Perante as suas controversas declarações, que foram difundidas pelo site oficial do MotoGP, em que Francesco Bagnaia falava de um aumento de distância entre motos oficiais e as de equipas-satélite, o italiano veio esclarecer o que disse. O campeão do mundo diz que as suas palavras foram retiradas do contexto, afirmando que estava a falar sobre segurança na pista.
“O que foi publicado está fora de contexto devido à interpretação feita por algumas pessoas. Perguntaram-me sobre segurança e as razões pelo aumento de acidentes e eu tentei fazer uma analogia e dizer que isto não acontecia antes. Acho que, há alguns anos, havia menos contacto porque havia uma grande diferença entre pilotos de topo e os outros. Agora, é tudo muito mais apertado. Eu cheguei ao MotoGP com uma equipa-satélite. Como é que vou sugerir criar uma distância entre as motos de fábricas e as de satélite?”, disse.
“O aumento do número de acidentes tem a ver com a proximidade do campeonato. Estamos cada vez mais próximos e travamos no limite. Mesmo quando começas atrás e sabes que não tens ritmo para estar na frente, tentas ganhar o máximo de lugares no arranque para aproveitar os novos pneus. Por isso é que há tantos acidentes na primeira parte das corridas”, referiu.