Com o aproximar da chegada das novas Aprilia RSV4 e RSV4 Factory a Portugal, importa salientar alguns aspetos relevantes sobre estes novos modelos.
Em 2025, esta moto surge homologada Euro 5+ e traz-nos evoluções absolutamente notáveis, que a colocam, literalmente, num campeonato à parte. O motor, com corpos de injeção de 52mm, debita agora 220 CV às 13000 rpm e 127 Nm de binário às 10800 rpm, sendo, em consequência, a moto homologada de produção mais potente do mercado.
Por seu turno, o chassis e a ciclística, reconhecidos como marcas de excelência indiscutível, conhecem alterações que favorecem a rigidez estrutural, o coeficiente aerodinâmico e a precisão de condução, e entre os quais se destacam as pinças Brembo Hypure.
Do ponto de vista da aerodinâmica, a experiência em MotoGP e os intensos testes em túnel de vento resultaram em alterações substanciais, com destaque para a asa frontal e as superfícies areadas nas carenagens laterais. Estas alterações trazem diversos benefícios, como o afastamento do ar quente para longe do piloto, uma aderência superior em travagem e uma maior estabilidade em curvas realizadas a alta velocidade.
No campo da eletrónica, e para além de um novo painel TFT a cores com 5 polegadas, o renovado APRC (Aprilia Performance Ride Control), agora com lógicas de operação preditivas e adaptativas, contempla os seguintes elementos:
ATC – Controlo de Tração, regulável em 8 níveis
AEM – Mapas de Motor, regulável em 3 níveis
AEB – Travão-Motor, regulável em 3 níveis
Cornering ABS – regulável em 3 níveis
AWC – controlo de cavalinho, regulável em 3 níveis. Incorpora um software de operação estratégica preditiva (previne antes da ocorrência) e, em Modo Race, adaptativa (adapta-se ao estilo de condução)
AQS – Quickshifter
IMU – Plataforma de Inércia de seis eixos
Três Modos de Condução: User, Street, Sport
Como elementos opcionais inseridos nos 3 Packs opcionais:
ALC – Auxílio ao arranque, apenas em Modo Race, regulável em 3 níveis
Aprilia MIA – de série na versão Factory
APL – Limitador de velocidade no pit lane
ADC – Sistema de Controlo da Suspensão, apenas com suspensões Ohlins. Monitoriza em tempo real as condições de condução e otimiza dinamicamente a compressão e a extensão em dois modos: Active e Manual
ASC – Controlo de Slide, ajustável em 3 níveis e com estratégia de operação preditiva e adaptativa
ACC – Cruise Control
ABL – Luzes de Curva
Modos de Condução – Race, Track 1 e Track 2 (de série na RSV4 Factory com o Track Pack). Todos eles são customizáveis.
CornerBy Corner – Sistema que permite a gestão automática e dinâmica de alguns parâmetros do APRC. Através da Aprilia MIA, é possível selecionar setups e escolher os pontos estratégicos em cada pista nos quais esses setups entrarão em ação, modificando o comportamento da moto. Desta forma, o piloto concentra-se na condução e, graças ao sistema GPS e à Aprilia MIA, terá setups dinâmicos de forma automática.
O CornerByCorner divide-se em:
– CornerByCorner Motor: incluído no Race Pack, opera o Controlo de Tração e o Wheelie Control
– CornerByCorner Suspensão: incluído no Suspension Pack e apenas para a versão Factory, opera o Sistema de Controlo da Suspensão
Os Packs opcionais:
Track Pack
Inclui três Modos de Condução adicionais (Race, Track 1, Track 2), Aprilia Launch Control (assistência ao arranque em pista), Pit Limiter (limita a velocidade no pit lane), Aprilia Slide Control (prevê e limita o slide em curva com lógica preditiva e adaptativa) e Dashboard Race (com configuração exclusiva para utilização em pista). Disponível como compra in-app para a RSV4 e de série na RSV4 Factory.
Comfort Pack
Inclui Aprilia Cruise Control e Luzes de Curva. Disponível como compra in-app para a RSV4 e de série na RSV4 Factory.
Race Pack
Com funcionalidade CornerByCorner, a moto ajusta dinamicamente os settings do Controlo de Tração, Wheelie Control e Travão-Motor em tempo real. Trabalha em sincronia com o Módulo GPS que deteta a posição da moto em pista e otimiza o setup setor a setor. Disponível como opcional para a RSV4 e de série na RSV4 Factory. Inclui o Módulo GPS e requer conexão com a Aprilia MIA (de série na RSV4 Factory).
Suspension Pack
Exclusivo para a versão Factory, ativa o sistema ADC (Aprilia Damping Control). Este, trabalha em sinergia com o Módulo GPS e com a Aprilia MIA para ajustar dinamicamente os settings da suspensão Ohlins semi-ativa. Utilizando a função CornerByCorner antes de entrar em pista, o piloto faz o download do traçado, modifica as configurações setor a setor através do GPS e pode analisar os dados da telemetria. O ADC monitoriza continuamente a performance das suspensões, em tempo real, com base em dois modos: em Active Mode, ajusta automaticamente, e em Manual Mode, o piloto estabelece os próprios parâmetros, sendo que ambos os Modos oferecem três setups: Track, Sport, Race.
A RSV4 está disponível nos grafismos Stingray Blue e Poison Yellow e a RSV4 Factory no grafismo Dark Kraken.