41ª Concentração de Faro 2023: 4 dias inesquecíveis na capital algarvia!
A 41ª Concentração Internacional de Motos de Faro terminou em festa no último domingo, com o tradicional desfile pelas ruas da capital algarvia. Foi o epílogo de 4 dias de grande convívio e muita animação no recinto do Vale das Almas, que logo no sábado viu esgotada a sua capacidade ao reunir 15 mil motociclistas.
Fotos de @Pedro Fernandes
Há 41 anos que amantes das motos de todo o lado se juntam naquela que é considerada das maiores concentrações motociclistas da Europa. Com a redução do recinto, logo no sábado a lotação esgotou ainda durante a manhã. “O Moto Clube de Faro lamenta informar que não é possível novas entradas no recinto”, lia-se na página oficial do Facebook do organizador. De salientar que o recinto do evento diminuiu devido à construção imobiliária e, por esse motivo, o número de participantes ficou limitado a 15 mil. “É sempre triste ter que dizer a alguém que não pode entrar porque não há bilhete, ou não há entrada, ou não há espaço, isso foi a parte mais difícil de lidar porque emocionalmente também nos toca a nós…”, explicou o secretário-geral ‘Braza’ Tavares.
Considerada como uma das maiores concentrações motociclistas da Europa, e fazendo parte desde 1991 do Calendário Internacional de Concentrações da Federação Internacional de Motociclismo (FIM), a Concentração de Faro tem participantes vindos de todo o lado e motos para todos os gostos, muitas delas contruídas de propósito para o evento e que posteriormente são submetidas a concurso no Bike Show. Este ano houve estreantes, mas também veteranos que já se deslocam ao Algarve há 40 anos. De Espanha por exemplo, vêm cada vez mais ‘motards’. Foi esse o caso dos “Engachados”, um grupo criado nas redes sociais, só de espanhóis aficionados pela concentração de Faro.
Com a construção a reduzir parte dos terrenos, que durante anos acolheram o campismo da concentração, este ano o espaço diminuiu e o número de motards inscritos reduziu para 15 mil. Ainda assim, é quase uma cidade de motos que se instala no local durante quatro dias.
A entrada em palco de moto do vocalista da banda portuguesa Expensive Soul
Ausência muito notada na edição deste ano foi a do Presidente do Moto Clube de Faro, José Amaro. “Infelizmente o nosso presidente não pode vir por motivos de saúde, neste momento sei que já está muito melhor, em breve voltará ás lides”, explicou ‘Braza’ Tavares, acrescentando que os problemas foram “respiratório e de coração” sendo que neste momento já está bem “que é o mais importante”.
Ao segundo dia após a Concentração, tudo já estava a ficar limpo e conservado, fazendo juz ao lema do MCF : “Isso é o nosso dever e é o dever de toda a gente, suja, limpa e nós sempre fizemos isso, sujamos e limpamos…” frisou ‘Braza’, explicando como se processa o pós Concentração, há 41 anos.
Miss T-Shirt Molhada, um ‘clássico’ com mais de 40 anos…
A moto vencedora do Bike Show e o respectivo cheque de 1500€
O inscrito mais novo na Concentração de Faro, com apenas 2 meses de idade
O Grupo Motard com mais quilómetros percorridos
Momento da actuação da fadista Cuca Roseta
Entrega da moto Indian FTR 1200 ao premiado
Sorteio da Viagem ao Daytona Bike Week
As motos finalistas no Bike Show 2023
Foto de grupo de voluntários do Moto Clube de Faro
Partida do recinto do Vale das Almas para o desfile de motos em Faro
0 comments