T-Cruiser a aposta eléctrica da Tacita
O mercado de motos eléctricas não para de crescer e a chegada em 2019 de um Campeonato do Mundo de motos eléctricas, vai contribuir certamente para o crescimento deste segmento.
A marca italiana Tacita, já tinha revelado na AIMEXPO Show, nos EUA, a sua aposta neste sector com a Tacita T-Cruiser.
Uma moto que promete nada menos do que 270 km de autonomia com uma única carga.
Esta T-Cruiser aposta em ser uma rival à altura das Harley Davidson e Indian, num futuro eléctrico, independentemente de se gostar ou não dos argumentos apresentados pela marca Itália com esta moto.
A Tacita T-Cruiser é a entrada do fabricante de Turim no mercado das eléctricas, desde a sua criação em 2009, onde a aposta ter sido mais centralizada em motos de offroad.
O motor foi completamente desenvolvido pela Tacita e tem uma potência máxima de 40 hp (30 kW) a 8000rpm, além de um binário constante de 70 Nm graças a um motor assíncrono com dois modos (Sport e ECO ) e com particularidade que incorpora refrigeração líquida.
Outra característica que normalmente não é encontrada numa moto eléctrica eléctrica é a caixa de velocidades. Neste caso a T-Cruiser conta com embriaguem hidráulica e uma caixa de cinco velocidades , que permite escolher a engrenagem mais eficiente para minimizar o consumo de electricidade e maximizar a eficiência, evitando o aquecimento do motor e, acima de tudo, das baterias.
Outro dos pontos fortes é precisamente as baterias instaladas de Li-Po. Existem três opções: 7,5 kWh, 15 kWh e 27 kWh com autonomias de 81 km, 149 km e 270 km, respectivamente.
As baterias têm uma garantia de cinco anos e uma vida estimada de 2.000 ciclos que correspondem mais ou menos a 540.000 km no caso da maior capacidade.
Seguindo a marca, após uma viajem de 200 km, só precisamos parar num café por 40 minutos para ter uma carga de mais 216 km, no caso de termos esgotado a bateria na sua totalidade
Em matéria de suspensão esta T-Cruiser surge equipada com um garfo telescópico de 41 mm, enquanto atrás, conta com amortecedores ajustáveis na pré-carga e como opção podem ser montados amortecedores de gás.
Já os travões são Brembo com um disco de 280 mm na frente e um 240 mm na traseira. Para além disso esta T-Cruiser conta com um sistema de travagem regenerativa para poder recuperar energia para a bateria.
Os pneus que equipam esta Tacita T-Cruiser são Metzeler Marathon de nas medidas 120/80-17 e 140/80-15.
0 comments