O preparador algarvio, Rusty Wrench, distingue-se por ser muito versátil nas suas criações, tendo todas elas como fio condutor a excelência na escolha dos materiais mais nobres, aliados a prestações de referência, estilo único, elevado grau de perfeccionismo técnico e, não menos importante, bom gosto, requinte e enorme atenção aos acabamentos, incluíndo nas pinturas. Esta Harley-Davidson V-ROD “Nighthawk, é apenas mais um exemplo disso!
POR DOMINGOS JANEIRO • FOTOS ARTUR BREVUS
Desde há uns anos que a empresa algarvia se tem vindo a destacar não só no panorama da customização nacional, mas também além fronteiras. Prova disso são os constantes convites para expor as suas criações nos eventos mais importantes do setor, mas também nalguns dos mais icónicos locais ligados às duas rodas e a este conceito “life style cool” cosmopolita. Para chegar a este ponto, está uma dedicada e apaixonada equipa, liderada pelo fundador da Rusty Wrench, Francisco “Xico” Correia e a co-fundadora Vera Correia.

Donos de uma descontração e elegância únicos, transportam para os projectos a que dão vida uma qualidade e elegância que, tornam imediatamente identificáveis os modelos transformados, com o “cunho” Rusty Wrench. Ao longo dos anos que levam já no mercado, muitos foram os projectos materializados, muitos deles distinguidos com prémios internacionais e que podemos conhecer em pormenor no site www.rwmotorcycles.pt. Aí estão catalogadas as principais criações da empresa algarvia e que se dividem, essencialmente, em dois tipos distintos: os projetos próprios e os feitos em específico para os clientes.
É nesta última categoria (trabalhos feitos por encomenda para o cliente final) que se insere a nossa convidada desta edição, e uma das mais recentes criações de “Xico Correia & Companhia”, a Harley-Davidson V-ROD de 2007, rebatizada de “Nighthawk”. Pode esta, já de si tão bem concebida e impactante, V-ROD melhorar ainda mais o seu aspecto e desempenho? Acho que não é necessária muita mais conversa, sobre isso, porque o resultado está à vista… Sem perder essência, ganhou uma roupagem completamente diferente, única e arrasadora. Um projeto, onde a conjugação dos materiais, é acompanhado por uma criteriosa paleta de cores, onde predomina o negro, vermelho e os cromados!
Na mente do proprietário desta V-ROD de 2007, estava a criação de algo único que transmitisse a sensação de velocidade, mas de forma discreta e com uma estética furtiva… “Voilà”, o caça furtivo da Força Aérea Americana, o Nighthawk! Estava dado o mote para o início dos trabalhos!
Crème de la Crème

As criações do preparador algarvio não deixam os créditos por mãos alheias e se é para fazer, então faz-se como deve de ser! Assim, esta Nighthawk conta com um kit completo de carroçaria da Cultwerk e na traseira brilha um curto mas largo para-lamas da Ricks Motorcycles. Um dos aspectos que se destacam na V-ROD de série é o largo pneu traseiro e o design das jantes, mas a Nighthawk vai mais longe e monta umas jantes trabalhadas da Performance Machine. As suspensões foram trocadas por umas pneumáticas da marca Legend e a travagem foi substancialmente melhorada graças à instalação dos discos e pinças da Performance Machine, com três generosos discos, dois na frente e um atrás, destacando-se a cor vermelha das pinças, a condizer com as cabeças dos cilindros e a pintura do depósito. O escape, que se transforma num dois em um, é assinado pela marca Trask Racing e o guiador “flat” está equipado com manetes de travão e embraiagem da Performance Machine, assim como os restantes comandos.
A experiência de condução
Infelizmente não tivemos a oportunidade de rolar aos comandos da Nighthawk, mas, de acordo com as palavras do preparador e do proprietário, é uma moto que ganhou melhorias substanciais não só ao nível da estética, mas também da própria ciclística, conforto e desempenho, resultado muito agradável e fácil de conduzir, com um conjunto de suspensões que tornam o conjunto mais eficiente, assim como a travagem, que além de oferecer um tacto muito correto, apresenta uma maior potência. A cereja no topo do bolo é a estética inigualável, muito bem conseguida, equilibrada e com presença muito distinta, que não deixa ninguém indiferente à sua passagem. Mais um belo trabalho, orgulhosamente “Made in Portugal”!
Do algarve para o mundo
Como referimos no início do texto, a Rusty Wrench é uma empresa familiar algarvia, gerida por marido e mulher, que se tem vindo a afirmar não só pela grande qualidade dos seus trabalhos, que já lhes valeram enorme reconhecimento, mas cada vez mais como peça chave para a cultura “biker” algarvia. Vale a pena visitar as suas instalações que ficam na Rua Nossa Senhora da Piedade nº126, 8100-712 Loulé.