A nova marca criada pelo fundador da Kove está a desenvolver uma moto desportiva de três cilindros com 150 cv.
As previsões de que a indústria chinesa se tornará um player importante na indústria de motos são cada vez mais concretas. Um número crescente de empresas está a lançar motos que correspondem cada vez mais aos padrões de marcas estabelecidas. Nesse cenário, como relatam nossos colegas da Cycle World, a ZXJC (ZXMoto) parece pronta para se afirmar, com planos de lançar a sua superbike 820RR “Projeto 299” até ao final do ano.
O nome “299” refere-se à velocidade máxima estimada da moto: 299 km/h. Essa é a mesma velocidade à qual os fabricantes europeus e japoneses aderem voluntariamente, sob o “acordo de cavalheiros” assinado na viragem do milênio para encerrar a corrida por velocidades máximas cada vez maiores. O nome oficial da moto é o mais tradicional ” 820RR “, indicando a cilindrada do motor e a designação “RR” padrão para motos desportivas.
Até agora, a empresa apresentou apenas um modelo, a 500RR, uma moto desportiva de quatro cilindros que promete 83 cv a 13.500 rpm e 48 Nm de binário a 11.500 rpm , para uma velocidade máxima de 235 km/h . As entregas desta moto são iminentes na China. No ano passado, Zhang Xue já havia revelado as ambições futuras da marca, anunciando uma linha “820” de três cilindros de 819 cc — que incluirá uma moto desportiva e uma moto de aventura — bem como uma moto de motocross monocilíndrica de 450 cc e uma cruiser V-twin de 650 cc. O primeiro desses novos modelos será a 820RR , já mostrada como protótipo, com produção programada para o quarto trimestre de 2025.

A 820RR ostenta um quadro de alumínio para um peso bruto de apenas 170 kg e um motor de três cilindros de 150 cv . Embora não esteja no nível das superbikes de um litro, compete efetivamente com modelos como a MV Agusta F3. O motor deve girar a 15.250 rpm e contará com modernos sistemas de assistência ao piloto, incluindo um sistema de medição inercial de seis eixos para controle de tração em curvas e ABS Bosch para curvas . As ambições da ZXMoto são claras, mas ainda não se sabe se cumprirão o cronograma de desenvolvimento.
Esteticamente, a 820RR segue de perto a 500RR, já disponível comercialmente. A evidência de que este projeto é muito mais do que um mero “vaporware” não se limita ao protótipo já em exibição, mas estende-se às patentes de design do motor de três cilindros que o impulsionará. Este motor não parece ser um clone de unidades existentes, embora compartilhe com a MV F3 uma localização incomum para a corrente de distribuição, colocada no lado esquerdo (enquanto a maioria dos motores de três cilindros a tem no lado direito). Embora a linha vermelha seja definida em 15.250 rpm , a potência máxima é atingida a 13.000 rpm.

Motores de três cilindros estão a ganhar espaço no design de motos chinesas. A CFMoto lidera com os seus modelos 675SS e 675NK, acompanhada pela Zontes com seus modelos 703RR , 703F , 703R e 703T. Os produtos da CFMoto já estão disponíveis nos Estados Unidos e, dadas as ambições de Zhang Xue, é improvável que a marca ZXJC permaneça confinada ao mercado chinês por muito tempo.