Triumph Bonneville: Ícones britânicos reforçados em toda a linha

By on 23 Fevereiro, 2021

A lendária família Triumph de motos clássicas e modernas passou por um processo de evolução em 2021, com uma série de atualizações significativas em toda a linha. Vamos conhecê-las…

Quando se trata de clássicas, nunca é fácil compreender o enorme trabalho de desenvolvimento necessário para que “tudo mude” sem grandes mudanças no sentido original de cada moto. Vamos-nos explicar melhor. Olhando para estas motos, algumas parecem semelhantes, quase que guiadas por um mesmo fio condutor. E é isso mesma que se passa, na linha e na filosofia são motos clássicas, ou melhor, modernas clássicas.

No entanto, precisam sempre de evoluir, de forma perfeitamente doseada, para se manterem tecnologicamente atuais e gratificantes. Clássico ou tradicional, já se perguntou porque é que estes conceitos resistiram sempre ao passar do tempo, ao contrário de algumas ‘modas’ repentinas nas motos, que tão depressa aparecem como despararecem. Definitivamente, Clássico não é Velho, é muito mais como algo de Imortal – uma matéria orgânica em constante mutação.  

Para 2021, a Triumph renovou a sua linha de Modernas Clássicas com várias evoluções envolvendo os modelos Bonneville T100, T120 e T120 Black, Street Twin (agora também edição limitada Gold Line), Bobber e Speedmaster. Vamos analisar uma por uma.

AS NOVAS BONNEVILLE T120 E T120 BLACK DE 2021

Clássicas e intemporáis

O maior ícone das motos britânicas preserva o desempenho do bicilíndrico de 1200 cc, de grande binário, a configuração sofisticada e o magnífico ADN do modelo Bonneville e atualiza-o significativamente em 2021, oferecendo uma nova referência de carácter intemporal e de fácil condução. Apresentando uma configuração de comportamento significativamente melhorada, cortesia da significativa redução de peso de 7 kg, novas jantes de alumínio leve e novos travões Brembo de especificação superior, com a adição de uma nova tecnologia de condução, incluindo cruise control e modos de condução melhorados e um acelerador ainda mais reactivo, a lenda das Bonneville continua.

A partir de 13.100 € – Disponível Março 2021

(Bonneville T120 e T120 Black)

Binário ainda mais poderoso

O motor da nova Bonneville T120 e T120 Black é o bicilíndrico britânico típico da Triumph, de alto binário e 1200 cc, que foi desenvolvido para uma experiência de condução superior. Em 2021, a massa do motor da novíssima T120 foi reduzida significativamente através da utilização de uma cambota mais leve. Juntamente com embraiagem e veios de excêntricos optimizados, também a inércia foi reduzida, o que proporciona à nova geração uma aceleração notavelmente mais imediata e com maior capacidade de resposta.

A T120 foi especificamente afinada para proporcionar um binário elevado, desde as mais baixas rotações até à gama média, proporcionando um desempenho estimulante em qualquer momento. O motor bicilíndrico de 1200 cc fornece 105 Nm de binário máximo a apenas 3500 rpm com o pico de potência de 80 cavalos às 6.550 rpm. Com o seu sistema de arrefecimento por líquido, o motor aperfeiçoado de 2021 excede os requisitos da norma EURO 5, proporcionando emissões inferiores às da geração anterior e uma excelente economia de combustível. Tanto a T120 como a T120 black vêm com um intervalo de manutenção muito alto, de 16.000 quilómetros, fazendo com que o custo contínuo para o proprietário se mantenha baixo.

Emagrecimento de 7 quilos

O comportamento da nova T120 foi melhorado em 2021, tendo menos 7 kg. As novas jantes de alumínio (18” X 2,75” na dianteira e 17” X 4,25” na traseira) conferem uma grande redução no peso não suspenso e na inércia, tornando a nova T120 mais ágil e manobrável na condução, e também quando não está em andamento e se move a moto.

O sistema de travagem foi aperfeiçoado com um travão dianteiro Brembo de especificação superior, com uma configuração de dois discos e pinças deslizantes de 2 pistões, conferindo uma excelente potência de travagem e uma melhor sensação. A segurança e o controlo também foram maximizados graças ao ABS de última geração da Triumph e ao controlo de tração comutável. A combinação da redução de peso, das novas rodas e da configuração dos travões de especificação superior fazem da nova T120 a melhor Bonneville T120 de sempre.

Eletrónica ao melhor nível

A nova T120 vem com tecnologia de especificação superior em relação à sua versão anterior, apresentando agora cruise control como standard, bem como modos de condução aperfeiçoados. O cruise control pode ser definido através de um botão no guiador, tornando-o extremamente conveniente para o condutor, bem como para a seleção dos modos de condução. O condutor pode escolher entre os modos de condução «Rain» (Chuva) e «Road» (Estrada), que irão adaptar o comportamento da moto de acordo com as condições de condução. Outra tecnologia de alta especificação focada no condutor que é apresentada como standard inclui uma embraiagem assistida, que reduz a fadiga do condutor no tráfego intenso ou em viagens mais longas; um imobilizador do motor incorporado na chave, uma útil tomada de carregamento por USB por baixo do banco e a cablagem interna preparada para ligar os punhos aquecidos dos acessórios.

O farol incorpora uma luz LED distinta de funcionamento diurno, sujeita à legislação do mercado, o que facilita a visibilidade da moto pelos outros condutores.

