KTM 1290 Super Duke R revista para 2023

By on 16 Maio, 2022

Uma imagem mais refrescante é esperada para a Besta austríaca e um protótipo foi visto em testes, revelando uma nova linhagem para a 1290 Super Duke R, que não deverá surgir no mercado antes de 2023.

A Super Duke é a ponta de lança na gama de modelos KTM desde 2005 e a última geração está disponível desde 2020. Com esta geração de modelos, os austríacos comprometeram-se a renovar continuamente o seu modelo de topo e, por isso, a Super Duke Evo também foi adicionada à gama de modelos KTM no início do ano.

O excelente quadro permanece

No início de 2023, paralelamente à 990 Duke, a próxima etapa de expansão seguirá com uma revisão visual, tanto para a Super Duke padrão quanto para a Super Duke Evo. As primeiras fotos de um protótipo, mostram que o quadro principal e sub-quadro traseiro permanecem praticamente inalterados. Os plásticos, no entanto, crescem e são reformulados. Nomeadamente, as tampas laterais que passam a cobrir o radiador no futuro.

Um novo visual mais guerreiro

No exterior, a característica mais marcante é o novo frontal dianteiro. A forma básica continua a assumir o tema até então típico da luz diurna em forma de boomerang, mas isso é retomado agora numa aparência 3D. A luz diurna, que ainda está camuflada aqui, flutua opticamente ao lado das lentes principais para o farol alto e baixo. Uma forma semelhante também será usada na 990 Duke. A placa de matricula da Super Duke RR que está na parte traseira, integra as luzes traseiras nos indicadores e garante um visual mais robusto, graças à posição mais alta.

Apresentação em 2023

Também haverá mudanças no lado técnico. A carcaça do alternador no motor foi revista e o coletor de escape agora tem um volume maior – modificações que visam principalmente o conforto do ruído e o cumprimento do próximo nível de emissão Euro5, que terá o seu foco no desenvolvimento de ruído. No entanto, os dados de desempenho devem permanecer quase inalterados e, portanto, também com uma potência máxima de 180 cv.

O protótipo traz a suspensão totalmente ajustável da versão básica atual, mas a Evo com a sua suspensão semiativa também deve beneficiar da revisão. A apresentação deve ocorrer na primavera de 2023, logo após a revelação da 990 Duke.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments