Chirihama Sandflats 2022: A corrida de praia vintage mais louca do ‘Sol Nascente’
Se na Europa, a febre pelas provas de praia arrancou na costa litoral francesa de Le Touquet em 1975, impulsionada pelo lendário Thierry Sabine, no Japão também foi criada uma corrida de praia pública. Chama-se Chirihama Sandflats, e é basicamente uma curta corrida de arranque anual destinada a motos vintage.
Dos 800.000 km de vias que serpenteiam pelas ilhas do Japão, há apenas um trecho de oito quilómetros onde se pode conduzir um veículo numa praia pública (legalmente, pelo menos). Chama-se Chirihama Nagisa Driveway e, durante 363 dias do ano, é uma pequena faixa serena de costa e um destino popular para turistas e frequentadores de praia.
Durante dois dias muito especiais do ano, porém, essa serenidade é substituída pela doce música das motos de corrida de cano reto, enquanto esse trecho de areia lisa se transforma numa pista de arranque. Trata-se do Chirihama Sandflats, que regressou em força no final de 2021, pela primeira vez desde 2018 depois da paragem forçada pela pandemia.
Mas o que é Chirihama Sandflats? Simplificando, é uma corrida anual de motos vintage onde os pilotos vêm para testar a sua coragem, acelerando a todo o gás em motos de outros tempos, algumas com mais de 70 anos. O conceito da competiçaõ é simples: duas motos se alinham lado a lado, é dada a bandeira de parta e a primeira moto a cruzar a linha de chegada passa para a próxima ronda.
Este ano, cerca de 150 motos antigas de duas rodas fizeram a peregrinação até às areias da província de Ishikawa. Mais centenas de entusiastas e fãs de corridas fizeram fila na praia para assistir, e essa prova no melhor estilo vintage oferceu-lhes um dos melhores espetáculos do ano durante 48 horas.
Os pilotos e as suas máquinas lendárias são divididos por três classes: A primeira é a ‘45 Championship Class’, que consiste em Harley’s construídas antes de 1952, Indians anteriores a 1953 e Triumphs anteriores a 1953, de até 500 cc. Há também a classe 80 Championship, que é composta inteiramente por Harley’s e Indian’s, bem como Triumphs anteriores a 1954, de até 650cc. Finalmente, existe ainda a Open Class, aberta a todas as Harleys, Triumphs e domésticas japonesas construídas antes de 1970. As únicas regras para todas as três classes, de acordo com os organizadores da Chirihama Sandflats, são não usar ‘pneus de pás’ inficados para a areia, gasolina de corrida, e não ter nenhuma ‘modificação insegura’.”
O Chirihama Sandflats começou como um show de motos pouco conhecido em 2012. Esse O primeiro encontro foi um sucessol, mas a primeira corrida anual do Chirihama Sandflats trouxe uma sensação inesperada: imagens de motos vintage a correrem numa praia espalharam-se como uma praga, trazendo o lado mais selvagem e retro à tona dos mídia japoneses. O evento continuou a crescer a partir daí, e imagens de alto estilo racer e sabor vintage inconfundível chegaram a quase todos os construtores e entusiastas do mundo.
A reunião anual continuou sem problemas até 2019, quando 48 horas de chuva quase constante obrigaram os organizadores a cancelar o evento. Depois veio a pandemia maldita, a corrida voltou a não acontecer em 2020, mas depois de algumas petições do governo local, o Chirihama Sandflats voltou em 2021 – embora com rígidas restrições de segurança em vigor.
Agradecimentos especiais a Tadashi Kono , que forneceu as imagens e informações para este artigo.
0 comments