Esta hyper naked é essencialmente uma MV Agusta Brutale de fabrico chinês.
Na EICMA do ano passado, em Milão, a QJMotor chinesa revelou um par de motos de quatro cilindros em linha — a SRK 1000 RR e a SRK 1000 — baseadas num motor de 921 cc e 161 cv derivado da unidade F4 da MV Agusta. Ainda estamos à espera que estas motos cheguem à produção, mas a versão naked já apareceu na documentação de homologação chinesa, indicando que chegará aos stands em breve.
Enquanto a naked da exposição EICMA usava o nome SRK 1000 e prometia 161 cv, a versão de produção inicial vista na homologação é um pouco mais branda, usando o mesmo motor de 921 cc derivado da MV (a QJMotor tem licença para usar o design MV Agusta quatro), mas na mesma configuração de 127 cv que aparece na actual moto desportiva SRK 921 RR da QJMotor, e na Super9 mecanicamente idêntica, mas de estilo retro, que adota uma carroçaria semelhante à Superveloce da MV. Isto, juntamente com o facto de ter um nome de código interno muito semelhante — é o “QJ900GS-8”, enquanto o SRK 921 RR é o “QJ900GS-8F” e o Super9 é “QJ900GS-8D” — sugere que poderá ser intitulado SRK 921 quando chegar à produção, deixando espaço para uma versão mais potente com os 161 cv originalmente prometidos para ostentar o nome SRK 1000.

Enquanto a moto da EICMA era vermelha e preta, com detalhes dignos de exposição, como costuras contrastantes no assento, a versão que aparece nos novos documentos de aprovação é um preto e cinzento mais suave, mas parece estar pronta para o showroom, com destaque para os gráficos no depósito e nos painéis laterais. A carroçaria em si é exatamente igual à da moto de exposição, incluindo um design de farol diferenciado, com a unidade principal de luz apoiada por um par de barras de luz diurna LED. Na traseira, o banco do passageiro é ladeado por um par de elementos verticais em forma de barbatana que albergam as luzes traseiras, um design invulgar que também combina com o modelo de exposição do ano passado.
As especificações do ano passado para a SRK 1000 mostraram que esta atingiu os seus 161 cv às 13.600 rpm, mas o modelo aprovado atinge um máximo de 127 cv às 10.000 rpm — deixando claro que a redução de potência vem do corte na extremidade superior da faixa de rotação. Outros detalhes confirmados no documento de aprovação incluem um peso total de 215 kg e uma velocidade máxima de 238 km/h.

A distância entre eixos da moto é de 1420 mm, igual à da SRK 921 RR e da Super9, e praticamente confirma que a geometria do chassis, tal como a do motor, é idêntica à destes dois modelos. A partilha de um grande número de componentes é um dos segredos da rápida expansão da QJMotor desde o lançamento da marca, há cinco anos, período em que a sua gama de modelos se expandiu para mais de 140 máquinas diferentes listadas no seu site global, embora a maioria dos países receba apenas uma pequena seleção destas máquinas.
Quando a nova moto naked chegar aos stands, é provável que seja um dos modelos oferecidos a nível global, em vez de estar restrito à China. A SRK 921 RR atual, totalmente carenada, foi recentemente lançada nos mercados da UE e do Reino Unido, onde tem um preço de 8.999 libras esterlinas (equivalente a pouco menos de 12.000 dólares), apesar dos elevados níveis de equipamento, incluindo travões radiais Brembo, quickshifter, suspensão Marzocchi ajustável e cruise control.
Fonte: Cycle World