Literalmente clássica

A silhueta e o estilo inconfundíveis e icónicos da Bonneville foram ainda mais enriquecidos através um conjunto de pormenores que misturam o estilo icónico da T120 com as mais recentes funcionalidades premium da Triumph.

A configuração do bloco duplo tem um novo mostrador premium 3D com a marca Bonneville e com o tipo de letra e as cores tradicionais. O ecrã digital multifunções fornece ao condutor todas as informações necessárias, tais como as definições do modo de condução, o estado do cruise control, o indicador da mudança engrenada e muito mais, e é tudo controlado através do botão de deslocamento intuitivo e facilmente acessível montado no guiador.

O icónico depósito Bonneville esculpido com joelheiras ostenta um novo emblema de metal cromado com 3 barras, acrescentando um novo toque de estilo ao já inconfundível design da T120. No modelo clássico Bonneville T120, foram utilizados acabamentos cromados premium, mantendo o estilo intemporal caraterístico, incluindo acabamentos nos espelhos, nos guarda-lamas, nos indicadores, nos silenciadores, no guiador, no aro dos faróis e na tampa de enchimento do óleo.O banco tem acabamento de contraste, um topo estriado e um logótipo Triumph estampado.

Em alternativa, com a agressiva e temperamental Bonneville T120 Black pode obter uma série de detalhes e componentes escurecidos de primeira qualidade, incluindo aros das rodas, pega, capas do motor, espelhos, aro dos faróis, indicadores e escape, com a adição de um elegante banco castanho com o logótipo Triumph estampado.

Além disso, está agora disponível um conjunto de 116 acessórios genuínos da Triumph para a gama T120, permitindo aos condutores personalizar as suas motos.

A T120 está disponível em 3 esquemas de cores elegantes, incluindo uma opção de cor «Jet Black» única, ou uma escolha de dois esquemas de cor dupla; «Cordovan Red» e «Silver Ice», e o «Cobalt Blue» e «Silver Ice», ambos com contornos dourados pintados à mão.

Para a T120 Black, pode escolher entre o «Jet Black» ou um sofisticado esquema «Matt Jet Black» e «Matt Graphite» com contornos prateados pintados à mão.

A NOVA BONNEVILLE T100 DE 2021

Classe é poder!

A introdução perfeita à icónica família Bonneville, a última geração da autêntica e original T100 da Triumph incorpora o desempenho emocionante e rico em binário, o comportamento de confiança e o estilo intemporal Bonneville com uma atualização significativa para o mais recente motor bicilíndrico, com elevado binário e de 900 cc, proporcionando mais 10 cv de potência e emissões mais baixas. Acrescente a tudo isso um peso geral mais leve, travões e suspensão com especificações superiores, a mais recente tecnologia de condução e novos e sofisticados detalhes, e tem ao seu dispor uma condução na T100 ainda mais vistosa e refinada.

A partir de 11.100 € – Disponível Março 2021

Desempenho melhorado

A nova Triumph Bonneville T100 apresenta um motor Bonneville de dois cilindros, de 900 cc e de binário elevado, que foi sujeito a grandes atualizações em 2021, resultando num grupo propulsor mais leve e com maior capacidade de resposta.

A potência máxima tem mais 10 cv do que a geração anterior, com 65 cv às 7.400 rpm, enquanto o binário máximo é de 80 NM às 3750 rpm, com 80% do binário máximo disponível desde 2000 rpm até 7000 rpm, oferecendo uma forte aceleração sempre que for necessário. As actualizações conferem maior potência e binário à nova Bonneville T100 a partir de uma baixa rotação de apenas 3500 rpm e até ao limite máximo, que apresenta mais 500 rpm do que versão anterior.

O novo motor da T100 também excede as normas EURO 5 e apresenta agora menos emissões e uma excelente economia de combustível.

Graças à cambota de baixa inércia, aos veios de excêntricos mais leves, à tampa da embraiagem de parede fina e à tampa de magnésio da árvore de cames, o motor da novíssima T100 é consideravelmente mais leve do que a versão anterior, contribuindo significativamente para a redução de peso de 4 kg da nova T100 Bonneville de 2021. Esta redução de peso, combinada com uma potência superior, traduz-se numa notável melhoria na resposta de aceleração e na condução.

Um intervalo de manutenção bastante elevado de 10.000 milhas ou 16.000 quilómetros faz com que o custo contínuo para o proprietário se mantenha baixo.

Para os mercados europeus, a T100 pode conter um kit de carta de condução A2, que pode ser facilmente removido por um concessionário Triumph quando o proprietário tiver passado no exame para restabelecer a potência total. Os requisitos legais do mercado local serão aplicados.

Travões Brembo e ABS de última geração

O comportamento da T100 Bonneville de 2021 foi aperfeiçoado com a redução de peso de 4 kg, melhorando nomeadamente a agilidade da moto. A T100 também vem equipada com um travão dianteiro Brembo de 2 pistões de especificação superior para lhe conferir uma excelente potência de travagem, com mais assertividade e melhor sensação.

As novas forquilhas dianteiras com elementos amortecedores de especificação superior, combinadas com os amortecedores duplos traseiros e as rodas de estilo clássico de 32 raios, enriquecem ainda mais a sensação de agilidade e conveniência de condução da T100 para alcançar uma condução de confiança. O ABS de última geração e o controlo de tração comutável são incorporados de forma sensível e discreta para maximizar a segurança do condutor e garantir uma experiência de condução confortável.

O conforto é assegurado por um banco cómodo para o condutor e passageiro, perfeito tanto para passeios curtos como para longos, e por uma embraiagem assistida que reduz a fadiga do condutor. O banco pode ser aberto com a utilização de uma chave para obter fácil acesso à porta USB que se encontra por baixo do mesmo, e a altura do banco é de 790 mm. Juntamente com o perfil estreito da T100, isto irá proporcionar-lhe uma sensação estável e segura quando não está em andamento.

Estilo e pormenores aprimurados

A nova T100 Bonneville de 2021 está também equipada com um novo mostrador de instrumentos, com a marca Bonneville e um tipo de letra tradicional. O ecrã multifunções integrado pode ser facilmente controlado através do botão de deslocamento montado no guiador.

Reflectindo o ADN original da T100 Bonneville, apresenta detalhes vistosos e genuínos, desde os tubos de contraste no banco, até às joelheiras nos recortes do depósito ao estilo Bonneville, passando pelo guarda-lamas traseiro em aço, pelos espelhos cromados, pelo guiador cromado, pelo aro cromado dos faróis e, por fim, pela tampa cromada de enchimento de óleo. A luz traseira compacta e elegante é totalmente LED para uma maior eficiência energética e elevada visibilidade.

A nova Bonneville T100 de 2021 está disponível em três cores clássicas – o Lucerne Blue e o Fusion White, com linhas de contorno prateadas e pintadas à mão; uma opção elegante, em Jet Black ou um segundo esquema de cor dupla, em Carnival Red e Fusion White, com linhas de contorno prateadas e pintadas à mão.

Acessórios

O condutor pode personalizar a sua T100, tendo ao dispor uma gama de 117 acessórios genuínos. Todos eles foram desenvolvidos e testados simultaneamente com a moto de forma a garantir uma integração perfeita e proporcionar várias opções de personalização para a T100, de acordo com o gosto e as necessidades do condutor.

Disponível na gama de acessórios, os proprietários terão ao seu dispor um amplo catálogo de bagagem, além de opções para bancos e ecrãs. Os punhos aquecidos com cablagem interior conferem um conforto adicional e auxiliam os controlos em climas mais frios, enquanto a opção de cruise control diminui a fadiga do acelerador em viagens mais longas.

Além disso, é possível adotar um estilo mais escuro com colectores de escape, alhetas e silenciadores pretos, tudo graças à lista de Acessórios Genuínos da Triumph.

A NOVA STREET TWIN DE 2021

Elegância e divertimento

A última geração do clássico moderno mais vendido da Triumph oferece o desempenho entusiasmante e de elevado binário, o comportamento de confiança e o estilo personalizado e contemporâneo da Street Twin, e leva-os para o próximo nível com o mais recente motor bicilíndrico de elevado binário de 900 cc para obter emissões mais baixas. Com um banco mais confortável e uma série de novos e refinados detalhes e acabamentos em 2021, para além de uma extensa gama de 120 Acessórios Genuínos, a Street Twin confere-lhe a condução clássica e moderna que é perfeita tanto para condutores novos como para condutores experientes.

A partir de 9.200 € – Disponível Março 2021

Desempenho melhorado

Aperfeiçoada em 2021, a atualização de última geração do motor da Street Twin de 900 cc de elevado binário conserva toda a potência, carácter e capacidade de resposta do famoso motor bicilíndrico Bonneville, que excede agora os requisitos da norma Euro 5 com emissões mais baixas, e apresentando um excelente consumo de combustível. A nova Street Twin oferece um binário incrível a baixas rotações em toda a faixa de rotação possibilitando uma aceleração emocionante sempre que for necessário, com 65 cv de potência máxima a chegar às 7.500 rpm e com 80 Nm de binário máximo às 3.800 rpm. Tais potências e binários são geridos confortavelmente graças ao controlo de aceleração do acelerador electrónico.

A Street Twin também apresenta um intervalo de manutenção de 16.000 km. Para os mercados europeus, a Street Twin pode conter um kit de carta de condução A2 e pode ser facilmente revertida para a potência máxima por qualquer concessionário Triumph.

Conforto e estilo

O estilo moderno para o cliente da Street Twin foi actualizado em 2021 com novas funcionalidades premium, incluindo jantes em liga leve, um novo banco mais confortável, uma nova carroçaria e melhor acabamento e detalhes, com suportes de alumínio escovado para o farol. O farol em si é compacto e possui uma insígnia na tampa da lâmpada que é típica da Triumph. A luz traseira é um LED compacto e elegante, com um padrão de luz distinto. O ADN do design intemporal Bonneville e a carroçaria minimalista, com depósito esculpido e tampa do depósito de combustível cromada com bloqueio, combinados com o guarda-lamas frontal compacto da Street Twin e o novo painel lateral com um detalhe em malha incorporada com decalques no depósito em folha de alumínio premium, resulta num produto espantoso.

O acabamento líder de classe da Street Twin, incluindo os novos acabamentos da carroçaria em alumínio escovado e as capas pretas do motor típicas da Bonneville, é complementado por uma coroa e braçadeiras da cabeça de escape distintos. Equipadas com pneus Pirelli Phantom Sportscomp para uma maior aderência e durabilidade, as novas jantes em liga leve dão um toque adicional ao visual personalizado e apresentam detalhes maquinados nos raios. Para os condutores da Street Twin que querem personalizar as suas motas, existem 120 Acessórios Genuínos Triumph que lhe proporcionam proteção, conforto, estilo, capacidade e segurança adicionais. Estes incluem opções para bagagem, viseiras, pegas, barras de proteção do motor, proteções do motor e capas pretas ou cromadas do motor. Todos os acessórios foram concebidos e construídos com a moto, para uma perfeita integração, e testados com os mesmos padrões.

A Street Twin de 2021 está disponível em três opções de cores – «Cobalt Blue», «Matt Ironstone» e «Jet Black».

Especificações superiores para uma condução mais aprumada

A Street Twin de 2021 também vem equipada com um novo banco com mais 10 mm de espessura que apresenta uma nova mistura de espuma para um melhor acolchoamento, conferindo ao condutor uma experiência de condução ainda mais confortável. Reconhecido pela sua acessibilidade, o novo modelo de 2021 apresenta um banco com uma altura reduzida, de 765 mm, e uma excelente largura de apoio, tornando-o uma óptima moto para condutores de todas as alturas e compleições físicas.

A Street Twin é excepcionalmente fácil de conduzir, com um comportamento intuitivo e neutro, e tem uma grande especificação de equipamento standard, com forquetas dianteiras com elementos amortecedores mais espessos e amortecedores traseiros duplos, um travão dianteiro Brembo de especificação elevada com disco único para uma sensação cómoda, e uma embraiagem assistida para uma operação leve e fácil, uma verdadeira vantagem no trânsito pela cidade ou em viagens longas.

O ABS e o Controlo de Tração comutável estão instalados como standard – para gerir o binário da Street Twin quando a tração está comprometida. Estão disponíveis dois modos de condução – «Rain» (Chuva) e «Road» (Estrada). Estes ajustam o mapa de aceleração e as definições de controlo de tração para um desempenho ótimo em condições húmidas e secas. Os elegantes mostradores da Street Twin vêm com um velocímetro analógico clássico e um ecrã digital e sistema de menu, ao qual se acede através de um botão de deslocamento montado no guiador, para controlo na ponta dos dedos durante a condução.

Outras funcionalidades incluem um carregador USB por baixo do banco, um imobilizador de chave incorporado e punhos aquecidos como acessório, e a capacidade de instalação do Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus.

EDIÇÃO LIMITADA STREET TWIN GOLD LINE DE 2021

Personalização máxima

A Street Twin Gold Line é a requintada edição personalizada, limitada a 1000 motos, que combina todas as atualizações e funcionalidades da nova Street Twin de 2021, juntamente com a soberba arte da oficina de pintura da Triumph, graças à sua carroçaria com detalhes manuais.

Esta requintada edição personalizadada Street Twin de 2021 oferece todas as atualizações da nova geração e celebra o logótipo clássico e intemporal da Triumph, com revestimentos em dourado pintados à mão na oficina de pintura especializada da Triumph. Existem apenas 1000 destas belas motos em todo o mundo, cada uma com um certificado de autenticidade personalizado com o número de VIN (Número de identificação do veículo) único da moto, tornando-as ainda mais exclusivas. Uma edição limitada a ter em conta por todos os colecionadores de motos.

A partir de 9.800 € – Disponível Março 2021

Uma custom especial com detalhes de artesão

A edição limitada Street Twin Gold Line apresenta um impressionante esquema de pintura «Matt Sapphire Black» com o logótipo da Triumph e revestimento dourado pintado à mão.

Os detalhes personalizados também se aplicam às rodas da Street Twin, com detalhes nos raios maquinados e requintadas faixas douradas, assim como ao novo painel lateral que inclui um logótipo personalizado da Street Twin, reforçando ainda mais a exclusividade desta edição limitada.

Todas as novas atualizações da Street Twin 2021

A nova edição limitada da Gold Line incorpora todas as funcionalidades atualizadas da Street Twin da nova geração de 2021, incluindo o seu motor Euro 5 melhorado com emissões mais baixas, e maior conforto e estilo, cortesia de um novo banco, jantes em liga leve, carroçaria e detalhes em alumínio escovado. Acrescente a tudo isso a iluminação de confiança e a condução ágil, a altura baixa do banco, de apenas 765 mm, o travão dianteiro Brembo, os dois modos de condução, o ABS e controlo de tração comutável, e obtém uma edição verdadeiramente especial do clássico moderno mais bem sucedido da Triumph.

A NOVA BONNEVILLE SPEEDMASTER DE 2021

Devoradora de quilómetros

Oferecendo a condução perfeita e mais cómoda de longa distância, a última geração do clássico britânico da Triumph oferece toda a capacidade e todo o estilo sofisticado da Speedmaster durante todo o dia e atualiza-a significativamente com um melhor desempenho do motor, equipamento de especificação superior e ainda detalhes premium. Com 79 acessórios, incluindo bagagem, a nova geração promete uma condução ainda mais confortável, elegante e refinada.

A partir de 14.550 € – Disponível Março 2021

Desempenho melhorado

O coração da nova Speedmaster é o seu característico motor bicilíndrico britânico de elevado binário, de 1200 cc, que foi desenvolvido para 2021, para conferir uma sensação ainda mais imediata e com maior capacidade de resposta. A Speedmaster partilha a mesma ordem de ignição de 270 graus que o resto da gama Bonneville, com uma afinação especificamente desenvolvida para proporcionar um elevado binário e uma elevada potência a baixo regime e através de toda a faixa de rotações.

Com menor inércia em 2021, a nova geração das Triumph Speedmaster foi desenvolvida especificamente com uma nova afinação para um rendimento mais completo e mais harmonioso de potência e binário, e um aumento notável na faixa média, para um resultado que proporciona emissões mais baixas, excedendo os requisitos da norma Euro 5, e também uma excelente economia de combustível.

O binário máximo é de 106 Nm a rotações muito baixas, a apenas 3850 rpm, com mais de 90% do binário disponível até 5750 rpm, o que faz da Speedmaster uma moto realmente entusiasmante de conduzir em qualquer mudança. 78 cv de potência máxima chegam às 6100 rpm. O sistema de refrigeração por líquido, essencial para baixas emissões e boa economia de

combustível, está sensivelmente incorporado, assim como o escape em aço inoxidável cromado e brilhante. O sistema de escape é único na Speedmaster, e é fabricado precisamente para proporcionar um som rico, profundo e distinto, enquanto o seu design de dupla camada esconde inteligentemente o catalisador para um funcionamento ininterrupto do colector.

A mais recente tecnologia de condução com acelerador eletrónico da Triumph garante um controlo preciso do acelerador na Speedmaster, que tem dois modos de condução melhorados – «Road» (Estrada) e «Rain» (Chuva). Ambos os modos de condução mantêm a Speedmaster na potência máxima e ajustam tanto a resposta do acelerador como as definições de controlo de tração, aumentando a confiança, a facilidade de condução e a segurança, quaisquer que sejam as condições.

Um intervalo de manutenção bastante elevado de 16.000 quilómetros faz com que o custo contínuo para o proprietário se mantenha baixo.

Nova forquilha Showa, travões Brembo e ABS

A nova Triumph Speedmaster de 2021 apresenta forquetas com elementos amortecedores Showa de 47 mm de diâmetro e especificação superiores que, combinadas com a unidade de suspensão traseira de amortecedor único ajustável, proporcionam ao condutor grande manobrabilidade, conforto e controlo, com e sem banco traseiro. A potência de travagem é excelente, graças à travagem Brembo de alto desempenho, montada com discos duplos. Para maximizar a segurança e o controlo, o ABS de última geração da Triumph e o controlo de tração comutável são instalados como standard e magnificamente incorporados no design.

A Speedmaster está preparada para oferecer todo o comportamento neutro, ágil e facilitado, com uma posição de condução cómoda e confortável. O banco da moto possui uma altura muito baixa, de apenas 705 mm, o que a torna num dos modelos mais acessíveis da Triumph. Está incluída uma configuração ainda mais confortável de dois bancos na atualização de 2021. O banco do condutor tem agora um suporte lombar diferente e uma construção esculpida de espuma profunda, enquanto o banco do passageiro tem uma espuma com mais 11 mm de espessura relativamente à geração anterior. A configuração do banco pode ser facilmente alternada entre um banco duplo ou único, adaptando o aspeto da Speedmaster ao gosto pessoal e permitindo a instalação de um útil suporte traseiro acessório. Uma embraiagem assistida aumenta o conforto em viagens longas ou em tráfego intenso e o cruise control, equipado como standard, é muito fácil e intuitivo de usar, com uma operação de fácil acesso com um único botão.

Estilo dominador

Enquanto a Speedmaster mantém o essencial da identidade e do ADN da Bonneville, esta também apresenta um belo e icónico estilo cruiser personalizado. A carroçaria da Speedmaster 2021 é reduzida ao mínimo com alguns toques genuínos que mantêm o aspeto icónico da Speedmaster, tais como o canhão de ignição lateral, o clássico cubo traseiro inspirado nos “travões de tambor”, o compartimento da bateria com a correia em aço inoxidável ao estilo da marca e muito mais.

O painel tem um novo aro no modelo de 2021, com a subtil marca Bonneville, e um novo mostrador. O ecrã LCD é controlado através de um botão de deslocamento facilmente acessível e intuitivo montado no guiador. Para maior eficiência e longevidade, a iluminação LED completa – farol, luz traseira, indicadores e luz da matrícula – é uma funcionalidade standard da Speedmaster de 2021, e está sujeita à legislação do mercado, o farol está equipado com uma luz LED distinta de funcionamento diurno para uma maior visibilidade.

79 acessórios genuínos

A família Bonneville é a plataforma perfeita para a personalização, e há uma gama de mais de 79 acessórios genuínos Triumph que pode escolher. Todos eles foram concebidos e desenvolvidos com a moto para assegurar uma integração perfeita, e foram testados de acordo com os mesmos padrões que a própria Speedmaster. A capacidade de longa distância da Speedmaster pode ser melhorada com a inclusão de malas de couro ou algodão encerado, um suporte para bagagem cromado, um encosto dorsal para o passageiro, apoios para os pés do condutor e um ecrã de turismo de longo curso. Estão disponíveis diferentes opções de bancos, bem como um acessório alternativo de configuração de encosto alto, uma bolsa com montagem no braço oscilante, espelhos ovais cromados ou em preto, barras de proteção do motor, e vários emblemas, tampas, capas e acabamentos.

Estão também disponíveis escapes alternativos, incluindo um sistema de acabamento inteiramente em preto, e para maior conveniência a temperaturas mais baixas, podem ser instalados punhos aquecidos. Estes integram-se com a cablagem oculta que já está incorporada na Speedmaster.

Para o modelo de 2021 existem três elegantes esquemas de cores, incluindo uma opção «Jet Black», um novo esquema «Fusion White» e um esquema de cor dupla «Sapphire Black» com contornos duplos pintados à mão, e um novo e impressionante esquema de pintura «Red Hopper».

A NOVA BONNEVILLE BOBBER DE 2021

Brutalidade deslumbrante

Tão impressionante de se ver como é de se conduzir, a última geração do clássico personalizado e elegante da Triumph possui toda a autenticidade inigualável e inovação de engenharia da geração anterior da Bobber e acrescenta toda a capacidade líder da Bobber Black, para uma nova Bobber de 2021 que oferece o melhor dos dois mundos. As atualizações significativas incluem um melhor desempenho do motor para uma condução ainda mais ágil e emocionante, uma tecnologia e um equipamento de especificação superior, e um estilo totalmente novo mais escuro e mais robusto.

Com uma gama de 77 acessórios Triumph genuínos na sua oferta, incluindo uma configuração alternativa de encosto alto, de bagagem e de opções de escolha de bancos, e uma posição de liderança na classe de bancos ajustáveis e de apoios para os pés, a Bobber foi concebida para que os condutores se adaptem ao seu estilo.

A partir de 14.550 €

Desempenho melhorado

A nova Bobber é alimentada pelo motor bicilíndrico britânico Bonneville de 1200 cc de última geração da Triumph, com elevado binário. Graças a uma redução na inércia, este motor de 2021 atualizado é mais ágil e a sua curva de binário é mais completa e harmoniosa. O carismático intervalo de ignição de 270 graus proporciona um débito de potência linear e harmonioso, com o novo motor a fornecer um notável aumento às 5.500 rpm. O torque máximo é de 106 Nm a baixas rotações, 4000 rpm apenas, e a potência máxima é de 78 cv às 6100 rpm.

A Bobber de 2021 também excede os requisitos da norma EURO 5, apresentando emissões inferiores às da geração anterior, e uma excelente economia de combustível. A autonomia também é aumentada pelo novo depósito de combustível de 12 litros, que é maior, o que lhe proporciona até 33% mais de alcance. O sofisticado sistema de acelerador eletrónico da Triumph garante um controlo preciso do acelerador e permite os dois modos de condução melhorados – «Road» (Estrada) e «Rain» (Chuva).  Estes ajustam tanto a resposta do acelerador como as definições de controlo de tração para aumentar a confiança e segurança em todas as condições.

As inigualáveis entradas duplas de ar estão localizadas debaixo do banco, enquanto o tubo de escape recto funciona inteligentemente para esconder a caixa do catalisador. Os silenciadores estilo peashooter cortados e serrados completam a moto e fornecem um som bobber rico e visceral. Um intervalo de manutenção bastante elevado de 16.000 quilómetros faz com que o custo contínuo para o proprietário se mantenha baixo.

Aprumo de uma pura Bobber

A Triumph Bobber de 2021 apresenta agora uma roda dianteira de 16″ e novas forquetas de 47 mm, mais volumosas, conferindo-lhe uma presença frontal bastante musculada e imponente. A nova roda dianteira é complementada pela ampla configuração da roda traseira da Bobber. Ambas possuem um design clássico de aros raiados, com jantes em preto. Os pneus Avon Cobra foram desenvolvidos especificamente para a Bobber, com uma construção leve para uma excelente manobrabilidade a alta velocidade e estabilidade líder na classe. A Bobber está equipada com pinças Brembo de 2 pistões e discos duplos de primeira qualidade, para uma potência de travagem excelente e controlada, sendo que na traseira está montado um único disco. O ABS e o controlo de tração comutável sofisticados da Triumph são standard para maior segurança e proteção.

Banco flutuante multi-ajustável em várias posições

Peça fundamental para o visual da traseira da Bobber é o banco flutuante em alumínio, com suspensão de amortecimento único e braço oscilante distinto “conjunto articulada”, que garante um óptimo controlo das rodas e um conforto adicional. O banco é ergonomicamente optimizado e esculpido para maior conforto, com uma almofada de espuma profunda cosida na perfeição. A altura do banco é de apenas 690 mm, o que a torna uma moto extremamente acessível na condução. A posição de condução é ajustável e o banco pode ser reposicionado “para cima e para a frente”, ou “para baixo e para trás”, otimizando o conforto e controlo para todos os tipos de condutores. Os instrumentos também são ajustáveis, já que podem ser ajustados à medida para se adequarem.

Novo estilo e detalhes escurecidos

A Bobber tem todas as características típicas e belos detalhes amplamente apreciados em todo o mundo – para-lamas minimalistas em aço com uma crista central e borda de retorno, barras planas largas com alavancas largas e ajustáveis, forquilha superior esculpida, foles de borracha, cubo clássico traseiro inspirado nos “travões de tambor”, canhão de ignição de montagem lateral, espelhos retrovisores de extremidade do guiador em preto, indicadores de direcção em LED e um novo farol LED típico da marca.

Para uma maior visibilidade, e sujeito à legislação do mercado, para o modelo de 2021, o farol apresenta as Luzes de Funcionamento Diurno LED da Triumph. Para conferir um toque adicional ao estilo minimalista para 2021, foram ainda apresentadas  as novas capas pretas do motor, a capa da árvore de cames e a capa dos carretos, dando à Bobber um visual renovado, mais agressivo e temperamental.

Para o modelo de 2021, os instrumentos apresentam um novo aro, incluindo um adorno metálico com a subtil marca Bonneville. Existe também um novo mostrador, com marcas translúcidas prateadas, e luzes de aviso com melhor integração. O ecrã multifunções é controlado por um botão de deslocamento de fácil acesso montado no guiador.

A Bobber de nova geração de 2021 é comercializada em três opções de cores distintas, com um novo esquema «Matt Storm» em cinzento e «Matt Ironstone», um novo esquema «Cordovan Red», e uma opção clássica «Jet Black».

Juntando-se à Thruxton RS, lançada no ano passado com grande aclamação internacional, o novo alinhamento Bonneville será aperfeiçoado em abril de 2021, com a divulgação oficial das Scrambler 1200 e das Street Scrambler de nova geração, data em que serão revelados todos os pormenores.

PREÇOS PARA PORTUGAL

Street Twin Gold Line:  9.800 € PVP

Street Twin:                       desde 9.200 € PVP

Bonneville T100:              desde 11.100 € PVP

Bonneville T120:              desde 13.100 € PVP

Bonneville T120 Black:  desde 13.100 € PVP

Bobber:                               desde 14.550 € PVP

Speedmaster:                   desde 14.550 € PVP          

Todos os modelos começarão a chegar durante o mês de Março de 2021

FICHAS TÉCNICAS

TRIUMPH BONNEVILE T120 E T120 BLACK

MOTOR E TRANSMISSÃO
Motor de dois cilindros paralelos arrefecido a líquido, SOHC, 8 válvulas, cambota com intervalo de ignição de 270°
Cilindrada 1200 cc
Diâmetro 97,6 mm
Curso 80,0 mm
Compressão 10.0:1
Potência máxima 80 CV às 6550 rpm
Binário máximo 105 Nm às 3500 rpm
Sistema de combustível Injeção eletrónica de combustível sequencial multiponto
Escape Sistema de escape cromado 2 em 2 com silenciadores duplos cromados (T120)
Sistema de escape preto 2 em 2 com silenciadores duplos pretos (T120 Black)
Transmissão final Corrente
Embraiagem Húmida, multi-placa, embraiagem assistida
Caixa de velocidades 6 velocidades
CICLÍSTICA
Quadro Aço tubular, quadro de suporte duplo
Braço oscilante Fabrico em duas lados
Pneu dianteiro 100/90-18
Pneu traseiro 150/70 R17
Suspensão dianteira Forquetas com elementos amortecedores de Ø 41 mm.
Suspensão traseira Suspensões traseiras duplas, com ajuste de pré-carga
Travões dianteiros Discos duplos de 310 mm, pinça flutuante Brembo de 2 pistões, ABS
Travões traseiros Disco único de 255 mm, pinça flutuante Nissin de 2 pistões, ABS
Painel de instrumentos Velocímetro e tacómetro analógicos de mostrador duplo com ecrãs LCD multifunções
DIMENSÕES E PESOS
Comprimento 2170 mm
Largura (Guiador) 780 mm
Altura sem espelhos 1100 mm
Altura do assento 790 mm
Distância entre eixos 1450 mm
Inclinação 25,5 °
Trail 105,2 mm
Peso líquido 236 kg
Capacidade do depósito de combustível 14,5 litros

TRIUMPH BONNEVILLE T100

MOTOR E TRANSMISSÃO
Motor de dois cilindros paralelos arrefecido a líquido, SOHC, 8 válvulas, cambota com intervalo de ignição de 270°
Cilindrada 900 cc
Diâmetro 84,6 mm
Curso 80,0 mm
Compressão 11.0:1
Potência máxima 65 CV às 7400 rpm
47,59 CV/35 kW às 6750 rpm (com kit de conversão A2)
Binário máximo 80 Nm às 3750 rpm
Sistema de combustível Injeção eletrónica de combustível sequencial multiponto
Escape Sistemas de escape 2 em 2 em aço inoxidável escovado com silenciadores duplos
Transmissão final Corrente
Embraiagem Húmida, multi-placa, embraiagem assistida
Caixa de velocidades 5 velocidades
CICLÍSTICA
Quadro Aço tubular, quadro de suporte duplo
Braço oscilante Fabrico em duas lados
Pneu dianteiro 100/90-18
Pneu traseiro 150/70 R17
Suspensão dianteira Forquetas com elementos amortecedores de Ø 41 mm.
Suspensão traseira Suspensões traseiras duplas, com ajuste de pré-carga
Travões dianteiros Disco flutuante simples de Ø 310 mm, pinça axial Brembo de 2 pistões, ABS
Travões traseiros Disco único de 255 mm, pinça flutuante Nissin de 2 pistões, ABS
Painel de instrumentos Velocímetro e tacómetro analógicos de mostrador duplo com ecrãs LCD multifunções
DIMENSÕES E PESOS
Comprimento 2170 mm
Largura (Guiador) 780 mm
Altura sem espelhos 1100 mm
Altura do assento 790 mm
Distância entre eixos 1450 mm
Inclinação 25,5 °
Trail 104,0 mm
Peso líquido 228 kg
Capacidade do depósito de
combustível 14,5 litros

TRIUMPH STREET TWIN E STREET TWIN GOLD LINE

MOTOR E TRANSMISSÃO
Motor de dois cilindros paralelos arrefecido a líquido, SOHC, 8 válvulas, cambota com intervalo de ignição de 270°
Cilindrada 900 cc
Diâmetro 84,6 mm
Curso 80,0 mm
Compressão 11.0:1
Potência máxima
65 CV às 7500 rpm
47,59 PS/35 kW às 7000 rpm (com kit de conversão A2)
Binário máximo 80 Nm às 3800 rpm
Sistema de combustível Injeção eletrónica de combustível sequencial multiponto
Escape Sistemas de escape 2 em 2 em aço inoxidável escovado com silenciadores duplos
Transmissão final Corrente
Embraiagem Húmida, multi-placa, embraiagem assistida
Caixa de velocidades 5 velocidades
CICLÍSTICA
Quadro Aço tubular, quadro de suporte duplo
Braço oscilante Fabrico em duas lados
Pneu dianteiro 100/90-18
Pneu traseiro 150/70 R17
Suspensão dianteira Forquetas com elementos amortecedores de Ø 41 mm.
Suspensão traseira Suspensões traseiras duplas, com ajuste de pré-carga
Travões dianteiros Disco flutuante único de Ø 310 mm, pinça axial Brembo de 4 pistões, ABS
Travões traseiros Disco único de 255 mm, pinça flutuante Nissin de 2 pistões, ABS
Painel de instrumentos Velocímetro analógico com ecrã LCD multifuncional
DIMENSÕES E PESOS
Comprimento 2095 mm
Largura (Guiador) 780 mm
Altura sem espelhos 1110 mm
Altura do assento 765 mm
Distância entre eixos 1450 mm
Inclinação 25,1 °
Trail 102,4 mm
Peso líquido 216 kg
Capacidade do depósito de
combustível 12,0 litros

TRIUMPH BONNEVILLE SPEEDMASTER

MOTOR E TRANSMISSÃO
Motor de dois cilindros paralelos arrefecido a líquido, SOHC, 8 válvulas, cambota com intervalo de ignição de 270°
Cilindrada 1200 cc
Diâmetro 97,6 mm
Curso 80,0 mm
Compressão 10.0:1
Potência máxima 78 CV às 6100 rpm
Binário máximo 106 Nm às 4000 rpm
Sistema de combustível Injeção eletrónica de combustível sequencial multiponto
Escape Sistema de escape 2 em 2 em aço inoxidável cromado de pele dupla com silenciadores em aço inoxidável cromado
Transmissão final Corrente
Embraiagem Húmida, multi-placa, embraiagem assistida
Caixa de velocidades 6 velocidades
CÍCLISTICA
Quadro Aço tubular, quadro de suporte duplo
Braço oscilante Fabrico em duas lados
Pneu dianteiro MT90B16
Pneu traseiro 150/80 R16
Suspensão dianteira Forqueta com elementos amortecedores Showa de Ø 47 mm
Suspensão traseira Suspensão traseira com amortecedor único com articulação e ajuste de pré-carga
Travões dianteiros Disco duplo de Ø 310 mm, pinças axiais deslizantes Brembo de 2 pistões
Travões traseiros Disco único de Ø 255 mm, pinça axial deslizante Nissin de pistão único
Painel de instrumentos Velocímetro analógico com ecrã LCD multifuncional
DIMENSÕES E PESOS
Comprimento 2225 mm
Largura (Guiador) 910 mm
Altura sem espelhos 1055 mm
Altura do assento 705 mm
Distância entre eixos 1500 mm
Inclinação 25,3 °
Trail 91,4 mm
Peso líquido 263 kg
Capacidade do depósito de
combustível 12,0 litros

TRIUMPH BONNEVILLE BOBBER

MOTOR E TRANSMISSÃO
Motor de dois cilindros paralelos arrefecido a líquido, SOHC, 8 válvulas, cambota com intervalo de ignição de 270°
Cilindrada 1200 cc
Diâmetro 97,6 mm
Curso 80,0 mm
Compressão 10.0:1
Potência máxima 78 CV às 6100 rpm
Binário máximo 106 Nm às 4000 rpm
Sistema de combustível Injeção eletrónica de combustível sequencial multiponto
Escape Sistema de escape 2 em 2 em aço inoxidável escovado de pele dupla com silenciadores de aço inoxidável escovado
Transmissão final Corrente
Embraiagem Húmida, multi-placa, embraiagem assistida
Caixa de velocidades 6 velocidades
CICLÍSTICA
Quadro Aço tubular, quadro de suporte duplo
Braço oscilante Fabrico em duas lados
Roda Dianteira Arame, 32 raios, 16 x 2,5 pol.
Roda traseira Arame, 32 raios, 16 x 3,5 pol.
Pneu dianteiro MT90B16
Pneu traseiro 150/80 R16
Suspensão dianteira Forqueta com elementos amortecedores Showa de Ø 47 mm
Suspensão traseira Suspensão traseira com amortecedor único com articulação
Travões dianteiros Disco duplo de Ø 310 mm, pinças axiais deslizantes Brembo de 2 pistões
Travões traseiros Disco único de Ø 255 mm, pinça axial deslizante Nissin de pistão único
Painel de instrumentos Velocímetro analógico com ecrã LCD multifuncional
DIMENSÕES E PESOS
Comprimento 2220 mm
Largura (Guiador) 800 mm
Altura sem espelhos 1024 – 1055 mm
Altura do assento 690 – 700 mm
Distância entre eixos 1500 mm
Inclinação 25,4 °
Trail 92,0 mm
Peso líquido 251 kg
Capacidade do depósito de
combustível 12,0 litros

Linha de acessórios Triumph Motorcycles 2021

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments