Trevor DTRe Stella: Uma elétrica nascida na Califórnia

By on 8 Setembro, 2021

Esta novidade é obra da startup californiana Trevor Motorcycles. Trata-se de uma moto elétrica que terá versões adaptadas ao trânsito, e outras para o cross-country. Chama-se DTRe Stella, sendo quase toda feita à mão.

Ainda está numa fase conceitual, mas a empresa acaba de obter um forte impulso que a aproxima cada vez mais da produção. Na última ronda de financiamentos, a empresa americana conseguiu obter a mais um milhão de euros para a realização do seu projecto junto de um investidor canadiano, o que significa que agora a empresa tem um valor total de mais de cinco milhões de euros.

Num artigo publicado pelo site The Pack, Jeroen-Vincent Nagels, co-fundador da Trevor Motorcycles, comentou: “O investimento que conseguimos permite-nos continuar a crescer e colocar a nossa produção em funcionamento. Estamos felizes por finalmente evoluir a Trevor para o uso em estrada. As equipas envolvidas no projeto trabalharam muito para manter o desenvolvimento e a fabricação, apesar das dificuldades associadas à crise sanitária. Esta é uma grande conquista para todos nós.”

Versões ‘On’ e ‘Offroad’ 

Neste momento, a Trevor Motorcycles tem duas versões diferentes para a sua DTRe Stella. Dos dois modelos, o mais interessante é sem dúvida aquele que possui as especificações necessárias para ser homologado como moto elétrica para estrada, a denominada “Street Legal”, enquanto a versão para uso em circuitos e campo é denominada simplesmente como “Off-Road”. Além disso, a empresa californiana teve em consideração as restrições e limitações existentes na Europa, pelo que se espera que, caso consigam colocar a sua moto elétrica em produção, um dia possa chegar ao nosso mercado.

Apesar de se distinguirem por suas restrições e foco, as características técnicas de ambos os modelos são idênticas. O principal protagonista da Trevor DTRe Stella é um motor elétrico centralizado (não do tipo cubo) que produz uma potência nominal de 11 kW (14,76 cv), o que aos olhos das regulamentações europeias a torna num modelo equivalente a 125 cc a gasolina.

No entanto, a bateria que o alimenta certifica-o como brinquedo para adultos e não como ferramenta de transporte, uma vez que tem apenas uma capacidade de 2,7 kWh . Este é um valor comum e suficiente para scooters elétricas com potência reduzida, mas dada a potência da Trevor DTRe Stella não parece insuficiente. Na verdade, a empresa diz que a bateria suporta uma hora e meia de uso, o que faz sentido se o propósito for lúdico, mas ficará muito aquém para o uso diário.

Os 11 kW do motor elétrico são acoplados a um altíssimo binário de 260 Nm, o que deve proporcionar uma experiência de condução muito divertida, tendo em conta que pesa  apenas 79 quilos. 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments