Em 2016, um grupo indiano comprou os direitos de marca internacional da antiga fabricante britânica BSA. Dois anos depois, as primeiras novas motos da BSA deveria estar a rolar, o que não aconteceu. Agora, o ano de 2021 é considerado como o ano de regresso. Será desta?
Birmingham Small Arms Company era realmente o nome, mas ficou conhecida pela sigla BSA. Com a sua ‘Estrela de Ouro’ de um único cilindro, construída até a década de 1960, a marca britânica tornou-se mundialmente famosa antes da extinção no início da década de 1970.

No final de 2016, o Grupo Indiano Mahindra, através da sua subsidiária Yezdi, comprou os direitos de marca da BSA e anunciou que iria novamente construir motos com o seu nome e lançá-las internacionalmente. Na época, dois anos foram mencionados como o período de regresso da BSA à vida. Em agosto de 2019, Yezdi anunciou “um retorno” com um post no Instagram. Mas nada aconteceu!

CONSTRUIDA EM INGLATERRA E COM VERSÕES ELÉTRICAS
Agora, Anand Mahindra, bilionário indiano e presidente do Grupo Mahindra, redefiniu os planos de regresso numa entrevista ao jornal britânico The Guardian. A BSA deve ser lançada em 2021, com produção no Reino Unido. No momento, ainda há incertezas devido ao Corona e Brexit, mas o plano em si permanece. Primeiro, a BSA deve recomeçar com motos com motores a combustão, para depois mais tarde orientar a produção para motores elétricos. “Mais tarde”, significa o final de 2021 e a Mahindra em breve começará a construir um local de pesquisa e desenvolvimento em Banbury.

MAIS DE 200.000 FUNCIONÁRIOS
A Mahindra não é, de forma alguma desconhecida no mundo das motos. Desde 2011, a empresa com sede em Mumbai vem lançando com sucesso sua própria equipa no Campeonato Mundial de Moto3. Na Índia, a Mahindra é um dos grandes nomes como fabricante de carros, motos, máquinas agrícolas e aeronaves.
O Grupo emprega mais de 200.000 pessoas em todo o mundo (em comparação, a BMW tem 122.500 funcionários em todo o mundo). Paralelamente à compra da BSA, a Mahindra também adquiriu os direitos de licenciamento da marca checa Jawa. Os primeiros novos modelos Jawa já estão disponíveis para compra. A divisão de motos e scooters da Peugeot também faz parte do portfólio da marca indiana.
