Sequela do filme de 1982 apresenta visão distópica das motos do futuro

Na nova sequela de Tron agora nas salas portuguesas, a personagem Atena aprendeu a conduzir motas preparando-se para o Fim do Mundo.
Logo, conduzir motos era essencial para a personagem encarnada pela atriz Jodie Turner-Smith.
Felizmente, ela já tinha um sólido conjunto de competências a conduzir duas rodas. Se conhece a franquia Tron, sabe que as motos (ou motos luz, originalmente concebidas por Syd Mead, para ser mais específico) são parte integrante da história.
Assim, naturalmente, quando o mais recente filme da franquia, Tron:Ares, foi anunciado, a inclusão de muita ação com motos luz era uma certeza. O que não era necessariamente uma certeza, no entanto, era quem iria conduzir estas motos ligeiras e que tipo de habilidades de condução na vida real isso iria exigir.
Mesmo entre os atores, há entusiastas como Keanu Reeves e Katee Sackhoff, e há pessoas que participam em treinos especiais para poderem desempenhar os seus papéis.

E depois temos Jodie Turner-Smith, que interpreta a personagem Atena em Tron:Ares.
Numa entrevista exclusiva à revista People para promover o filme, ela disse à publicação de entretenimento que já tinha competências com motos antes do filme porque “[ela] está a tentar adquirir competências de sobrevivência para quando, inevitavelmente, a sociedade entrar em colapso total. O cinema e a televisão deram-me realmente a capacidade de trabalhar em treino com armas. Portanto, isso já está garantido”.
Jodie acrescentou: “Preciso de ser capaz de operar o maior número possível de tipos de veículos motorizados em preparação para o apocalipse iminente. Quero ter a certeza de que sei conduzir um barco e um helicóptero.”
Há boas notícias para Turner-Smith neste aspeto, pois, aparentemente, quem souber conduzir uma mota, está no bom caminho para aprender a conduzir um helicóptero.
Tron:Ares estreou nos cinemas a 10 de outubro de 2025 e marca o terceiro filme da franquia lançado nos cinemas.
Entre o filme original de Tron, de 1982, e os dias de hoje, houve também uma curta-metragem chamada Tron:The Next Day, que se passa logo após Tron: Legacy, bem como uma série de animação cancelada demasiado cedo e com um suspense frustrante, chamada Tron:Uprising, no início dos anos 2000.