Nos destaques da temporada 2023 do campeonato do mundo, temos de incluir a estreia das corridas Sprint que passaram a fazer parte do programa de cada fim-de-semana. Martin somou 9 vitórias contra 4 de Bagnaia nas corridas de sábado, fatídicas para muitos dos protagonistas do MotoGP.
Disputadas no sábado, a partir das 15h00 locais, a corrida dura aproximadamente metade da distância da corrida de Grande Prémio (pouco mais de 50 km de extensão e 10 voltas – valor que dependente da extensão de cada circuito), sendo metade dos pontos atribuídos aos nove primeiros pilotos. Exemplo, 12 pontos para o primeiro, 9 para o segundo, 7 para o terceiro, e assim progressivamente até ao nono classificado. Deram-se colisões em massa na primeira curva, muitos nervos à flor da pele e por consequência, numerosas lesões na grelha, condicionando de forma clara o desempenho de vários pilotos no campeonato do mundo. Esse foi o lado negativo da corrida Sprint.
‘Martinator’, o rei das Sprint

Do ponto de vista desportivo, seis pilotos se destacaram e subiram ao lugar mais alto do pódio na temporada de estreia da Sprint. Jorge Martin, com a Ducati GP23 da Prima Pramac foi o principal dominador (9 vitórias e 168 pontos), na frente de Francesco Bagnaia (4 vitórias e 140 pontos) e de Brad Binder (2 vitórias e 109 pontos).

Marco Bezzecchi (1 vitória e 87 pontos), Aleix Espargaró (1 vitória e 48 pontos) e Álex Márquez (2 vitórias e 50 pontos), ou mesmo Johann Zarco, Luca Marini e Marc Márquez, que subiu ao pódio no sábado em Valência, foram outros pilotos em destaque na corrida curta do MotoGP.

Entre os mais azarados na Sprint, estiveram Pol Espargaró que perdeu mais de metade da época devido ao acidente na abertura da época em Portimão, prova igualmente madrasta para Miguel Oliveira (depois de ter sido abalroado por Marc Márquez) e Enea Bastianini. Alex Rins, devido a uma queda no Sprint do GP de Itália em Mugello, perdeu também ele mais de metade da temporada de MotoGP no seu primeiro ano com a Honda.

Pilotos mais pontuados nas corridas Sprint
1º Jorge Martin (Ducati), 168 pontos
2º Francesco Bagnaia (Ducati), 140
3º Brad Binder (KTM), 109
4º Marco Bezzecchi (Ducati), 87
5º Maverick Viñales (Aprilia), 54
6º Luca Marini (Ducati), 54
7º Álex Márquez (Ducati), 50
8º Aleix Espargaró (Aprilia), 48
9º Jack Miller (KTM), 47
10º Marc Márquez (Honda), 38