As motinhas apontam a utilizadores a partir dos 3 anos de idade
A Triumph revelou em Inglaterra quatro motos elétricas de trail diferentes, destinadas a crianças a partir dos 3 anos, a linha TXP de motos elétricas de trail.
Desenvolvida em colaboração com a OSET, empresa adquirida pela Triumph em 2022, a “nova” linha TXP oferece “desempenho elétrico escalável, design premium e características de segurança integradas”, de acordo com o comunicado de imprensa. Colocamos a palavra “nova” entre aspas porque a OSET já tinha uma linha TXP.

Não se sabe se a nova Triumph TXP-24 é, de facto, a mesma máquina, mas suspeitamos que sim.
A gama Triumph TXP oferece quatro fases, começando pela TXP-12, destinada a crianças a partir dos 3 anos, a idade em que a maioria dos aspirantes a campeões de duas rodas inicia a sua viagem em duas rodas.
A TXP-16 vai mais além, visando crianças de 5 anos com uma moto capaz de atingir uma velocidade máxima de 30 km/h.
A TXP-20, por sua vez, destina-se a “motociclistas em crescimento”, de acordo com um comunicado de imprensa da Triumph, cuja página de especificações do produto especifica como idade mínima os 7 anos. A velocidade máxima é de 35 km/h.

A já referida TXP-24 completa a gama com uma moto destinada a motociclistas a partir dos 11 anos.
A TXP-24 tolera motociclistas com um peso até 90,2 kg, pelo que pode ser a escolha ideal se for um adulto que nunca tentou motos antes.
A velocidade máxima da TXP-24 é de 38 km/h, mas a suspensão premium, travões especiais e chassis leve ajudarão nas aventuras fora de estrada.
Brincadeiras à parte, as motos contam com controlos de velocidade parental protegidos por PIN, o que significa que pode proteger os seus filhos – de certa forma – das suas más decisões.

“Cada moto é concebida de raiz com quadros, geometria, controlos e componentes específicos para cada idade”, declara o comunicado de imprensa da Triumph.
“Tudo é dimensionado e otimizado para o tamanho e experiência do motociclista”.
“Como empresa familiar, estou entusiasmado por ver famílias a conduzir Triumph juntas, partilhando a alegria do motociclismo entre gerações”, afirma o CEO da Triumph, Nick Bloor. “Conduzir uma moto elétrica ajuda os jovens motociclistas a desenvolver as capacidades motoras, o equilíbrio e a coordenação, mas também cria confiança e um amor eterno pelo motociclismo.”
Em Inglaterra, a TXP-12 está disponível a partir de 1.830 Euros e os preços vão até aos 4.250 Euros para a TXP-24. Entretanto, a expansão para a Europa Continental vem a seguir, e a Península Ibérica, e mais propriamente, Portugal, só receberão esta novidade a seu tempo em 2026.