Insólito: Um motociclista elogiado e premiado pela polícia de Singapura

By on 15 Junho, 2021

Imagine que vai na estrada, seguindo tranquilo na sua rotina diária e no estrito cumprimento de todas as regras de circulação, quando, de repente, os seus maiores medos se materializam no espelho retrovisor. Ao ouvir o som da sirene da polícia, reduz a velocidade, enquanto o policial motociclista gesticula para encostar. 

“Estarei acima dos limites de velocidade? O ruído do escape está muito alto?” Todos esses pensamentos correm-lhe na mente num instante, enquanto a sua frequência cardíaca dispara e fica cheio de suores frios.

Esta é uma cena muito familiar, é claro, mas não o que vem a seguir… E se lhe disséssemos que a polícia de Singapura manda parar os motociclistas, para os elogiar e reconhecer os seus esforços por serem condutores seguros e disciplinados. Acreditaria? Mas foi exatamente isso que aconteceu com Lee Joonmin, um entusiasta de motos que usou as redes sociais para divulgar algo muito raro.

O seu relato no FB:

“Ia do trabalho para casa esta noite quando, de repente, vi luzes azul e vermelhas a piscar no meu espelho. Para o meu horror vi que o oficial da Polícia estava a gesticular para que eu encostasse!

Então o policial da TP veio ter comigo e disse algo assim:

′′ Senhor, a razão pela qual o mandei parar é esta…”

* Pausa de frases super estranhas e mais longas de toda a minha vida *

′′ Vi que você está a usar equipamento de segurança – blusão, luvas blindadas, então gostaria do presentear com este presente por ser um modelo de segurança para outros motociclistas ′′

Lee Joonmin ficou surpreso com os elogios por estar devidamente equipado – algo que muitas vezes é esquecido, especialmente em Cingapura. E mais ainda, o policia ainda recompensou o nosso homem com um kit composto de máscara reutilizável, desinfetante para as mãos, lenços umedecidos, um cartão EZ-Link e uma bolsa prática.

Mas isto não aconteceu por acao. Na verdade, o Governo de Singapura lançou uma campanha em 2019 intitulada “Recompensar os Condutores”, que visa reconhecer e incentivar a prática do motociclismo seguro, recompensando os motociclistas que usam equipamento de segurança completo e praticam uma pilotagem segura e disciplinada. 

Este é um gesto bastante simpático do Governo de Singapura, e certamente seria bom ver outros países adotarem esse tipo de programa para promover a pilotagem segura.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments