Profundamente inserido no agitado panorama das motos personalizadas, Loek Janssen tem uma moto para cada ocasião, incluindo uma KTM 450 EXC-F com acabamento supermoto e uma BMW R100 street scrambler de 1981. Acabou de adicionar esta Yamaha XSR700 à sua garagem.
A visão de Loek para a XSR era ter uma moto que pudesse usar pela cidade diariamente e apontar para a estrada de terra batida, ocasionalmente. A inspiração para a vibração neopunk da moto veio das viagens de Loek, especificamente do seu tempo em Tóquio, onde passou muitas noites chuvosas a experimentar comida e cerveja com os habitantes locais.
Uma das principais referências do panorama custom português, a Unik Edition de Lisboa, foi chamada a tratar do trabalho personalizado. Loek escolheu a XSR700 porque é bastante descomplicada para uma moto moderna e porque é muito divertida de conduzir. A ideia era manter a condução, mas com ajustes visuais.

A Unik Edition fabricou novas capas de depósito, deslocando o peso visual para a frente e criando uma silhueta mais agressiva. A pintura simples é exatamente igual a um desenho rápido que Loek fez no seu iPad, cuja intenção era servir apenas como um guia aproximado. “Primeiro fiquei zangado”, conta-nos, “mas depois disseram que realmente tentaram tudo, mas o meu desenho ainda saiu por cima!”
Várias peças da JVB-Moto complementam o depósito personalizado. Isto inclui o assento e o guarda-lamas traseiro, faróis e farolins, capas da forquilha dianteira, proteção do radiador e um monte de peças mais pequenas que ajudam a arrumar a moto. O guiador LSL adorna o cockpit, equipado com manetes Puig, punhos BikeMaster, acelerador rápido Yamaha R6 e espelhos retrovisores Motogadet.
A lista completa de peças é exaustiva, incluindo um amortecedor traseiro K-Tech, pneus Pirelli Scorpion STR Rally e um sistema de escape em titânio da Akrapovič. Não existem eliminadores de dB dentro dos silenciadores duplos, mas existem válvulas operadas electronicamente (da Druijff Racing) que ajudam Loek a manter os seus vizinhos satisfeitos.
Uma entrada Hordpower e um afinador Dynojet Power Commander ajudaram a Unik a extrair mais desempenho da já animada XSR700. Loek equipou a moto com um interruptor de ligar/desligar do ABS para manobras fora de estrada, bem como pedais estilo enduro da JVB-Moto. O protetor de cárter, as barras de proteção e o robusto descanso lateral são peças SW-Motech.
“Gastei muito mais do que o valor pelo qual comprei a moto”, admite Loek. “Importo-me? Não. Se gosto da moto? Claro que sim.”
Imagens de Tiago Almeida