Sabe quanto poupa com uma scooter elétrica? Valores reais!?

By on 7 Março, 2021

Sabe quanto é que uma scooter eléctrica poupa após 100 quilómetros em comparação com uma scooter a gasolina? Em números reais? Nós também não… pelo menos até obter esta informação.

Perguntam-nos frequentemente quais são as poupanças reais ao se saltar de uma scooter a gasolina para uma scooter eléctrica. A empresa chinesa de scooters eléctricos NIU produziu recentemente um relatório sobre este tema.

São muitas e muitas vezes salientadas as vantagens do veículo elétrico. De todas elas, destaca-se sobretudo, quer se trate de carros eléctricos ou motos eléctricos, o que diz respeito principalmente ao bolso dos futuros compradores; a poupança de custos em comparação com um carro a gasolina, scooter ou moto equivalente.

No passado houve um relatório da Consumer Reports no qual comparavam os montantes a serem desembolsados optando por um carro eléctrico em vez de fazer o mesmo com um a gasolina. Nessa ocasião, fizeram-no alargando a utilização de ambos até 300.000 quilómetros,  comparando um Tesla Modelo 3 e com um Audi A4 de motor a gasolina.

O RELATÓRIO DA NIU

Desta vez o relatório foi preparado pela empresa chinesa NIU, cujas scooters eléctricas estão a ganhar popularidade exponencialmente nos últimos anos e que esperam que durante 2021 haja outra explosão comercial no sector da mobilidade eléctrica, e em particular nos motociclos eléctricos. Existe muita procura e que está a crescer exponencialmente , o que exige informação e transparência face a uma necessidade imperativa de comparar custos e ver o que tem de ser sacrificado…

Entre todas as questões que surgem quando um cliente avalia a compra de uma scooter eléctrica, uma das principais é quanto tempo dura a carga da bateria em circunstâncias reais de utilização. O outro grande fator desconhecido é a poupança de custos da mudança para uma scooter eléctrica. Assim, a UIN chinesa preparou um breve mas conclusivo relatório comparando os custos de utilização dos dois tipos de propulsão.

… MAS VAMOS A CONTAS

Para resolver o estudo com números mais precisos, e com base nos dados da Click Gasoil e Tarifa Luz Hora concluiu que durante 2020, o preço médio da gasolina sem chumbo de 95 octanas foi de 1,144 euros em Espanha, enquanto o preço médio do kWh foi de 0,1127 euros.

Uma scooter média de 125 cc, em circunstâncias de utilização real, atinge um consumo médio de cerca de 3 litros de combustível por cem quilómetros, o que resulta num custo por cem quilómetros percorridos de 3,43 euros. Uma scooter eléctrica NIU como a recentemente apresentada MQi GT precisará de mais do que uma carga para completar cem quilómetros, porque com uma carga completa atinge 80 km de autonomia a partir da sua bateria de 2.976 kWh. Precisará, portanto, de um total de 3,72 kWh, o que corresponde a 0,419 cêntimos por cem quilómetros.

A diferença de custo após cada cem quilómetros percorridos é superior a três euros, 3,011 euros para sermos exactos. Se alargarmos a vista a cada 1.000 quilómetros percorridos, a poupança de energia traduz-se em 30,11 euros, e 301,10 euros a 10.000 quilómetros, o que poderia muito bem ser a utilização anual de uma scooter eléctrica.  A isto devem acrescentar-se as economias em manutenção, quase nulas numa scooter eléctrica, uma vez que só será necessário proceder à revisão dos parafusos e à substituição de artigos de desgaste, tais como pneus e pastilhas de travão.  

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x