Espanha volta a receber o encontro anual de clubes Vespa de todo o mundo: quatro dias de exposições, eventos, espetáculos e amor pela lendária marca italiana.
Tudo está a postos para a edição de 2025 do Vespa World Days, o espetacular rali Vespa que regressará a Espanha após uma ausência de 25 anos: de quinta-feira, 1 de maio, a domingo, 4 de maio, a cidade asturiana de Gijón — um importante porto no Golfo da Biscaia — vai receber uma multidão de entusiastas da Vespa, representando milhares de Vespa Clubes de todo o mundo.
O rico programa de eventos, que é continuamente atualizado, pode ser consultado no site www.vespaworldclub.org.
Como sempre, a Vespa Village estará no centro da ação e ficará no Centro de Exposições Luis Adaro, perto do centro de Gijón: este espaço de exposição é perfeito para acolher os muitos eventos emocionantes que serão realizados aqui, incluindo música ao vivo, stands e uma área de comida e bebidas. Os passeios de Vespa também partem daqui, excursões concebidas para permitir aos condutores de Vespa descobrir as mais belas paisagens da região das Astúrias e a deslumbrante costa atlântica.
Como é tradicional, o evento principal terá lugar no sábado, 3 de maio: o Desfile de Vespas. Milhares de amantes da Vespa, em motos Vespa de todas as décadas, desfilarão pela cidade, um cortejo alegre e colorido que passará por Gijón – uma visão verdadeiramente incrível! Após o incrível desfile em Pontedera durante a edição de 2024 do evento, que bateu todos os recordes anteriores com mais de 15.000 Vespas criando uma cobra que se estendeu por mais de 16 km, espera-se outro recorde de assistência este ano.

Por fim, será também entregue o Troféu Vespa: a cerimónia de entrega de prémios será realizada no último dia, domingo, 4 de maio. Este cobiçado troféu de turismo coloca os membros do Vespa Club uns contra os outros, desafiando-os a documentar todas as etapas da sua viagem de Vespa até Gijón, através de fotos e selos especiais nos seus Travel Books.
Uma celebração da lenda intemporal da Vespa
Este veículo tornou-se muito mais do que um meio de transporte fácil e elegante utilizado para deslocações: é agora um ícone global do estilo italiano, adorado por gerações inteiras.
A Vespa e o amor dos seus fãs nasceram essencialmente ao mesmo tempo – tanto que já em 1946, ano em que foi criada a scooter mais famosa do mundo, os proprietários deste ícone decidiram unir esforços, formando os primeiros Vespa Clubs. O desejo destes clubes de se unirem para celebrar a sua paixão em massa foi concretizado pela primeira vez em 1954, com o grande Rali Internacional de Paris.

Em 2024, para celebrar o 70.º aniversário da EuroVespa — um evento conhecido como Vespa World Days desde 2007, com o objetivo de enfatizar o seu espírito global — o rali foi realizado em Pontedera pela primeira vez, a cidade onde a Vespa nasceu e onde é fabricada desde 1946: esta edição recorde contou com a presença de mais de 30.000 entusiastas da Vespa.
Hoje, um total de 66 países fazem parte do Vespa World Club através dos seus próprios Vespa Clubs nacionais, representando todos os cinco continentes e milhões de amantes da Vespa em todo o mundo.