Triumph TE-1: Revolução elétrica com assinatura britânica | Motomais
Motomais
  • Home
  • Notícias
  • Ensaios
  • Equipamentos
  • Clássicas
  • Dicas
  • Mototurismo
  • Reportagens
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Offroad Moto
  • Revistacarros
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Motomais
  • Home
  • Notícias
  • Ensaios
  • Equipamentos
  • Clássicas
  • Dicas
  • Mototurismo
  • Reportagens
No Result
View All Result
Motomais

Triumph TE-1: Revolução elétrica com assinatura britânica

Ricardo J Ferreira por Ricardo J Ferreira
23 Março, 2021
em Notícias
A A
Triumph TE-1: Revolução elétrica com assinatura britânica
Share on FacebookShare on Twitter

Está concluída a Fase 2 do desenvolvimento da primeira Triumph elétrica, nomeadamente no que respeita à bateria e avançado trem de força. A Moto+ revela-lhe tudo sobre o desenvolvimento e avanços deste projeto realizado pela Triumph Motorcycles em estreita colaboração com empresas britânicas de vanguarda, as primeiras imagens da bateria e do motor, assim como os primeiros esboços do protótipo final da Triumph TE-1.

Trata-se de um verdadeiro marco na história do motociclismo britânico, só possível devido à estreita colaboração entre a Triumph Motorcycles e algumas das empresas britânicas de vanguarda em matéria de pesquisa e desenvolvimento de temas relacionados com a mobilidade eléctrica, entre as quais a Williams Advanced Engineering, Integral Powertrain Lda, e a WMG da Universidade de Warwick, com apoio por parte dos programas estatais “Office for Zero Emission Vehicles” e “Innovate UK”.

PROJECTO TRIUMPH TE-1

FASE 2 – PROTÓTIPO DO MOTOR

Cumprindo os objectivos anunciados no início do projecto TE-1, em Maio de 2019, centrado no desenvolvimento tecnologia especializada em motociclos eléctricos e soluções integradas inovadoras, esta colaboração única entre a Triumph Motorcycles, Williams Advanced Engineering, Integral Powertrain Ltd, e WMG na Universidade de Warwick financiado pelo Office for Zero Emission Vehicles, já alcançou resultados significativos. Incluindo a inovação na concepção da bateria e do grupo motopropulsor. Os resultados excedem largamente os atuais marcos de referência e objectivos da indústria. Os desenvolvimentos em termos de desempenho, eficiência e alcance estão a permitir que o Projecto TE-1 realizar plenamente os objectivos da parceria para reforçar a credibilidade e o perfil da indústria britânica, proporcionando entrada na futura estratégia de motos eléctricas da Triumph.

“A conclusão da Fase 2, e os resultados promissores alcançados até à data, proporcionam um vislumbre emocionante de o potencial futuro elétrico e mostrar o talento e a inovação desta colaboração britânica única. Sem dúvida que o resultado deste projecto desempenhará um papel significativo nos nossos esforços futuros para satisfazer os nossos ambição e desejo do cliente de reduzir o seu impacto ambiental e de ser mais sustentável transporte”, disse Nick Bloor, CEO da Triumph. “Este importante projecto irá proporcionar uma das bases para a nossa futura estratégia de motociclos eléctricos, que se centra, em última análise, na entrega do que os cavaleiros querem do seu Triunfo; o equilíbrio perfeito de desempenho, manuseamento e usabilidade no mundo real, com carácter Triumph genuíno”.

Artigos relacionados

Verão aos comandos com o Apparel Ducati

Verão aos comandos com o Apparel Ducati

18 Julho, 2025
REV’IT! KICK: Botas em camurça inspiradas no universo do skate

REV’IT! KICK: Botas em camurça inspiradas no universo do skate

18 Julho, 2025

RESULTADOS DA FASE 2

“Mais performance e alcance”

WILLIAMS ADVANCED ENGINEERING (WAE)

Com base na especificação acordada, identificámos a tecnologia celular apropriada e a arquitectura de bateria para cumprir os objectivos de desempenho. Utilizando isto como estrutura, optimizámos então a disposição do módulo da bateria para equilibrar a massa e o posicionamento dentro do chassis protótipo, tendo em consideração o centro de gravidade, o espaço e a relação com o grupo motopropulsor e a abordagem de carga. Para além da disposição do módulo, desenvolvemos também uma nova e única unidade de controlo do veículo que é integrada na bateria para minimizar o peso e a embalagem. Em paralelo, a WAE também criou software inovador de gestão de bateria para assegurar que a energia é fornecida em relação à bateria desempenho. O resultado da Fase 2 para a WAE inclui uma bateria totalmente testada em banco de ensaio com resultados de desempenho que excede qualquer outra coisa no mercado em termos de Energia e Densidade Energética. 

