branco, além do logótipo SP na base do depósito de combustível de 16,9 litros.
As rodas raiadas possuem uma borda exterior dourada, com a pintura especial a estender-se até ao grande guarda-lamas dianteiro, que ostenta a designação ‘SP’. Além disso, recebe uma gama de acessórios oficiais da Honda, incluindo protetores de motor robustos, barras de proteção que envolvem a parte frontal da moto e protetor de cárter dianteiro para o motor bicilíndrico paralelo de 755 cc, protegendo-o em terrenos acidentados.
Fora isso, mantém-se igual ao resto da gama Transalp 2026, com estas novas edições especiais a ajudar os concessionários a abrir espaço para uma variante atualizada revelada no Salão de Milão (EICMA) do mês passado.

As alterações no modelo para 2026 incluem a introdução de uma variante com embraiagem eletrónica (E-Clutch), que permite ao condutor parar e arrancar sem ter de acionar a alavanca esquerda. A opção foi também adicionada à naked CB750 Hornet, que partilha a mesma plataforma de motor do modelo adventure.
Embora não haja grandes alterações na XL750 Transalp para 2026, pois já era uma ótima opção e não há muito a melhorar, a ausência do cruise control, tão solicitado por muitos proprietários, não deixa de ser notável, mas, fora isso, deverá continuar a ser uma aventureira de média cilindrada competente e fiável, e a introdução da versão com embraiagem eletrónica torna-a acessível a mais motociclistas. O visual retro inspirado em ralis da SP irá certamente conquistar também alguns fãs, por diferentes motivos…
















