A espanhola Rieju Aventura Rally 307 parece ser a nova estrela do segmento dos monocilíndricos de 300cc e o seu preço fará a Honda, cuja concorrente direta é a CRF 300 Rally, ter alucinações.
Este é um modelo que foi exposto no stand da Rieju no Alpes Aventure Motofestival. , não poderíamos deixar de apresentá-lo a vocês. De seu nome Aventura Rally 307, inspira-se no modelo Terra com os seus dois faróis sobrepostos e destacam-se alguns equipamentos que provavelmente serão de série, como protetores de mão e a bagageira.

No guiador, notamos um botão de ABS que indica que será desativável e um botão de modo sugere os modos de injeção, mesmo que o punho do acelerador seja acionado por cabo. A tela TFT vertical de 7 polegadas lembra a da Ténéré 700 e contará com “Mirror Link”, permitindo que tenha a tela do seu smartphone no painel. Na prática, há duas portas USB de série: Tipo A e Tipo C.
Quanto às suspensões, é impossível julgar a sua qualidade estaticamente, mas o garfo de 43 mm é ajustável em compressão e retorno por meio de pequenas borboletas na parte superior dos garfos do garfo e o amortecedor traseiro com cilindro separado é ajustável em compressão e retorno.
Uma máquina leve, anunciada com 137 kg a seco e 21 litros no depósito, é uma verdadeira moto de aventura com altura de assento de 890 mm, rodas de 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira. No coração do quadro, um motor monocilíndrico de 293 cm³ (78 x 61,2 mm) refrigerado a líquido, como evidenciado pelos dois radiadores em cada lado do quadro, anunciado com 33,5 cv e 27 Nm na versão “original”, mas um kit de desempenho aprovado está planejado para uma data posterior, elevando a potência para mais de 40 cv (estimativa).
Com um preço anunciado baixíssimo de € 4.600, a concorrência direta é motivo de preocupação. Estamos a pensar em particular na Honda CRF 300 Rally. Resta saber se esta Rieju é tão confiável e bem construída quanto a sua concorrente japonesa.