Peugeot investe numa pequena empresa de motos elétricas
Este modelo conceptual, pela qualidade do seu design e soluções, conseguiu atrair a atenção da Peugeot, que tem investido fortemente na empresa.
Embora ainda seja uma pequena start-up que ainda não lançou os seus produtos no mercado, a francesa DAB Motors conseguiu chamar a atenção de uma gigante do setor: a Peugeot. O fabricante francês injetou um capital significativo nesta start-up ,que praticamente garante a chegada da moto elétrica da DAB ao mercado.
Até ao momento, não foram divulgados os valores que tornaram a Peugeot acionista maioritária da DAB Motors, conforme confirmado pelo The Pack. Sébastien Mas, Presidente da Peugeot Motocycles, comentou sobre esta promissora colaboração: “A principal força motriz da nossa colaboração reside na promessa da marca DAB: proporcionar emoções sobre rodas a seres humanos ousados. Este poderoso compromisso levou-nos a reconhecer a necessidade para se aventurar no mundo elétrico, seguindo a nossa herança de lançar motos há 125 anos. Além disso, a essência de ambas as marcas está enraizada na produção em França. Temos muito orgulho em produzir as nossas linhas premium localmente, preservando a nossa forte experiência e contribuindo para o crescimento da indústria francesa”.
O ganho de cada parte é claro. Por um lado, a DAB Motors beneficiará dos 125 anos de experiência da Peugeot como fabricante, enquanto a marca francesa de longa data ganhará a frescura em termos de design e novas ideias que caracterizam uma startup.
O know-how da DAB Motors em termos de design e tecnologia elétrica ficou patente nos dois primeiros modelos concept que apresentou, sobretudo no primeiro deles, o DAB Concept-E, que serviu de base ao segundo modelo. Agora, está na fase de industrialização do desenho do modelo conceitual, pois dificilmente um desenho tão tecnológico como o mostrado nas imagens que acompanham essas linhas chegará às ruas.
O esquema elétrico do DAB Concept-E gira em torno de um motor elétrico central com potência máxima de 10 kW (13,6 CV), o que a torna equivalente a uma 125. O fornecimento de energia ao motor elétrico parte de uma bateria que funciona com tensão de 51,6 V e com capacidade de 4,1 kWh. Com carga total, segundo a DAB, o modelo conceitual é capaz de oferecer uma autonomia de 100 quilómetros, o que está a tornar-se norma neste segmento.
Ainda não se sabe como a Peugeot alavanca a base de conhecimento DAB e a canaliza para sua linha de produtos. É possível que os franceses imitem a colaboração que a SEAT e a Silence desfrutam atualmente, e que resultou na SEAT comercializar uma scooter elétrica equivalente a 125 baseada na Silence S01: a SEAT Mó 125.
0 comments