O spray forense será utilizado pela Polícia do Norte do País de Gales na luta contra o comportamento antissocial de utentes de bicicletas e trotinetes elétricas
O spray forense será utilizado pela Polícia do Norte do País de Gales no âmbito da Operação Vroom.
Enquanto alguns utilizadores de bicicletas e trotinetes elétricas utilizam a bicicleta por diversão ou para se deslocarem, algumas são utilizadas para distribuição de drogas, algo que a polícia pretende eliminar com esta nova operação.

A Polícia do País de Gales está a iniciar a operação nos distritos costeiros, equipados com o spray forense Smart Tag, que utiliza uma luz UV para deteção e tem um “código forense único”.
Especificamente, quando pulverizado, o spray invisível tem a capacidade de ligar um suspeito e o veículo ao local onde o crime está a ocorrer.
A polícia acredita que o novo método aumentará as hipóteses de encontrar os infratores, uma vez que algumas bicicletas elétricas também estão associadas a roubos e a comportamentos antissociais.
O Sargento da Polícia do Norte de Gales, Iwan Hughes, afirmou: “Os métodos tradicionais de apreensão simplesmente não são viáveis nestas circunstâncias. Precisamos de uma solução que nos permita agir de forma segura e eficaz, sem aumentar o risco. O spray forense Smart Tag oferece uma alternativa promissora.
Quando aplicado, reveste o suspeito com um líquido rastreável, invisível a olho nu, mas detetável sob luz UV.”
“Um marcador forense pode posteriormente ser ligado diretamente ao incidente, fornecendo um suporte probatório robusto para ações futuras”.
Esta abordagem será adotada imediatamente pelos agentes da polícia de todo o distrito.
“Os relatórios indicam que cerca de 135 bicicletas e trotinetes elétricas ilegais foram apreendidas em Cardiff durante uma operação que durou um mês em agosto. Um dos veículos apreendidos atingia uma velocidade máxima de 148 km/h e nem tinha travões funcionais!”