Ainda nós nos queixamos
Uma moto Riley com 121 anos, considerada o único exemplar sobrevivente conhecido na Europa, foi roubada no Reino Unido.
O assalto ocorreu na noite de segunda-feira, 15 de dezembro, num atrelado trancado dentro de um edifício, também trancado, em Newmarket.
A moto com 121 anos pertencia ao bisneto do fundador da Riley Motor Company, Bill Fellowes, e representa um exemplo único da história da indústria automóvel britânica e foi levada do endereço em Suffolk entre as 18:30 de segunda-feira e as 7:00 de terça-feira.

O proprietário da moto disse que esperava passá-la às gerações futuras, acrescentando que é uma parte insubstituível do passado da sua família.
“Não acredito que nenhum colecionador a compre conscientemente, por isso quanto mais pessoas souberem do roubo, melhor”, disse Fellowes, acrescentando: “Oferecerei uma recompensa pela devolução da moto. Ela significa muito para a família. É um choque, pois é a única no Reino Unido, e a única outra está no Canadá.”
“O meu bisavô fundou a empresa. Inicialmente, fabricávamos fitas em Coventry, depois máquinas para tecer fitas. Depois, comprámos uma empresa de bicicletas chamada Bonnick Bicycles e, como passo seguinte, vieram as motos. O negócio da família passou das bicicletas para as motos e, depois, para os carros e durou até à década de 1970”, acrescentou Fellowes.
A moto, que se acredita valer cerca de 10.000 libras, foi levada juntamente com vários outros artigos de menor valor dum reboque trancado, dentro de um barracão de betão também trancado, num terreno fechado.
Acredita-se que o roubo tenha sido oportunista e não um ataque direcionado, uma vez que várias propriedades rurais da área foram alvo de furtos nas últimas semanas.
Apesar da perda, Fellowes continua esperançoso de que a moto regresse em segurança, dizendo: “Com um pouco de sorte, eles vão devolvê-la em troca da recompensa, em vez de a incendiarem ou atirarem para uma sebe. Nunca a vão conseguir pôr a trabalhar, de qualquer maneira”.
A empresa de motociclos Riley produziu triciclos e quadriciclos, antes de se dedicar à construção de motociclos entre 1899 e 1907. O roubo de motos continua a ser um grande problema no Reino Unido, e poucas medidas parecem estar a ser tomadas para o combater, com a Polícia local tradicionalmente a mostrar muito pouco interesse quando mais um roubo é participado.
















