Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Pedido de patente mostra alterações na Honda CB1000 Hornet

By on 5 Junho, 2024

Depois do lançamento da futura Honda CB1000 Hornet no ano passado em Itália, e graças a alguns registos de patentes revelados, sabemos um pouco mais sobre a maxi-naked japonesa que está para vir. A produção deverá começar ainda este mês.

A casa da asa dourada mostrou a sua nova e tão aguardada maxinaked CB1000 Hornet, no último EICMA em Milão, em novembro do ano passado. Há 7 meses a Honda permaneceu em silêncio sobre as suas especificações técnicas. O motivo era claro: eles esperavam que a produção começasse no segundo semestre deste ano. Isto é, já.

Agora, com metade do ano completado, novos detalhes da futura Honda surgem. Como exemplo, estes relatórios de patentes ilustram como a fábrica incorporou uma forma de entrada de ar frio sem a necessidade de colocá-la de forma destacada na frente.

Claramente, usar o movimento na frente da moto para empurrar o ar frio para dentro do filtro de ar ajuda a fornecer ao motor um suprimento de ar mais denso para aumentar o desempenho. Mas, como lhe contamos, a Honda colocou as entradas de ar mais atrás, flanqueando a coluna de direção e emolduradas pelos trilhos superior e inferior do quadro.

A patente mostra que o ar entra nesta área pela parte lateral e o empurra para a frente, para ambos os lados do depósito. As coifas inferiores direcionam o ar para o radiador para melhorar o arrefecimento. Além de otimizar o desempenho, a Honda destaca que ao colocar as entradas nesta área, o ruído de admissão do motor é significativamente menor.

Na verdade, são as ripas que cobrem as entradas que são fundamentais para o novo pedido de patente da Honda. Embora as entradas de ar em ambos os lados da parte frontal do quadro permitam acesso conveniente à caixa de ar (e o ar possa ser canalizado para elas através da zona lateral), essa parte do quadro fica naturalmente inclinada. Aliás, no protótipo da Honda CB1000 Hornet mostrado na EICMA, as entradas de ar e grades ficaram escondidas.

A Honda ainda não revelou muitos detalhes sobre a CB1000 Hornet . Segundo a marca, utiliza motor derivado da CBR1000RR , que gera mais de 148 cv e oferece binário maior que a CB1000R, modelo que será usado para reposição nos concessionários quando a produção começar.

Porém, como o nome Hornet sugere, a nova CB1000 pretende ser uma moto mais acessível que a CB1000R, substituindo o braço oscilante unilateral da CB1000R por um novo de design convencional de dupla face e, além disso, abandonando esteticamente o estilo Neo Sports Café para um visual mais moderno e atual.

Outras especificações confirmadas incluem um garfo Showa SFF-BP de 41 mm com compressão ajustável e amortecimento de recuperação, e uma extremidade traseira Pro-Link conectada a um monoamortecedor Showa . A Honda também menciona que haverá três modos de condução e que o painel será um TFT de 5 polegadas com conectividade para Android e iOS. O que ainda não foi confirmado, mas garantem as nossas fontes no Japão, é que a CB1000 Hornet será acompanhada por uma semi-carenada CB1000S Hornet que será apresentada no final deste ano.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments