Sinistralidade: Vias únicas para motos na Malásia
Os acidentes mortais subiram exponencialmente na Malásia e o Governo procura soluções para travar a sinistralidade rodoviária.
Em 2020, a polícia registrou 418.237 acidentes de trânsito, incluindo 4.634 mortes, e em 2021 os motociclistas foram responsáveis por sete em cada dez mortes nas estradas. Face a isto, o Ministério dos Transportes está a propor a construção de vias separadas para motociclistas.
O plano proposto foi anunciado pelo secretário-geral do ministério, Datuk Isham Ishak, num entrevista recente. Segundo o relatório, o ministério está atualmente em negociações com o Ministério do Desenvolvimento do Governo Local e os conselhos locais antes de apresentar o plano ao Conselho Nacional de Ordenamento Físico (MPFN) no próximo ano (2023).
A proposta está alinhada com o Plano Nacional de Segurança Rodoviária 2022-2030, apresentado em janeiro deste ano, com o objetivo de reduzir em 50 por cento o número de vítimas mortais nas estradas.
Além disso, de acordo com o plano, o ministério tornará obrigatório o sistema de anti-bloqueio ABS – o que já acontece na Europa – para todas os motociclos de 150cc ou mais, a partir de 1 de janeiro de 2025.
0 comments