Shineray copia antigo V-Twin da Sportster 1200

By on 30 Junho, 2022

O fabricante chinês Shineray anunciou um novo motor V-Twin, que na realidade é uma réplica fiel das unidades produzidas em Milwaukee para as HD Sportster 1200 que deixaram de ser produzidas para a Europa devido à Euro 5.

O novo V2 anunciado com pompa e circunstância, nada mais é que o antigo Evolution Twin da icónica Sportster que deixou de ter estar disponível na Europa. O que se diz é que a Shineray certamente não terá comprado uma licença da Harley, mas simplesmente copiou o motor. Acontece que a Harley continua a construir o seu V-Twin a 45 graus refrigerado a ar para o mercado doméstico.

De acordo com a Shineray, o motor foi “desenvolvido de forma totalmente independente” melhorado no sistema de arrefecimento, passando a contar com uma cambota e pistões reforçados. Em termos de potência o fabricante proclama 60 cv de potência e 90 Nm de binário com uma taxa de compressão de 9,1:1. O antigo motor Sportster da Harley produzia uns bons 67 cv e 99 Nm de acordo com a Euro 4, mas com uma taxa de compressão mais alta de 10:1. Para além da proximidade em performances, outra evidência de que se trata de uma réplica do motor HD  é que o V2 chinês tem instaladas quatro árvores de cames abaixo, que operam uma válvula por canal através de quatro hastes – tal e qual como o modelo americano.

Se da China têm vindo até algumas boas propostas, este não parece ser o caso. No entanto, não nos supreende, até porque já em 2011, a Lifan tinha os moldes de vários motores japoneses conhecidos de baixa-média cilindrada, quase todos encomendados pelas próprias fábricas do ‘país do sol nascente’ porque os custos de produção eram bastante menores.  Portanto, é um ‘hábito’ antigo, e não propriamente novo, mas que se começa a aplicar nas altas cilindradas.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments