A LiveWire, marca elétrica da Harley-Davidson, entrou com um pedido de registo da marca Doki, nome que provavelmente identificará a nova maxi scooter elétrica que está a ser desenvolvida em conjunto com a parceira taiwanesa Kymco. O veículo tem estreia prevista para o primeiro semestre de 2026.
O registo foi formalmente protocolado em 11 de abril no Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO) e abrange uma ampla gama de veículos: desde scooters e motociclos elétricos até peças estruturais para esses veículos. Esta é a primeira marca registada pela LiveWire que se refere explicitamente a scooters, uma pista significativa quanto à identidade do futuro modelo.
O nome Doki, aparentemente sem significado em inglês, no entanto encontra uma referência cultural no mundo do anime japonês. “Doki Doki” é uma onomatopeia que reproduz o batimento acelerado de um coração, uma escolha evocadora que pode sugerir emoção, dinamismo e adrenalina, elementos-chave para um veículo pensado para a mobilidade urbana, mas com alma desportiva.
A scooter será construída na plataforma modular S2, a mesma usada pelos modelos LiveWire Del Mar, Mulholland e Alpinista. A modularidade da plataforma S2 permite considerável flexibilidade de design, como já demonstrado pelos dois conceitos apresentados em novembro, no momento do anúncio da colaboração com a Kymco.
Embora a LiveWire tenha enfatizado que os protótipos não representam a versão final, alguns detalhes técnicos surgiram. A bateria, por exemplo, está localizada ao longo da carroceria central do veículo e, na variante rosa dos conceitos, é visível externamente. Também é interessante a escolha técnica de girar a bateria e o motor em comparação à configuração padrão das motos S2, com a parte frontal da bateria voltada para o selim e a correia de transmissão posicionada à direita.
O projeto, portanto, já está em estágio avançado e o registo da marca Doki é mais um sinal concreto disso . A entrada da LiveWire no segmento das maxi-scooters elétricas promete ampliar a oferta da marca, visando um público mais amplo e urbano, em linha com as tendências emergentes em mobilidade sustentável sobre duas rodas.