A Red Bull KTM Factory Racing e a Red Bull KTM Tech3 revelaram as KTM RC16 de 2025 para o nono ano do fabricante no MotoGP e vão entrar na luta com o seu alinhamento mais forte até à data.
Brad Binder (29 anos), de Potchefstroom, com 17 vitórias, 2 no MotoGP) e Pedro Acosta (20 anos), de Múrcia, com 16 vitórias vão fazer equipa com a Red Bull KTM Factory Racing. Enea Bastianini (27 anos), de Rimini, com 13 vitórias, 7 no MotoGP e Maverick Viñales (30 anos), de Roses, com 26 vitórias, 10 no MotoGP são a dupla da Red Bull KTM Tech3 este ano e em todas as 22 rondas do campeonato que visitará 18 países.
Binder aproxima-se da sua sexta campanha no MotoGP e classificou-se entre os seis primeiros nas quatro épocas anteriores consecutivas e entre os cinco primeiros nas duas últimas. 2025 será o seu sexto ano como parte da equipa da Red Bull KTM no MotoGP. O sul-africano terá a companhia de Pedro Acosta, o mais jovem piloto da grelha, no seu segundo mandato e depois de um impressionante ano de estreia em 2024, onde terminou em 6º no campeonato e com cinco resultados no pódio. Tal como Binder, Acosta percorreu a “pirâmide” dos Grandes Prémios com as cores da Red Bull e passou pela KTM GP Academy em todas as etapas. A estrutura da Red Bull KTM Factory Racing será orientada por Aki Ajo.
Bastianini e Viñales são novos recrutas para a família, mas trazem consigo uma riqueza de experiência, conhecimento e potencial. Bastianini subiu ao pódio nove vezes (duas vezes no primeiro degrau) na época passada, terminando em P4 na classificação. O italiano conquistou um troféu de pódio pelo menos uma vez em todos os seus quatro anos na classe de MotoGP até agora. Viñales tem um enorme pedigree e já conquistou o sucesso na categoria rainha com três fabricantes diferentes, o último dos quais no Red Bull Grand Prix of the Americas em 2024. Maverick foi o 7º melhor no ano passado, o que significa que a KTM vai ajudar quatro pilotos dos primeiros sete lugares da classificação a entrar na nova competição. A estrutura da Red Bull KTM Tech3 será dirigida por Nicolas Goyon.
Pit Beirer, Diretor da KTM Motorsports, comentou: “Tem havido muitas perguntas, mas temos sido claros desde o último dia da época de 2024: estamos aqui para correr e levamos muito a sério o sucesso neste fantástico campeonato que espalha o motociclismo e as corridas de motos a muitos cantos do mundo. 2025 começou em força para nós com a importante vitória no Dakar e também com a vitória no AMA Supercross, agora é um verdadeiro prazer apresentar as nossas equipas de MotoGP e ver a nossa moto pronta para correr pelo nono ano consecutivo. A competição é uma grande parte do ADN da KTM e nós estamos empenhados. Para a próxima época e com Brad, Pedro, Enea e Maverick, bem como toda a experiência e conhecimento nas boxes, há muita positividade e adrenalina para começar. Esta época pode ser muito importante para nós e espero que assim seja.”
Agora, segue-se o teste IRTA no Circuito Internacional de Sepang e o caminho para Buriram e o Grande Prémio da Tailândia para a primeira ronda de 22, de 28 de fevereiro a 2 de março.