“Estamos encantados por estarmos a trabalhar neste projecto, trabalhando para fornecer a tecnologia de baterias da próxima geração e sistemas de controlo. Dentro da paisagem actual, a maioria da tecnologia de motociclos eléctricos proporciona um desempenho comprometido com baixos níveis de carga da bateria. Ao utilizar uma solução que temos sido capazes de dar ao condutor todo o desempenho a todo o momento (independentemente da bateria carga), e uma gama líder de classe. Concentrámo-nos em alargar os limites para reduzir a massa e optimizar a posição da moldura para beneficiar o manuseamento. Também ultrapassámos os limites do desempenho da bateria, equilibrando o desenho para aceleração e alcance, com simulações modeladas em pista”, disse Dyrr Ardash, Director Comercial Sénior da Williams Advanced Engineering. A densidade de energia desta nova bateria será um passo em frente significativo em relação tecnologia existente dando ao condutor mais potência, durante mais tempo. A WAE também concebeu e desenvolveu uma unidade de controlo electrónico a partir do solo, combinando o sistema de gestão de baterias com a moto, outra importante novidade.

DIVISÃO E-DRIVE DA INTEGRAL POWERTRAIN LTD.

“130 quilowatts, o equivalente a quase 180 cv de potência”

A experiência na concepção e fabrico de motores e inversores de vanguarda da E-Drive ajudou-a a impulsionar este tecnologia para o próximo nível do projecto TE-1. “Na Fase 1 trabalhámos para integrar o normalmente separar o motor e o inversor num único pacote, compacto. A integração reduz a massa e volume da transmissão, reduzindo caixas adicionais no veículo, características de montagem, líquido refrigerante tubagens e ligações pesadas de alta tensão”, disse Andrew Cross, Chefe Técnico Funcionário da Integral Powertrain Ltd, acrescentando:

“O conceito inovador de integração é também um conceito totalmente escalável, em que o número de fases de potência pode aumentar para motores de maior diâmetro e torque mais elevado, por exemplo. Combinados com a nossa tecnologia do motor, já vimos resultados muito excitantes, com o motor a atingir uma densidade de potência que é o dobro da meta estabelecida pelo Conselho Automóvel do Reino Unido para 2025”. 

Um dos factores mais influentes na forma como uma moto lida e executa é a massa, por isso na Integral Powertrain concentraram-se fortemente em fazer uma mudança gradual na concepção do motor e do inversor, removendo cabos pesados de alta tensão, por exemplo. Isto proporciona um produto que é significativamente mais compacto e mais leve do que tudo o que está actualmente disponível no mercado.

“O motor produz 130kW ou quase 180 potência, mas pesa apenas 10 quilos, muito mais leve do que a tecnologia existente e claramente uma pequena da massa dos motores tradicionais de combustão interna. A tecnologia do interruptor de carboneto de silício na nossa nova escalável inversor integrado ajudará a estabelecer novos padrões em termos de eficiência da motocicleta eléctrica; aplicação de esta tecnologia significa um peso global mais leve com um desempenho e alcance significativamente maiores. Em paralelo, temos um foco muito forte na concepção para a actividade de fabrico e montagem, para que todo este alto motor e o desempenho do inversor podem ser oferecidos de forma rentável. Em última análise, isto vai ser realmente um líder da indústria que irá ajudar a definir o futuro da mobilidade eléctrica. Com o projecto TE-1 orgulhamo-nos de fazer parte deste projecto marcante para a indústria britânica”.

WMG, UNIVERSIDADE DE WARWICK

Na Universidade de Warwick trabalharam de perto com todos os parceiros TE-1 durante a Fase 1 e 2 para desenvolver modelos representativos para simular os sistemas da moto, incluindo o controlo da bateria, do motor e do veículo. 

“A nossa criação de modelos iniciais de simulação baseados em computador no início da Fase 1 foi fundamental na garantia de que a selecção dos componentes era adequada para atingir os objectivos de desempenho definidos pelos parceiros para o Protótipo TE-1. Prosseguimos com este trabalho ao longo da Fase 2 do projecto, refinando os modelos a um nível muito mais complexo para nos permitir e aos parceiros imitar mais componentes da moto tais como travagem, acelerador, iluminação e outros sistemas para simular o que sucede no mundo real, criando oportunidades de desenvolvimento antes dos componentes serem totalmente concebidos” disse Truong Quang Dinh, Professor Assistente de Sistemas de Gestão e Controlo de Energia na WMG, Universidade de Warwick.

Steve Sargent, Chefe de Produto do Triumph:

“O ponto de partida para nós no projecto TE-1 foi recolher importantes opiniões dos clientes sobre o que realmente querem das suas motos, e compreender como uma moto elétrica pode proporcionar a experiência que os condutores desejam. Isto inclui o tipo de condução, alcance, sensação e natureza da entrega de potência e torque, juntamente com o ergonomia e comandos da moto. 

Com todo este feedback iniciámos o design do chassis, concentrando-nos em reunir tudo no Protótipo TE-1 de uma forma que proporcione uma novas e excitante experiência de condução. Começámos a definir o motor e interação da bateria, através da utilização de um software refinado que proporcionasse uma entrega de potência estimulante e boa resposta do acelerador, proporcionando um grande controlo e uma sensação intuitiva para o condutor. De um modo geral, com o estilo nós quisemos criar algo que fosse fresco e excitante, mas uma evolução natural da marca Triumph”. 

Tags: Motos ElétricasSteve SergeantTriumph MotorcyclesTriumph TE-1 ProjectUniversidade de WarwickWilliams Advanced Engineering
Ricardo J Ferreira

Ricardo J Ferreira

Artigos relacionados

Verão aos comandos com o Apparel Ducati
Acessórios / Equipamentos

Verão aos comandos com o Apparel Ducati

por Ricardo Ferreira
18 Julho, 2025
REV’IT! KICK: Botas em camurça inspiradas no universo do skate
Acessórios / Equipamentos

REV’IT! KICK: Botas em camurça inspiradas no universo do skate

por Ricardo Ferreira
18 Julho, 2025
Próximo artigo
Lexmoto: Novas cores e Euro 5 nas desportivas LXR 125 e LXR 125 SE

Lexmoto: Novas cores e Euro 5 nas desportivas LXR 125 e LXR 125 SE

MV Agusta: Moto de equilíbrio em madeira para crianças

MV Agusta: Moto de equilíbrio em madeira para crianças

Please login to join discussion
  • Tendências
  • Comentários
  • Novidades
Top 10 – As dez melhores protagonistas da categoria Moto 125

Top 10 – As dez melhores protagonistas da categoria Moto 125

10 Março, 2023
Benda LFC 700 chega à Europa em junho

Benda LFC 700 chega à Europa em junho

22 Maio, 2024
Moto Morini: X-Cape 700 chega aos concessionários em Abril

Moto Morini: X-Cape 700 chega aos concessionários em Abril

4 Fevereiro, 2025

Honda NC750X. Como o Vinho do Porto…| Contacto

4 Fevereiro, 2025
PIAGGIO MEDLEY

PIAGGIO MEDLEY

7
Benelli Leoncino a lenda está de volta

Benelli Leoncino a lenda está de volta

7
Ensaio Yamaha X-MAX 125 de 2018  – Urban Attack com Elegância e Estilo

Ensaio Yamaha X-MAX 125 de 2018 – Urban Attack com Elegância e Estilo

6
Ensaio Yamaha Tracer 900 GT 2018 – Sport Touring ao mais alto nível

Ensaio Yamaha Tracer 900 GT 2018 – Sport Touring ao mais alto nível

6
Verão aos comandos com o Apparel Ducati

Verão aos comandos com o Apparel Ducati

18 Julho, 2025
REV’IT! KICK: Botas em camurça inspiradas no universo do skate

REV’IT! KICK: Botas em camurça inspiradas no universo do skate

18 Julho, 2025
Suzuki lança Campanha Malas V-Strom 1050

Suzuki lança Campanha Malas V-Strom 1050

18 Julho, 2025
IPONE Ultimate Road Trip Kit: kit obrigatório para todas as motos!

IPONE Ultimate Road Trip Kit: kit obrigatório para todas as motos!

18 Julho, 2025

Sobre

Especialistas em Motos, MotoGP, MXGP, Enduro, SuperBikes, Motocross, Trial

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de cookies
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

Adventure Cafe Racer China Customização EICMA equipamento Euro 5 Motas Motos Motos Elétricas Naked scooter Scooters Elétricas

GRUPO V

Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2024 Motomais copyright

No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
  • Ensaios
  • Equipamentos
  • Clássicas
  • Dicas
  • Mototurismo
  • Reportagens

© 2024 Motomais copyright