Nem moto nem carro, esta ideia alemã é uma solução de mobilidade surpreendente

O nome pode não ter sido o mais feliz, e exigirá revisão para mercados de língua inglesa, mas a validade do conceito da XYTE Mobility é inegável: Um veículo de 3 rodas simples, leve e barato em que se pode passear pelo trânsito da cidade protegido dos elementos e estacionar com facilidade.
Conduz-se sem capacete, o condutor bem protegido em praticamente qualquer clima, seguro com cintos de segurança, tornando o XYTE One acessível a todos os que têm carta de condução.

Uma célula de segurança oferece proteção adequada para a criação de Wolfgang Ziebart ter passado os exigentes testes iniciais de aprovação de tipo sem problema.
Vindo quase ao mesmo tempo que a apresentação do conceito Visison CE da BMW, a marca sublinha que não tem nada a ver nem teve qualquer ajuda ou assitência da marca compatriota.

O motor, claro, é elétrico, de cerca de 19kW para produzir uns respeitáveis 55 Nm de binário e reclama 100 Km de autonomia.
A estrutura é de aluminio oferecendo leveza e rigidez com travagem por 3 discos, um em cada roda.
Propulsão vem da inevitável bateria de lítio de 7,6 kWh dita capaz de recarregar em pouco mais do que 2 horas.

A transmissão é de velocidade única e há uma marcha atrás eletrónica limitada a 10 Km/h. O peso atinge os 206 Kg, mas isso inlcui a bateria, e o preço sugerido é de cerca de 10.750 Euros.
Uma possível dúvida é a estabilidade do conjunto, que podendo atingir os 100 Km/h, tem apenas 79 cm de largura, mas como os testes de aprovação ainda estão a decorrer, isso será de certeza coberto e evtualmente revisto nas unidades postas em produção.