Ironwood Custom Meteor 350: Da ficção à realidade!

By on 27 Outubro, 2021

Esta bonita Ironwood Custom Meteor 350 estará em exposição no Salão de Milão EICMA 2021, no final de novembro. Inspirada na saga de ficção científica Star Wars, nasceu de um desafio lançado pela Royal Enfield e que foi prontamente aceite pelos holandeses da Ironwood Motorcycles.

Criação ‘easy cruiser’ com base na premiada Royal Enfield Meteor 350 – do diretor criativo e fundador da Ironwood Motorcycles, Arjan van den Boom, esta é uma interpretação minimalista e imponente de uma cruiser urbana acessível.     

A Ironwood Motorcycles, a partir da sua oficina de motos custom em Amesterdão, lançou o projeto “The Starship Meteor” como a sua interpretação minimalista e imponente de uma cruiser urbana. Tudo começou quando o ‘team’ de personalização interna do UKTC da Royal Enfield remeteu este desafio à Ironwood Motorcycles e ao respetivo diretor criativo e fundador, Arjan van den Boom: “interpretar a Easy Cruiser ideal, que remetesse para a descoberta das origens e atraísse a máxima atenção”.    

Desde que foi lançada no final de 2020, a Meteor 350 rapidamente se tornou objeto de culto, muito aclamada e vencedora de numerosos prémios em todo o mundo. Não lhe falta qualidade da construção, estilo retro e design sofisticado para vingar no segmento das pequenas cruiser.

Arjan van den Boom, da Ironwood Motorcycles declarou: “A Meteor já cumpre imensos requisitos, mas a nossa tarefa consistiu em aperfeiçoá-la um pouco mais. Como pacote de base, a Meteor é bastante difícil de superar para os clientes mais preocupados com o preço.  Em última análise, pretendíamos manter este importante elemento de acessibilidade e entrada no mundo do motociclismo e da personalização de motos que a Meteor oferece, com o toque criativo ímpar da Ironwood.”

Assim que a equipa da Ironwood recebeu uma Meteor 350 foram experimentá-la pelas ruas de Amesterdão para se familiarizarem com o manuseamento e a ergonomia da moto antes de a desmontarem. “Uma vez que a posição de condução é muito confortável e o equilíbrio aperfeiçoado, pretendemos manter o máximo possível do ADN da Meteor original. É lamentável que as motos de menor cilindrada sejam frequentemente classificadas como motos para principiantes. Tivemos como objetivo conceder à Meteor uma ajuda valiosa da Ironwood e um carácter mais atrativo através da atualização de alguns elementos de desempenho, assim como assegurar que a identidade da Meteor transparecia”.

“Pretendemos desenvolver uma identidade visual muito clara, inspirada sobretudo no universo Star Wars!  Decidimos escurecer muitos dos componentes para destacar no depósito a incrível pintura “Meteor Rain” realizada pela Royal Kustom Works”.

Foles de forquilha pretos, guiador supercross preto, guarda-lamas personalizados, pneus gordos da Continental e amortecedores traseiros YSS complementam o ‘look’ arrojado.

“O espigão do assento CNC, o nosso assento flutuante especial, é mais um toque à imagem custom geral da moto. O padrão diamante no estofo do assento foi acabado à mão pela Miller Kustom Upholstery. Os punhos Biltwell, os piscas Motogadget na dianteira e os farolins Kellermann 1000DF, assim como o escape personalizado com o silenciador Akrapovic, resultam numa deslumbrante Urban Cruiser que é muito mais do que um peso ligeiro”.

“Sempre que se liga o motor monocilíndrico refrigerado a ar é produzido um som poderoso de escape de competição, que dá vontade de partir imediatamente para a estrada. E portanto, ‘Missão cumprida!’”

Adrian Sellers, responsável pelo Programa Custom da Royal Enfield, comentou assim o trabalho de customização realizado: “Os criativos da Ironwood cumpriram escrupulosamente todos os requisitos que lhes apresentámos, sendo que estamos muito satisfeitos com o resultado final. Um aspeto muito importante é o facto de ter sido mantida e respeitada a identidade fulcral da Meteor 350, uma moto que sabemos que constitui uma plataforma de base fantástica para a expressão criativa. Esta criação reforça até que ponto a acessibilidade é importante para nós, enquanto marca, e quanto se pode alcançar com um pouco de imaginação. Os créditos são totalmente atribuídos ao Arjan e à equipa Ironwood, sendo esta a primeira criação totalmente custom que realizámos com a Meteor, assinalando um marco importante e aliciante para a plataforma do motor 350.”      

A Ironwood Custom Meteor 350 estará em exposição no Salão de Milão EICMA 2021, no final de novembro

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments