EICMA 2021, Yamaha: R6 Race e R6 GYTR 2022 com ADN de pista

By on 22 Novembro, 2021

Pensando nas desportivas da Yamaha de 2021, o nome que nos vem á mente de imediato é a R7, que herda um nome de prestígio, mas de forma alguma substitui a R6 , uma genuína moto de corrida de Supersport, que se tornou Race em 2020. Mas agora há novidades!

A desportiva Yamaha R6 Race continua a sua vida no circuito em 2022, com a sua versão definitiva de GYTR com mais equipamento topo de gama. E esta gama de motos  desportivas é muito importante para o fabricante dos três diapasões, fortemente envolvido na competição e que acaba de conquistar o título de construtor no Mundial de Superbike e um quinto título consecutivo no Campeonato do Mundo de Supersport.

R6 Race, a dominadora das Supersport

A Yamaha R6 domina o WorldSSP há muitos anos, sendo a moto de eleição de todos os pilotos que levam a competição muito a sério. A sua especificação de competição pura inclui um motor de 599 cc de alta performance com pistões forjados leves, válvulas em titânio e uma relação de compressão de 13,1:1. Além disso, com o Sistema de admissão de controlo eletrónico Yamaha (YCC-I) e o Acelerador controlado por chip Yamaha (YCC-T), bem como uma embraiagem deslizante, caixa de 6 velocidades de relações curtas e Sistema de Mudanças Rápidas (QSS) para engrenar velocidades superiores com a aceleração ao máximo, a R6 foi construída para dominar a competição.

O quadro Deltabox compacto em alumínio conta com um subquadro em magnésio e um depósito de combustível em alumínio, bem como suspensão dianteira ajustável KYB de 43 mm do tipo R1 de alta especificação e amortecedor traseiro KYB ajustável para uma grande precisão de manobrabilidade e para curvar. As pinças dos travões dianteiros com montagem radial com discos de 320 mm, resultam numa excelente capacidade de travagem e contribuem significativamente para tempos por volta mais baixos.

Para 2022, a R6 Race estará disponível na elegante cor Tech Black com suspensão de cor dourada. Com um acabamento para pista e sem componentes de estrada não essenciais, como o farol, as luzes de presença, espelho, buzina, suporte para a matrícula, banco e poisa-pés em tandem. Isto reduz o peso para maximizar a performance, o que faz desta a máquina não homologada ideal para os pilotos de track days, além de ser o modelo de base perfeito para os pilotos que pretendem personalizá-la ao seu gosto.

R6 GYTR com alma pura de competição

Para assegurar o domínio contínuo da R6 a nível internacional e nacional, a nova R6 GYTR estará disponível para 2022. Concebida para uma vasta seleção de clientes, desde os pilotos dos track days até aos pilotos de competição, a R6 GYTR também é a escolha óbvia para os pilotos mais exigentes, que se procuram elevar a performance da moto a um patamar ainda mais alto podem instalar componentes GYTR no motor, suspensão etc.

A R6 GYTR está totalmente equipada com uma vasta gama de peças de competição GYTR (Genuine Yamaha Technology Racing), incluindo uma ECU Superstock programável com uma interface de cabos que permite ao piloto otimizar a performance do motor, bem como a cablagem de competição.

O leve sistema de escape de competição Akrapovič de titânio melhora a performance e produz cerca de 100Db ou menos. Além disso, conta com chapas para bloquear o sistema AIS (Sistema de admissão de ar no escape), o que permite a remoção de várias tubagens e recipientes. Está equipada com um kit de transmissão de competição com uma corrente 520 especial, bem como tubagens de travão com malha em aço inoxidável de alta especificação para melhorar a performance de travagem e a precisão da suspensão. O emulador de ABS GYTR permitirá remover a bomba do ABS para reduzir ainda mais o peso. Além disso, o assento de competição GYTR e o kit de poisa-pés de competição totalmente ajustável com kit opcional de inversão das mudanças. Para colocar o motor em funcionamento, basta premir o botão Start/Stop e a tampa do depósito GYTR especial é um sistema sem chave.

A R6 GYTR conta com uma carenagem leve em fibra de vidro reforçada, com um primário em carbono em cor branca, que permite aos pilotos e às equipas aplicarem a decoração e os logótipos de competição que desejarem. Também estão incluídas outras peças exigidas pela FIM, como a proteção para a manete do travão dianteiro e a proteção da cremalheira traseira.

Para assegurar que esta máquina de competição está à altura das preferências e das expectativas dos clientes, a gama GYTR permite ainda mais melhorias. Poderá encontrar todos os pormenores em www.yamaha-racing.com/gytr/gytr_supersport/.

A R6 GYTR estará disponível exclusivamente através das GYTR PRO SHOPS da Yamaha, o único local onde os pilotos e os pilotos dos track days precisam de ir para terem tudo o que necessitam. Cada GYTR PRO SHOP é gerida por pessoas totalmente dedicadas à competição. Além disso, essas lojas especiais têm contacto direto com o Departamento de Apoio Técnico da Yamaha Road Racing, a organização europeia responsável pelos programas WorldSBK, WorldSSP e EWC. Assim, contam com os conhecimentos e as competências necessárias para prepararem a sua máquina de competição personalizada ao mais alto nível.

Já estão a funcionar cinco GYTR PRO SHOPS na Europa e a rede está preparada para se expandir com a inclusão de várias outras lojas em 2022.

As entregas iniciam-se a partir de fevereiro de 2022, não estando ainda disponíveis os preços.

Destaques técnicos da R6 GYTR

Kit de carenagem de competição GYTR

Sistema integral de escape de competição Akrapovič

Kit de ECU GYTR

Kit de cablagem GYTR

Cabo de interface GYTR

Interruptor Ligar/Desligar GYTR

Kit de fichas AIS GYTR

Emulador ABS GYTR

Tampa do depósito de combustível sem chave GYTR

Almofada de banco GYTR

Kit de linhas de travão dianteiro e traseiro com malha em aço inoxidável

Kit traseiro de competição totalmente ajustável GYTR

Kit de marcha-atrás opcional

Proteção da cremalheira traseira (barbatana de tubarão)

Proteção da manete do travão dianteiro

Kit DID dourado para competição para conversão 520

Kit de porca de corrente para conversão para 520

Ganchos para descanso para cavalete de manutenção

Descanso para cavalete Paddock

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments