A bicilíndrica de aventura Himalayan 750 só deverá chegar na EICMA 2026
Ao mesmo tempo que exibiram a edição limitada Mana Black, a Royal Enfield, confirmou que um modelo bicilíndrico de aventura Himalayan maior, que já foi visto em testes, está a caminho, mas provavelmente não chegará antes da feira EICMA de novembro do próximo ano, em Milão.

Falando diretamente no evento italiano deste ano, na terça-feira, 4 de novembro de 2025, o CEO, B. Govindarajan, confirmou que é necessário mais tempo de desenvolvimento, apesar do protótipo de pré-produção exibido numa grande caixa aberta para os visitantes da feira examinarem.
“Penso que talvez tenhamos de esperar até à próxima EICMA”, disse o CEO da Royal Enfield. “É um conceito”, continuou, “e temos de o testar. Temos de o ver da perspetiva do consumidor. “
“Os Himalaias são o nosso mundo espiritual. Levamos sempre a moto de volta para lá. O conceito ficou muito bom. Estamos a testá-lo. Devem ter visto alguns de nós a conduzi-lo e a publicá-lo [nas redes sociais] porque adoramos. E o amor ainda está lá. E talvez tenhamos de esperar até à próxima [EICMA].”

Com vários modelos de desenvolvimento já avistados em testes, muitos esperavam que a Enfield revelasse a grande Himalayan no Salão de Milão deste ano – especialmente tendo em conta que a marca celebra o seu 125º aniversário no próximo ano.
Em vez disso, o protótipo em caixa deu-nos a primeira oportunidade real de sentir o que esperar do modelo, que vinha equipado com rodas raiadas de 19 polegadas à frente e 17 polegadas atrás, bem como um esquema de cores totalmente preto, acabado com salpicos de lama.
Apesar da sujidade, a moto parece ter sido desenvolvida mais para atrair o mercado de massa em vez de dar prioridade ao desempenho off-road extremo – com uma altura de assento adequada, um assento robusto para o passageiro e um porta-bagagens traseiro.

O sistema de travagem é desenvolvido pela Bybre, sub-marca da Brembo, com um grande farol dianteiro circular em LED, um curto para-brisas e robustos protetores de mãos, mantendo um visual muito semelhante à atual gama Himalayan 450 monocilíndrica da marca.

Planos para motor maior
Além disso, embora pareça usar o já consagrado motor bicilíndrico paralelo refrigerado a ar/óleo da Enfield no meio dos tubos do quadro, é provável que também tenha sido melhorado para se tornar uma plataforma maior de 750 cc. Uma alteração nos componentes internos do motor explicaria ainda mais a necessidade de trabalho de desenvolvimento adicional, com qualquer atualização na plataforma a refletir-se provavelmente na linha de sete modelos equipados com a versão atual de 648 cc do motor, apresentada pela primeira vez em 2018.
















