Espanha com mais auto-estradas gratuitas desde 2021

By on 3 Março, 2022

Desde agosto de 2021, o número de auto-estradas estatais sem portagem aumentou substancialmente no país vizinho. Saiba porquê.

Em 2020, várias autoestradas em Espanha tornaram-se gratuitas, como a AP4 de Sevilha a Cádiz e também a AP7 de Tarragona a Alicante. Desde então, os espanhóis, os turistas e o trânsito usam essas estradas sem pagar, como também sucede na AP2 de Burgos a Eibar.

Contratos com as empresas de auto-estradas

Pode então perguntar porque razão os espanhóis têm este privilégio, enquanto nós continuamos a pagar em todas as auto-estradas. A resposta é simples. Quando a construção de autoestradas começou em Espanha na década de 1970, o governo concedeu uso comercial a empresas privadas em troca de manutenção. Esses contratos estão a expirar gradualmente.

Em vez de prorrogá-los ou renegociá-los, o governo espanhol decidiu não renovar os contratos, pagando ele próprio a manutenção e tornando as autoestradas gratuitas. Quando é que isto vai acontecer em Portugal?

Mais de 1.000 km gratuitos

Para além dos 467 quilómetros já aprovados nas autoestradas espanholas, seriam adicionados mais 640 quilómetros, uma vez que muitas concessões de várias empresas de autoestradas expiraram no final de agosto de 2021.

Em Espanha existem autoestradas privadas e estatais, sendo as privadas pagas e as estatais gratuitas, o que faz todo o sentido porque se o estado cuida da manutenção das auto-estradas, o contribuinte já paga a sua taxa com os seus impostos.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments