José Manuel Escamez é o novo gestor do Team HRC. O responsável espanhol traça como objetivos para 2024 competir pelas cinco primeiras posições e garantir alguns pódios, mas está consciente que é um desafio significativo, tendo em conta o elevado nível que se atingiu no Campeonato do Mundo de Superbike
Conte-nos sobre a jornada que o levou a se tornar Team Manager do Team HRC nas SBK?
“Trabalhei primeiro como mecânico em Barcelona antes de entrar na arena de corridas. A maior parte da minha carreira até agora tem sido no campeonato de MotoGP, onde tive oportunidade de trabalhar com alguns grandes pilotos e boas equipas, incluindo já várias temporadas com a HRC. Agora, estou muito feliz por ser o Team Manager do Team HRC no Mundial de Superbike e pronto para aplicar toda a minha experiência nesta nova função. A empresa é a mesma e a forma de trabalhar também é semelhante, por isso tem sido uma transição relativamente tranquila, embora também haja muitas coisas novas com as quais tenho de me familiarizar, como é claro.”
Quais são as suas expectativas para a temporada de 2024, em termos de pilotos, equipa e da nova Fireblade?
“É muito cedo para falar em resultados específicos, pois ainda temos testes para realizar. Um objetivo realista para nós seria continuar a crescer e desenvolver a nova Fireblade e, ao mesmo tempo, melhorar o nosso desempenho em comparação com o ano passado. Acredito que temos muito espaço para melhorias e, enquanto continuarmos a fazer progressos consistentes, este será um caminho realista a seguir.”
O que vê como os principais desafios que tem pela frente?
“O principal desafio é tornar-nos competitivos com a nova moto o mais rápido possível. Há muitas atualizações em todas as áreas, por isso precisamos juntar tudo e encontrar uma configuração base que permita aos nossos pilotos explorar ao máximo o potencial da moto. O próximo desafio será competir consistentemente pelas cinco primeiras posições e garantir alguns pódios. Temos consciência de que este é um desafio significativo, tendo em conta o elevado nível de competição do campeonato, mas estamos a trabalhar incansavelmente para atingir esse objetivo.”
Qual é a filosofia que traz para a equipe?
“Vou me esforçar para manter a equipa unida e trabalhando em conjunto pelo mesmo objetivo. Ocupei vários cargos dentro de uma equipa ao longo da minha carreira, tanto na parte mecânica quanto em funções de coordenação. Isto deu-me a oportunidade de compreender as pessoas e os seus sentimentos, por isso quero garantir que todos são capazes de dar o seu melhor pela equipa.”
O Team HRC volta à ação com a nova CBR1000RR-R nos dias 19 e 20 de fevereiro, no último teste de pré-temporada no circuito de Phillip Island, na Austrália.