Moto elétrica finlandesa entra no Guinness Book por ultrapassar os 300 km de autonomia em teste real nas ruas de Londres.
A barreira de 300 quilómetros de autonomia para motociclos elétricos foi finalmente batida. A Verge TS Pro estabeleceu oficialmente um novo recorde mundial, certificado pelo Guinness World Records, ao percorrer 311 quilómetros com uma única carga nas ruas de Londres. O teste, concebido para refletir as condições reais de condução, decorreu dentro da circular M25 da capital britânica, passando por zonas suburbanas com todas as complexidades do trânsito da cidade: semáforos, passadeiras e troços congestionados. Portanto, não foi num circuito fechado, o que torna o resultado ainda mais notável.
Para garantir a autenticidade da prova, foi utilizada uma TS Pro original, com a bateria totalmente carregada e o sistema de carregamento selado. Um dispositivo de seguimento profissional monitorizou todo o percurso certificando a ausência de recarga durante as 16 horas de viagem. Os condutores Sam Clarke e Sara Sloman, especialistas na área da mobilidade elétrica, revezavam-se na condução em intervalos regulares.

A desportiva elétrica finlandesa não é estranha a tais feitos. Há apenas um mês, completou a viagem Monte Carlo-Madrid, percorrendo 1.366 km em 24 horas, mas com várias recargas rápidas pelo caminho. O que torna o recorde de Londres notável é que a moto ainda tinha 7% de carga restante quando a equipa decidiu terminar a tentativa. Com 138 cv de potência e mais de 1.000 Nm de binário, gerados pelo motor diferenciado integrado na roda traseira, a Verge TS Pro é uma das motos elétricas mais exclusivas e caras do mercado. Vai de 0 a 100 em 3,5 segundos, apesar de não ser propriamente uma pena (245 kg), e pode ser recarregada rapidamente em 35 minutos. Possui uma bateria de iões de lítio de 21,8 kWh, que é atualmente o máximo que se pode imaginar instalar num veículo de duas rodas.