Proibição de circular entre filas ‘acende’ protestos em Paris

By on 22 Fevereiro, 2021

No último fim de semana centenas de motociclistas juntaram-se ao longo da circular de Paris, causando bloqueios e engarrafamentos. Em causa, a proibição de conduzir entre filas de veículos que está de novo em vigor desde o passado dia 1 de Fevereiro.

Centenas de motociclistas aceitaram o apelo da FFMC (traduzível em “Federação Francesa de Motociclistas Furiosos”) para protestar pela legalização definitiva do tráfego de duas rodas. Esta questão, que tem vindo a ser discutida em França há vários anos, transformou-se agora em revolta nas ruas de Paris: uma autêntica procissão de duas rodas reuniu-se em Porte Dauphine e marchou ao longo da “periferia”, a estrada circular da capital francesa, causando bloqueios e engarrafamentos de trânsito por toda a parte.

PROIBIÇÃO DE CIRCULAR ENTRE FILAS

A nova proibição de circulação de motociclos e scooters entre filas de carros, mesmo que estes últimos estejam parados em fila, está em vigor desde o dia 1 de Fevereiro na região parisiense e noutros departamentos.

https://twitter.com/AD14_26/status/1363099108567834624?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1363156118567010307%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es2_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.visordown.com%2Fnews%2Fgeneral%2Ffrench-authorities-ban-lane-splitting-motorcyclists-protest-their-thousands

De facto, esta medida já estava em vigor muito antes disso, mas nos últimos cinco anos tinha sido concedido um período provisório, permitindo o movimento dos motociclistas entre filas numa base experimental. Agora este período foi declarado terminado e voltou o antigo estatuto de proibição, com multas de 135 euros para os infratores e a dedução de 3 pontos de licença. Os franceses, no entanto, foram rápidos a mostrar que não estavam de todo de acordo.

UMA REVOLTA PREVISÍVEL

Desde há algum tempo, foram afixados autocolantes com as palavras “Mais motociclos=tráfego sem trânsito” nas janelas do Ministério do Interior. Os franceses são um povo habituado a fazer ouvir as suas vozes em voz alta sempre que algo não funciona como eles gostariam. Até o Código da Estrada está a ser discutido para além dos Alpes e por esse motivo nasceu um movimento de ‘motards’ e utilizadores de scooters com manifestações por todo o país, para protestar contra a mais recente criação da jurisprudência.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments