Intermot: Aprilia RSV4 e RF 2017

By on 4 Outubro, 2016

Aprilia apresentou esta terça feira na Intermot, o Salão de Colónia, a  Superbike da Aprilia, a RSV4 RR / RF de 2017. As alterações realizadas no modelo da marca italiana estão mais ao nível de electrónica e de forma a que a moto passe a cumprir a norma Euro4 . Outras das novidades nesta Superbike da Aprilia estão ao nível das suspensões da  Ohlins e dos travões  Brembo.

Olhando para a versão do próximo ano da  RSV4 2017 mantém a mesma potência, um propulsor V4 de 999cc com 201cv de potência, com algumas melhorias internas para aumentar a sua fiabilidade e rendimento  de forma a cumprir com  a Euro4.

aprilia-rsv4-rf-2017-2

A nova electrónica apresentada pela RSV4 levou a que a moto apresente menos meio quilo de peso. O moto apresenta pistões mais ligeiros tal como os segmentos, enquanto a caixa de velocidades incorpora um novo sensor que melhora a operação de mudança de velocidade.

Já a nível das suspensões a versão RF da Aprilia RSV4 recebe a última actualização da forquilha da  Öhlins NIX, mantendo o amortecedor de direcção enquanto atrás passa a utilizar o renovado amortecedor. A nível de travões, os discos são agora de 330 mm de diâmetro com mais 5mm de espessura, com maxilas Brembo Monobloc M50.

Outro ponto a destacar na RSV4 RR/RF 2017 é o denominado APRC (Aprilia Performance Ride Control), que se traduz num novo sistema de acelerador electrónico agora com 590gr de peso, e um software actualizado para gestão do controlo de tração (8 níveis que  podem ser alterados inclusive  em aceleração), o anti-wheelie, e launch-control, e caixa semi automática , limitador de velocidade em pit-lane e um novo cruise control de modo a manter a velocidade estabilizada em viagens mais longas. Além disto a Bosch fornece igualmente uma centralina atualizada do sistema 9.1MP, que inclui Race-ABS com função ‘cornering’. Toda a eletrónica pode ser combinada com o novos mapas de condução Sport, Track e Race, que contam com novos parâmetros de funcionamento e efeito de travão motor otimizado.

aprilia-rsv4-rr-2017

Para além destas novidades as novas RSV4 2017 incoporam ABS em curva desenvolvido  em colaboração com a  Bosch, que garante a intervenção do sistema em plena curva  graças a um algoritmo específico que monitoriza de forma constante diversos parâmetros da moto.

Já o  display é novo com um painel TFT a cores que permite gerir  todos os parâmetros da moto. A RF trás ainda  de série uma versão melhorada do sistema V4-MP, que permite conectar a moto a um smartphone e dispor assim de telemetria de bolso.

A Aprilia RSV RR estará disponivel numa única combinação de cores negro e cinza, ambos com acabamento mate, com jantes vermelhas.  Já a versão RF, equipada com suspensões  Öhlins de jantes de alumínio forjado, mantém a conhecida decoração  ‘Superpole’ com um grafismo novo.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x