Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

JAWA 300 a mais Clássica de todas as motos Neo-Clássicas actuais

By on 4 Maio, 2020

A Mahindra vai arrancar com o lançamento na Europa com novos modelos da histórica marca JAWA, agora de sua propriedade.

Os 3 modelos que fazem parte da gama Jawa e que irão ser apresentados no mercado europeu são a Classic e a Forty Two, ambas com motor monocilíndrico de 293cc e 27hp e finalmente a Perak com motor bicilíndrico de 334cc com 30hp, uma moto ao estilo Bobber de design Neo-Clássico.

A JAWA Classic 300  foi recentemente apresentada pela Mahinda na República Checa, país de origem da marca onde começou a produzir motos no ano de 1920.  Esta apresentação oficial foi a primeira vez que o modelo foi visto fora do mercado tradicional da Mahindra, a Índia, mercado onde compete directamente com as Royal Enfield 350.

A nova Jawa 300 tem feito furor no mercado Indiano onde foi lançada em 2018. O seu motor monocilíndrico mas com dois escapes, o que a faz parecer uma bicilíndrica,  e com uma arquitectura de dupla árvore de cammes, DOHC, debita uma potência máxima de 27hp e inclui arrefecimento líquido e caixa de 6 velocidades.

O seu design clássico é o que mais sobressai nas linhas da Jawa 300, sobretudo as linhas do seu motor, quase diria que uma peça Art Déco, a parecer ter sido desenhado nos anos 40 ou 50 e fazer parte de uma máquina futurista nas aventuras de um qualquer herói da altura. O sistema de injecção está coberto por um painel que disfarça propositadamente a sua actualidade. O conjunto de motor e depósito remetem-nos de facto para conceitos de design de um passado distante mas sempre actual e apelativo.

Outros elementos não escondem a sua actualidade como sejam os travões Bybre, subsidiária Indiana da Brembo, com um disco simples na dianteira e um autêntico travão de tambor na traseira. Se a Jawa tivesse optado por um segundo travão de tambor na dianteira o look vintage seria total… no entanto quer por razões de segurança quer por razões de homologação, sobretudo na Europa, o disco dianteiro e o ABS são necessários.

Não sendo talvez possível que a sua apresentação oficial venha a decorrer numa das duas Feiras anunciadas para o final deste ano, em Milão e em Colónia, devido ao confinamento exigido pela pandemia, é natural que venhamos a ver entretanto alguma iniciativa por parte da Mahindra para colocar as motos no mercado Europeu.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments