Harley-Davidson Pan America 1250 – A primeira Adventure da América

By on 22 Fevereiro, 2021

A  Pan America é uma moto da Harley-Davidson para os condutores que gostam de fazer desvios – on e off road. Robusta, potente e tecnologicamente avançada, foi concebida desde o início para inspirar confiança e alimentar o espírito de aventura, para onde quer que a estrada nos conduza. É a pioneira das Americas entre as Adventure da nova Era!

A Harley-Davidson aproveitou as suas capacidades de design e engenharia de ponta para criar as Pan America 1250 e Pan America 1250 Special, duas novas motos de Adventure Touring, cada uma concebida com características premium, desempenho excecional e tecnologia inovadora.

UM NOVO CAPÍTULO NA HISTÓRIA DA HARLEY-DAVIDSON

“Desde a sua criação há mais de um século, quando muitas estradas eram pouco mais do que trilhos de terra, A Harley-Davidson tem sido sinónimo de aventura. Por isso, tenho muito orgulho em apresentar a Pan America como a primeira moto de turismo de aventura concebida e construída na América”, disse Jochen Zeitz, presidente, presidente e CEO da Harley-Davidson. “Os modelos Pan America exalam esse espírito de ir a qualquer lado, partilhado hoje em dia por motociclistas nos EUA e em todo o mundo que querem conhecer o mundo de moto”.

HARLEY-DAVIDSON PAN AMERICA 1250

Os modelos Pan America 1250 e Pan America 1250 Special são animadas pelo novo motor de 150 cv Revolution® Max 1250, um V-Twin refrigerado a líquido de 1.250cc concebido para oferecer uma ampla faixa de potência que se constrói para uma corrida de alta potência e rotações. Para minimizar o peso global da moto – que na Pan America 1250 é de 242 kg e na Pan America 1250 Special de 254 kg (com combustível), o motor Revolution Max está integrado na moto como membro central do quadro.

HARLEY-DAVIDSON PAN AMERICA 1250 SPECIAL

TECNOLOGIAS DE ÚLTIMA GERAÇÃO

Além disso, ambas as Pan America estão equipadas com tecnologias concebidas para facilitar a vida ao utilizador, incluindo modos de condução controlados electronicamente mais o Cornering Rider Safety Enhancements para acentuar o controlo em cada curva – um conjunto de tecnologias para adequar o desempenho da moto à tração disponível durante a aceleração, desaceleração e travagem. A Pan America 1250 Special está ainda equipada com suspensão dianteira e traseira semi-activa ajustável electronicamente. Sendo uma primeira inovação da indústria, a Pan America está equipada com a Adaptive Ride Height (ARH), um novo sistema revolucionário de suspensão que transita automaticamente entre uma posição de paragem baixa e uma altura de condução óptima quando a moto está em movimento.

 As equipas de design e engenharia da Harley-Davidson colaboraram durante todo o processo de criação e aperfeiçoamento da Pan America 1250 e Pan America 1250 Special, com uma visão guiada ainda pela utilidade.

Pan America Special

Como uma boa multi-ferramenta a função lidera a forma destes modelos Harley-Davidson. Desde as pegas de agarrar a suportes de bagagem integrados, até um farol horizontal configurado para iluminar melhor uma pista fora de estrada, a função define o estilo. Inspirados pelo espírito da robusta versatilidade todo-o-terreno norte-americana, os modelos Pan America 1250 e Pan America 1250 Special destacam-se visualmente na paisagem de turismo de aventura, com um design musculado que reflete a capacidade de ambos os modelos.

Pan America Special

Os concessionários Harley-Davidson vão disponibilizar uma linha completa de acessórios para os modelos Pan America 1250 e Pan America 1250 Special, incluindo três sistemas de bagagem robustos, assim como novo equipamento técnico de condução para homens e mulheres desenvolvido em colaboração com o respeitado especialista europeu em vestuário de motos REV’IT!

CONSTRUÍDAS PARA RESISTIR, DESENHADAS PARA EXPLORAR E CONCEBIDAS PARA A AVENTURA

O foco no desempenho e na redução do peso impulsionou a arquitetura do veículo e do motor, as escolhas de materiais e a otimização agressiva do projeto dos componentes, tudo com o objetivo de atingir uma relação peso/potência desejável. O motor é um membro do chassis, eliminando o quadro tradicional. Três elementos distintos – a estrutura frontal, a estrutura intermediária e a seção traseira – são aparafusados diretamente ao motor. Este design reduz o peso da moto e resulta num chassis rígido que contribui para um manuseio preciso. O braço oscilante de alumínio fundido minimiza o peso. O chassis foi projetado com uma distância entre eixos de 1580mm, ideal para o touring (especialmente com um passageiro e bagagem carregada) e manuseio ágil necessário para manobrabilidade off-road.

As jantes de alumínio fundido (dianteira de 19 polegadas e traseira de 17 polegadas) foram projetadas para serem fortes, porém leves, destinadas ao uso em estradas pavimentadas e superfícies não pavimentadas, como estradas de cascalho. A Harley-Davidson e a Michelin desenvolveram em colaboração um pneu Scorcher Adventure para os modelos da Pan America para responder às necessidades associados ao adventure touring. Os pneus Michelin Anakee Wild com um padrão de piso agressivo “knobby” estarão disponíveis nos Harley-Davidson® Genuine Motor Parts & Accessories, para condutores que procuram tração off-road máxima e um perfil de estilo arrojado.

TRAVÕES BREMBO®

A Harley-Davidson e a Brembo colaboraram num sistema de travagem totalmente novo para os modelos Pan America™ que foi projetado para fornecer ao condutor uma sensação de travagem e desempenho excecionais. Uma nova pinça de quatro pistões (30 mm) monobloco aproveita ao máximo as características do material para aumentar a rigidez enquanto reduz o peso geral. Os rotores duplos do travão dianteiro têm 320 mm de diâmetro e o rotor de travão traseiro único tem 280 mm de diâmetro. Um novo cilindro “master” leve do travão dianteiro oferece resposta de alavanca ajustável.

SUSPENSÃO MULTI-REGULÁVEL

A Pan America 1250 apresenta suspensão dianteira e traseira premium totalmente ajustável para pré-carga e amortecimento de compressão/recuperação. A suspensão dianteira e traseira têm ambas 190 mm de curso. A suspensão apresenta uma forquilha de cartucho invertida SHOWA® 1. A suspensão traseira apresenta um amortecedor SHOWA® Piggyback com pré-carga hidráulica ajustável. A suspensão traseira incorpora um sistema de articulação que proporciona uma sensação progressiva ao longo do curso e mantém uma direção confortável e compatível na estrada, enquanto fornece suporte superior para condições offroad.

DISPLAY TOUCHSCREEN

Todas as funções de instrumentação e infotainment são exibidas num TFT touchscreen inclinável de 6,8 polegadas (thin-film-transistor, um tipo de ecrã de cristal líquido conhecido pela alta qualidade de imagem e contraste). A sua cobertura de vidro anti-reflexo facilita a visualização na maioria das condições de iluminação. A função touchscreen é desativada quando a moto está em movimento, mas o motociclista pode usar os controlos manuais para gerir muitas funções do ecrã quando a moto está em movimento. O display suporta funções de infotainment geradas pelo dispositivo móvel equipado com Bluetooth do condutor, incluindo música e chamadas.

A navegação é fornecida pela Harley-Davidson® App gratuito para iOS ou Android.

CINCO MODOS DE CONDUÇÃO

Os Modos de Condução selecionáveis controlam eletronicamente as características de desempenho da moto e o nível de intervenção da tecnologia. Cinco modos estão disponíveis no modelo base (4 são pré-programados e um pode ser customizado). O modelo Pan America™ 1250 Special possui dois modos adicionais que podem ser customizados pelo proprietário. Os modos de condução pré-programados para os modelos Pan America 1250 são: Road, Sport, Rain, Off-Road e Off-Road Plus. Cada modo de condução consiste numa combinação específica de entrega de potência, travagem do motor, sistema de travagem anti bloqueio aprimorado para curva (C-ABS) e configurações do sistema de controlo de tração aprimorado para curva (CTCS). O motociclista pode usar o botão MODE do lado direito para alterar o modo de condução ativo enquanto conduz a moto ou quando parado, com algumas exceções.

O modelo Harley-Davidson® Pan America 1250 é uma moto robusta, potente e tecnologicamente avançada, concebida para os condutores prontos a abraçar a aventura da vida real. A experiência de pilotagem é capaz e intuitiva, numa moto que permanece composta e confiante em qualquer estrada. A Pan America 1250 Special é uma moto de turismo de aventura premium carregada com características adicionais exclusivas: mais modos de condução, a suspensão semi-ativa e o inovador Ride High que automaticamente rebaixa a suspensão traseira em desaceleração.

No entanto, isto seria insuficiente para justificar os 12 kg a mais da Pan America Special. Além da maior panóplia eletrónica, esta versão conta ainda de série com o descanso central, crash-bars e uma proteção de alumínio do escape – na versão de base essa proteção é plástica.

Os modelos especiais Pan America 1250 e Pan America 1250 chegam aos concessionários Harley-Davidson na Primavera de 2021.

PREÇOS PARA PORTUGAL

Pan America 1250 (RA1250): PVPR 16.400€

Pan America 1250 Special (RA1250S): PVPR 18.750€

O novo V-Twin ‘líquido’ Revolution® Max 1250

Tanto a Harley-Davidson Pan America 1250 como a Pan America 1250 Special são alimentados pelo novíssimo motor Revolution® Max 1250, um V-Twin refrigerado a líquido concebido para oferecer um desempenho flexível e envolvente com uma ampla faixa de potência, que se desenvolve a uma onda de potência de altas rotações que ultrapassam a linha vermelha do mostrador. O motor Revolution põe ênfase no fornecimento suave de binário de baixa gama e no controlo do acelerador de baixa velocidade aplicável à condução fora-de-estrada.

“Ao longo da sua história, a Harley-Davidson abraçou a evolução tecnológica, respeitando ao mesmo tempo a herança da nossa marca, com motores que produzem desempenho no mundo real para condutores reais”, disse o Engenheiro Chefe da Harley-Davidson, Alex Bozmoski. “O Revolution Max 1250 é um esforço de conceção limpa e avançada que transportará os utilizadores da Pan America a novos horizontes com fiabilidade, eficiência e desempenho excitante”.

Foco no desempenho e redução de peso impulsionou a arquitectura deste motor, escolhas de materiais, e optimização do design agressivo de componentes. Para minimizar o peso global da moto, o motor é integrado no veículo como o membro central do quadro. A utilização de materiais leves ajuda a alcançar uma relação potência/peso desejável. O motor Revolution Max 1250 é montado nas instalações da Harley-Davidson Pilgrim Road Powertrain Operations em Wisconsin.

FICHA TÉCNICA

HARLEY-DAVIDSON PAN AMERICA

MOTOR

Tipo: V-twin Revolution® Max 1250 com arrefecimento líquido

Cilindrada: 1.252cc

Distribuição: 2 árvores de cames, 4 válvulas por cilindro auto-ajustáveis (VVT de admissão e escape)

Diâmetro x curso: 105 mm x 72 mm

Taxa de Compressão 13.0:1

Alimentação: Injeção eletrónica sequencial (ESPFI)

Escape: 2 em 1 em 1; catalisador no cabeçalho

TRANSMISSÃO

Lubrificação: em banho de óleo pressurizada

Embraiagem: multidiscos do tipo deslizante

Caixa: 6 velocidades

Transmissão final: por correte

CICLÍSTICA

Quadro: Estrutura do tipo treliça em aço de alta resistência, com braço oscilante de alumínio

Suspensão dianteira: Forquilha invertida com bainhas de 47mm regulável em compressão, ressalto e pré-carga de mola; curso de 191 mm

Suspensão traseira: Mono-amortecedor com sistema monoshok de articulação do tipo piggyback; curso de 191 mm

Travão dianteiro: duplo disco de 320 mm flutuante, com pinças Brembo de montagem radial de 4 pistões + anti-bloqueio ABS   

Travão traseiro: disco de 280 mm flutuante com pinça de simples pistão + anti-bloqueio ABS

DIMENSÕES, PESO E CAPACIDADES

Comprimento: 2,265 mm

Largura: 965 mm

Altura: 1,510 mm

Altura do assento: 807 mm

Ângulo da direção: 25 graus

Trail: 157 mm

Distância entre eixos: 1,580 mm

Pneus (Fr.Tr.): 120/70R19 60V e 120/70R19 60V (Michelin Scorcher Adventure)

Capacidade do depósito: 21.2 litros

Peso com combustível: 242 kg (254 kg na Pan América Special)

GALERIA DE IMAGENS

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments