Tom Cruise como duplo de acrobacias em ‘Missão Impossível’
No novo filme da saga Missão Impossível que se estreia no ano que vem e que foi filmado na Noruega, o ator treina-se como um ‘stunt rider’ para se aventurar num incrível salto com uma Honda CRF de um precipício, para depois abrir o pára-quedas.
Os filmes da saga Missão Impossível são famosos pelas cenas de ação, nas quais Tom Cruise é visto como protagonista de números excepcionais, nas condições mais díspares. Porém, engana-se quem pensa que o ator americano é sempre e em qualquer caso substituído por duplos profissionais, e basta olhar os bastidores deste seu último trabalho – Missão Impossível (Dead Reckoning) – para entender como Cruise é realmente um homem de ação e ator pronto para qualquer desafio. Incluindo aprender a pilotar uma moto de motocross e depois tentar um salto acrobático de uma rampa à beira de um precipício.
A produção construiu uma longa rampa, que se eleva nos metros finais antes do vazio e que o ator deve percorrer a bordo de uma moto de motocross (várias vezes no clipe Cruise é visto com uma Honda CR). A cena consiste em dar uma longa corrida, conseguir pular e depois abandonar a moto para se lançar no vazio. Após alguns metros de voo livre na neblina, o ator tem que abrir o pára-quedas . Uma verdadeira cena de duplos, que segundo se diz Tom Cruise decidiu fazer pessoalmente.
Para começar a filmar a cena, Tom Cruise primeiro teve aulas de motocross. Pelo vídeo ficamos sabendo que a produção – nesse tipo de filme não se poupa gastos, orçamento de 290 milhões de dólares – criou uma quadra transversal específica para o ator, com curvas acentuadas e saltos à sua medida.
Cruise diz que teve que aprender várias coisas como “a posição na moto, inclinando-se para a frente, e também ganhando velocidade e trocando de marcha sem o auxílio de instrumentos, indo de ouvido” , mas acima de tudo teve que se esforçar até a exaustão.
O vídeo termina com a cena de lançamento real que – não satisfeito com a primeira tentativa – Cruise decidiu executar 6 vezes antes de ficar satisfeito com o sucesso .
Tudo isto é feito sem capacete, o que, obviamente, não é de todo recomendável!
0 comments