A HONDA CONTINUA AS CELEBRAÇÕES DO 50º ANIVERSÁRIO DA CB750 E DO PROGRAMA DE PERSONALIZAÇÃO DA CB1000R NO FESTIVAL DE GLEMSECK 101
No passado fim-de-semana, a Honda esteve em posição de destaque no 14º festival anual de Glemseck 101 realizado em Leonberg, Alemanha, na continuação das celebrações das cinco décadas do legado dos motores de quatro cilindros em linha, com uma corrida de qualificação para a prova exclusiva Sprint International entre o piloto Honda para o campeonato IDM Alex Polita e o especialista das provas de TT da Ilha de Man, Connor Cummings.
50 anos após a CB750 – a superbike original – ter sido posta à venda, a Honda continua as celebrações da sua herança dos motores tetracilíndricos em linha, com três personalizações feitas por concessionários alemães, tendo como base o modelo representativo da nova tendência Neo Sports Café, a CB1000R. Com as votações em tempo real nos canais das redes sociais da Honda e no final do evento, a preparação “Monoposto” da Kummich Honda foi declarada a vencedora – uma personalização elegante realizada na CB1000R, com um esquema cromático em tons de preto e azul profundo, um logótipo clássico da asa Honda a amarelo, um guarda-lamas dianteiro cortado e um silenciador “scrambler” em posição elevada.
- O piloto Honda do campeonato IDM Alex Polita e o especialista das provas de TT da Ilha de Man, Connor Cummins, competem “Mano a Mano” em duas personalizações exclusivas da CB1000R na qualificação para poderem participar na prova “Sprint International’” de 1/8 de milha
- Exibição das três personalizações vencedoras da CB1000R do concurso de concessionários da Alemanha
- Continuação das celebrações do 50º aniversário do lançamento da CB750, com a Starrider a nitro em posição de destaque no palco
Para além de uma CB750 original, na sua cor resplandecente original Dourado Candy, estava a Starrider, uma CB750 custom radical a nitro, personalizada pelos irmãos Ben e Lion Ott do preparador Motoism deMunique.
O verdadeiro ponto central do festival de Glemseck 101 é a série de corridas de 1/8 de milha no asfalto, que fazia parte da pista de corridas Solitude com 11 km de comprimento, onde se realizaram as corridas de Fórmula 1 e os GPs dos campeonatos mundiais de motos até meados da década de 1960. Dezasseis pilotos disputaram a honra e a glória num formato corridas “um-para-um” a eliminar, em seis categorias diferentes.
Os várias vezes campeões do mundo Freddie Spencer e Mick Doohan representaram a Honda na categoria de Sprint International em 2017 e 2018, respetivamente. Para 2019, numa única “corrida de qualificação” realizada no Sábado, Alex Polita, piloto da HRP Motorsport para o campeonato IDM, correu “Mano a Mano” na “Yokozuna” – a sua própria CB1000R customizada – contra o várias vezes vencedor das provas de TT da Ilha de Man TT, Connor Cummins, aos comandos da preparação “CB1000R-adical”, projetada e personalizada pela Gannet Design e pelo concessionário Honda Fuhrer Moto.
Famoso pelos seus arranques fantásticos nas provas do campeonato IDM, Alex Polita venceu a Sprint International no Domingo, onde conquistou um muito credível terceiro lugar geral entre os 16 pilotos mais fortes, eclipsando as conquistas dos seus ilustres antecessores de 2017 e 2018.
‘The Yokozuna’
Construída na sua própria personalizada oficina em Itália, a “Yokozuna” de Alex Polita foi projetada especificamente para competir no festival Glemseck 101 deste ano. Com um monobraço oscilante reforçado de mais 5 cm de comprimento, a Yokozuna está “vestida” de alumínio batido à mão, incluindo um disco de grandes dimensões com a marca “Yokozuna” que cobre a roda traseira da CB1000R – tudo projetado para acentuar as características de design originais da moto em alumínio escovado. Para um melhor equilíbrio na pisca de sprint, a moto de Polita tinha uma cremalheira traseira com mais três dentes e um pinhão de ataque com menos um dente.
A Yokozuna (assim batizada em honra do nível mais alto do wrestling japonês de Sumo) tem uma forquilha dianteira e um amortecedor traseiro de suspensão modificados pelo preparador da equipa Holzhauer Racing Promotion da Honda Alemanha para o campeonato de IDM. O motor de 107 kW não foi alterado, mas a sua potência foi transportada para a pista através de uma embraiagem de competição HRP, pneus slick e um escape três-em-um aberto e fabricado à mão montado numa plataforma Light Tech.
‘The CB1000R-adical’
A CB1000R-adical, projetada por Ulfert Jansson da Gannet Design e construída pelo mecânico do antigo Campeão do Mundo de 125 cm³ de 2005, Stefan Fuhrer da Fuhrer Moto, um concessionário Honda foi pilotada pelo várias vezes vencedor das provas de TT da Ilha de Man e frequentador assíduo do festival de Glemseck 101, Connor Cummings.
Construída no início de 2019, a CB1000R-adical venceu o concurso de personalização da CB1000R Neo Sports Café para concessionários Honda e está repleta de opções de design inteligentes e tecnologias de ponta e coroada com um esquema cromático camuflado em sete camadas da autoria de Walter Oberli.
Procurando reduzir ao máximo o peso desta personalização, a CB1000-Radical está equipada com rodas exclusivas em fibra de carbono da Rotobox, completas com uma forquilha dianteira da CeraCarbon Racing, pinhão de ataque e cremalheira traseira customizadas em fibra de carbono. A aparência agressiva da CB1000R-adical é completada por um farol rebaixado e em posição 60 mm mais avançada, bem como por um “bico-de-pato” recuperado de uma CBR600RR.
Tal como na “Yokozuna”, o motor permanece intocado, com os gases de escape agora expelido por um silenciador Akrapovic de baixo peso em titânio e fibra de carbono.
CB1000R Limited Edition
Esta CB1000R Limited Edition foi produzida pela Honda na sua fábrica de Atessa, Itália, numa edição limitada de 350 unidades. Disponível em França, Espanha, Portugal, Alemanha e Itália, esta CB1000R Limited Edition apresenta um esquema cromático tricolor inspirado na HRC, complementado por peças em fibra de carbono e um escape dividido SC Project.
Monoposto – Kummich Honda
Com um esquema cromático em tons custom a preto e azul profundo, complementado por um logotipo clássico retro da asa Honda a amarelo, a Kummich Honda fez uma personalização da sua moto com piscas Motogadget, guiador LSL preto, reservatórios Rizoma, tubos de travão em malha de aço, guarda-lamas dianteiro cortado, escape scrambler completo e painéis laterais gravados com os nomes “Monoposto” e “Kummich” no centro das atenções.
CB1000R by Buselmeier
Comemorando 60 anos de envolvimento da Honda nas corridas de Grande-Prémio, o concessionário Buselmeier preparou uma CB1000R com um escape SG Project, uma traseira “tailtidy” da R&G, proteções Fechter no pinhão de ataque e na cremalheira de transmissão, piscas de LEDs Kellermann Rhombus Dark, proteções Probike nas manetes e tubos de travão em malha de aço. O guiador em posição mais alta recebe os espelhos Ferrara II e a moto estava finalizada com um esquema cromático exclusivo inspirado nos modelos Grand Prix.
CB1000R by Fischer & Bohm
A CB1000 R personalizada pela Fischer & Bohm tinha o seu quadro em evidência com um acabamento em tinta de pó nitreto vermelho brilhante e demais elementos da ciclística em cor prateada. Tal como a moto da Buselmeier, os piscas Rhombus de LEDs vermelhos foram fornecidos pela Kellerman e o guiador, as manetes e os tubos de travão são da Spiegler. Os reservatórios Rizoma e os pesos dos punhos completam a frente da moto, com um escape Akrapoviċ e uma traseira “tailtidy” a terminarem a série de atualizações.
The CB750 ‘Starrider’
Seguindo o mantra da Motoism “Made in the Shade” (Nascida na Escuridão), a Starrider apresenta um depósito custom em carbono e um guarda-lamas diminuto na roda traseira, bem como iluminação integral por LEDs e um sub-quadro traseiro fixo por soldadura WIG. Os acabamentos furtivos preto mate são complementados por controlos minimalistas e instrumentos digitais – colocando o clássico motor Honda CB750 segundo um design ultramoderno.
0 comments