VESPA Sei Giorni II Edition – Novo motor 300 HPE debita mais de potência e mais de binário

By on 27 Fevereiro, 2020

A Vespa expande os seus modelos de gama média com a nova Sei Giorni II Edition, um modelo inspirado no passado e no sucesso da competição dos anos 50.

Após o sucesso do primeiro modelo Sei Giorni ( na cor verde kaki mate ), a nova “Second Edition” combina um visual clássico e referências à competição do passado, incluindo um desempenho moderno e o motor mais potente de todos os tempos, o 300 HPE de 23,8 cavalos de potência que inclui também nova eletrónica.

A primeira Vespa Sport 1951 “Sei Giorni” foi projetada e construída para participar na competição de regularidade “Sei Giorni Internazionale di Varese”, competição que dominou e fez com que conquistasse nove medalhas de ouro tendo assim nascido uma lenda. A placa pintada com o número “6” faz precisamente alusão aos 6 dias de corrida. A Piaggio Squadra Corse surpreendeu o mundo das corridas, ao triunfar sobre as verdadeiras motos off-road numa das competições mais difíceis e prestigiadas da época.

Inspirada na original, a Sei Giorni II Edition inclui um pequeno painel de informação analógico com o velocímetro e o indicador de nível de combustível, sendo que o próprio guiador dispensa qualquer cobertura libertando o peso da carenagem típica frontal. A iluminação é de tecnologia LED e inclui luzes diurnas para marcar presença e garantir visibilidade em todas as condições de iluminação.

Os piscas dianteiros e os traseiros estão embutidos na carenagem para manter a uma imagem limpa do conjunto. O assento tem um desenho desportivo e um acabamento com gomos e uma secção traseira cónica que tecnicamente se destina ao pendura mas que resulta bastante pequena para o efeito. Um barra de apoio cromada e as peseira embutidas completam o equipamento do pendura, embora o design da Sei Giorni esteja pensado para condução a solo.

Na Sei Giorni II Edition, a Vespa mantém o seu chassis de estilo monocoque, que conta com chapa dobrada e soldada que garante a sua resistência e rigidez. Como é habitual neste tipo de estrutura, a área de passagem inclui um pequeno túnel que interrompe a plataforma plana dos pés, embora assegure área generosa e forrada com material antiderrapante, para que se possa utilizar a secção entre pés para armazenamento ou transporte de algum volume.

A suspensão dianteira é do tipo trem de aterragem só de um lado, que depende de um único amortecedor de mola para amortecimento. Amortecedores duplos apoiam o sistema de amortecimento traseiro e permitem um ajuste em 4 posições de pré-carga.

Um par de jantes de 12 polegadas completam a ciclística e montam pneus com 120/70 e 130/70 à frente e atrás, respectivamente. Apesar das rodas pequenas, a fábrica optou por travões hidráulicos completos com discos de 220 mm e assistidos por ABS à frente e atrás..

A potência do Sei Giorni II Edition vem de um motor HPE (Piaggio High Performance Engine) configurado de forma normal e usado como elemento de stress conjuntamente com a transmissão para formar o braço oscilante apenas de um lado. O motor de quatro tempos, de arrefecimento líquido, tem uma cilindrada de 278 cc. A injeção de combustível e o avanço da ignição são controlados eletronicamente.

A potência do motor é acoplada à transmissão por meio de embraiagem centrífuga para uma resposta imediata de aceleração e comportamento algo desportivo. Às 8.250 rpm, o motor debita 23,8 cavalos de potência e atinge uma velocidade máxima em torno de 120 km /h.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments