Quais as concorrentes da nova Aprilia RS 660?

By on 27 Outubro, 2020

A NOVA APRILIA RS 660 PODE NÃO TER RIVAIS DIRETOS, MAS ISSO NÃO SIGNIFICA QUE NÃO EXISTAM VÁRIAS MOTOS QUE SE LHE ATRAVESSEM NO CAMINHO… E NAS VENDAS!

É verdade que com os seus 100 CV de potência para um peso (sem líquidos) de 169 kg a depostivas de 600cc italiana, tudo aponta para que venha a ter sucesso no mercado, tanto mais que também estará disponível uma RS 660 para a licença A2.

Mas ainda há uma pergunta sem resposta, e que continuamente aparece em comentários nas redes sociais: qual é a principal concorrente da Aprilia RS660? É uma pergunta complicada, e que vamos tentar responder, ou pelo tentar fazer melhor entender o posicionamento peculiar deste modelo no mercado.

Observando-a na estrada, a RS660 é claramente uma moto desportiva de peso médio, com o condutor ‘pendurado’ nos avanços como um piloto de MotoGP. Contudo, lendo as suas  especificações fica claro que a RS660 não é uma tradicional moto superdesportiva. Com 100 CV, a Aprilia parece mansinha, sobretudo se comparada com as máquinas focadas em pista que tradicionalmente habitam esta categoria.

Referimo-nos a motos como a Kawasaki ZX-6R Ninja de 130 CV, a Yamaha R6 de 118 CV, e até mesmo a MV Agusta F3 800 com os seus 150 CV.

Ou seja, apesar do aspeto da RS 660 inegavelmente focado em pista, com uma posição de pilotagem agressiva, assento firme, e deslizamento picante sobre o guiador – tudo muito bom quando estamos a tirar décimas ao nosso tempo numa pista como o Estoril – não é de facto a melhor solução numa longa viagem com os nossos companheiros ‘motards’.

Então, talvez seja melhor procuramos rivais para esta Aprilia do outro lado do espectro desportivo onde encontramos dois bons exemplos, a Honda CBR650R e a Kawasaki Ninja 650, motos que foram criadas para oferecer o visual e parte das sensações de uma moto desportiva, mas sem quaisquer veleidades ou atrevimento nas performances. A Honda reivindica 94 Cv e a Kawasaki 67 CV.

Chamá-las de desportivas não é muito correto, até porque compartilham grande parte de seu design com as irmãs naked.

Então, embora comparáveis até certo ponto, essas motos são tão despojadas e básicas que dificilmente se comparam à Aprilia RS 660, até porque esta última transborda de tecnologia… Possui ABS com comutação de curvas no IMU e controle de tração com oito estágios de intervenção! A lista também não para por aí com o controle de tração, uma caixa com quickshifter de dois sentidos, controle de travagem do motor, quatro modos de estrada e dois modos de pilotagem de pista.

Assim, sendo a Aprilia mais cara que estas duas rivais, mas mais barata do que aquelas que poderá facilmente acompanhar em estradas tortuosas… o que nos prece é que o fabricante de Noale criou a sua própria subcategoria, e suspeitamos que muito fabricantes estarão a seguir com muita atenção como o mercado vai reagir à chegada da nova RS 660.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x