O museu da Yamaha, chamado Communication Plaza, abriga mais de 200 modelos, tanto de estrada quanto de competição.
A Yamaha parece levar o seu passado muito a sério, tendo criado um verdadeiro santuário de celebridades. Referimo-nos ao Centro Técnico Toyooka em Iwata, Japão. No Centro Técnico Toyooka, há um departamento especial dedicado à restauração e manutenção de modelos Yamaha , especialmente motos de corrida. Consegue-se imaginar a trabalhar numa das YZR500s que o Rei Kenny Roberts pilotou para vencer três campeonatos mundiais consecutivos de 500cc?
Desde 1998, a empresa japonesa mantém um museu chamado Communication Plaza, que também é usado para sediar diversos eventos e exposições. O museu abriga mais de 250 motos mantidas por apenas três pessoas .

“ Um dos lemas da Yamaha era que as motos são um dos veículos mais humanos; são objetos vivos. É por isso que damos tanta importância à aparência quanto à funcionalidade ”, explicou Hanai , um dos artesãos responsáveis pela manutenção dessas joias.
“Quando restauramos motos de corrida, a parte mais difícil é encontrar documentação sobre elas. Tentamos mantê-las o mais originais possível, mas o mais importante é que funcionem. Na nossa opinião, o valor de uma moto depende muito de ela estar em condições de uso ou não. Mesmo sendo uma máquina, o meu trabalho é trazê-la de volta à vida. Não consigo descrever como me sinto quando dou vida ao motor; é como se a moto tivesse voltado à vida. É algo que o dinheiro não compra ”, acrescentou Hanai.

Talvez um dos maiores atrativos de um veículo histórico seja que, de certa forma, ele é uma máquina do tempo que nos permite regressar ao passado sem precisar recorrer a um capacitor de fluxo como no filme Regresso ao Futuro .
As fotos que ilustram este artigo são do site japonês response.jp . Os nossos colegas japoneses conduziram uma bela e emocionante entrevista com os três artesãos responsáveis por preservar o passado ilustre da marca de diapasões.
A Yamaha reconhece a importância do passado para continuar a avançar rumo ao futuro.