Pilaretes: Suécia preocupa-se com a segurança dos motociclistas
O ministro sueco de infraestruturas, Tomas Eneroth, quer aumentar a segurança do tráfego e instrui a Administração Sueca de Transporte a investigar, entre outras coisas, como os pilaretes centrais das estradas devem ser desenhados. “Esta é uma boa notícia”, diz Maria Nordqvist da SMC, que luta por divisórias centrais mais seguras há mais de 20 anos.
Fonte: FEMA
Os “corrimãos” centrais e as chamadas estradas 2 + 1 aumentaram de forma clara a segurança do tráfego na Suécia e o número de acidentes graves em reuniões diminuiu drasticamente. Mas desde que as grades começaram a ser construídas há pouco mais de 20 anos, a Associação dos Motociclistas Suecos (SMC) tem lutado por divisórias centrais melhores projetadas. A SMC tem sído crítica desde o início, pelo facto de que os motociclistas podem se ferir quando escorregam sob a grade e são ferido pelos postes. O SMC tentou obstinadamente influenciar políticos responsáveis. E agora o SMC parece ter sido ouvido.
O Ministro das Infraestruturas, Tomas Eneroth, instruiu a Administração Sueca de Transporte a rever o ambiente de tráfego para motociclistas e o inquérito apresentará propostas concretas sobre como melhorar a segurança no tráfego.
“Quando agora fazemos um grande investimento em infraestrutura com um orçamento de mais de 900 biliões, não podemos e não devemos ter um ambiente de tráfego que aumente os riscos para os motociclistas”, diz Eneroth. “Estou frustrado com isso há muito tempo e agora quero ver propostas concretas e claras. Pode ser sobre grades mais lisas, proteção antiderrapante ou menos sujidade no pavimento após as obras dos empreiteiros nas estradas.”
Apesar de tudo, o número de acidentes fatais com motociclistas nos últimos anos tem estado a níveis historicamente baixos na Suécia, com 28-29 mortes por ano. “São apesar de tudo muitos. A visão zero também deve ser aplicada aqui. São poucos os utentes das estradas tão bem treinados quanto os motociclistas organizados, e quero ver mais motos num um ambiente de trânsito mais seguro ”, diz Tomas Eneroth.
“Não podemos ter grades centrais que destruam a vida dos motociclistas”
Para Maria Nordqvist da SMC, esta é uma mensagem de boas-vindas e uma investigação pela qual ela vem lutando há muito tempo: “Ouvir um ministro sueco dizer que quer mais motos a circular é sensacional. Isso é muito bem-vindo. O número de motos aumentou em todo o mundo, e a moto é uma boa forma de reduzir o congestionamento e melhorar o clima. ”
O estudo da Administração Sueca de Transporte será apresentado em 30 de outubro. “Foi exatamente na hora certa, e estamos incrivelmente felizes com o que está a acontecer agora. Esta é uma boa notícia para quem anda de moto ”, afirmou Maria Nordqvist.
0 comments