Yamaha MT-09 2024: O Lado Negro mais ousado de sempre!
Que melhor podiamos esperar da Hyper-Naked mais pura de Iwata, que uma terceira geração revista de alto a baixo, ainda por cima com um design muito desportivo a celebrar o seu décimo aniversário. Obviamente, falamos da MT-09 de 2024, revelada hoje pela Yamaha.
A revolucionária MT-09 foi lançada em 2013 no Salão de Colónia, apenas um ano após a apresentação do conceito de motor CP3 de três cilindros, abrigado num inovador quadro. A primeira MT-09 trouxe de volta emoção pura ao mundo do motociclismo, dando início à revolução Hyper Naked que mudaria tudo.
Dez anos depois, a Yamaha eleva a MT-09 a um novo nível ao combinar a inteligência e o estilo, indo mais longe na pureza refinada do Lado Negro do Japão. A nova MT-09 oferece uma experiência de condução ainda mais emocionante com pura adrenalina, estilo agressivo e vanguardista, e especificações premium com os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos.
Design inovador e tecnologia atualizada
Esta iteração apresenta uma cara nova, ergonomia de condução refinada e eletrónica atualizada, mantendo os elementos principais da versão de 2021, incluindo o seu icónico motor de três cilindros ‘CP3’ de 119 cv e um quadro Deltabox em alumínio fundido.
A MT-09 de 2024 apresenta uma série de atualizações. A mais impressionante é a sua ciclística e estilo renovados, com novas luzes LED, para além de uma postura de condução mais desportiva, geometria de direção mais ágil, travões melhorados, um painel de instrumentos modernizado, comandos melhorados e a adição de funcionalidades avançadas como o cruise control.
Este ‘novo visual’ MT-09 representa uma transformação significativa. Na frente, o design inspira-se nas máquinas de motocross YZ da Yamaha. Um depósito de combustível redesenhado, um conjunto de luzes dianteiras LED distintivo composto por um farol projetor e luzes de condução duplas, e uma unidade traseira LED exclusiva com luzes traseiras e de travão separadas redefinem a sua aparência. O assento de duas peças complementa a ciclística minimalista.
Muitos de vocês vão apreciar o guiador ajustável inferior e bidirecional e um ângulo de direção ligeiramente aumentado. Os novos apoios para os pés estão posicionados 30,6 mm mais atrás e 9,5 mm mais acima e oferecem duas configurações de ajuste. O conforto do passageiro foi melhorado com pousa-pés redesenhados, um travão traseiro revisto e uma nova manete de embraiagem, esta última ainda equipada com o quickshifter.
Eletrónica aprimurada
A praticidade é aprimorada com uma adição substancial: um display TFT de cinco polegadas e o painel de distribuição correspondente. Esta tecnologia, derivada da Tracer 9 GT+ 2023 e da Niken GT, apresenta quatro temas de exibição, um design intuitivo, conectividade integrada por meio do aplicativo MyRide da Yamaha e compatibilidade com o sistema de aplicativos de navegação por satélite StreetCross da Garmin. Além dos modos de condução padrão, dois modos personalizados permitem que os pilotos personalizem as configurações de potência, tração e controle de deslizamento, entre outros.
Novos recursos notáveis incluem o cruise control, o regulador de deslizamento traseiro, que auxilia na travagem da roda traseira durante a travagem do motor, um cilindro mestre radial Brembo para melhorar a travagem dianteira, para além dos novos pneus Battlax Hypersport S23 da Bridgestone; também não falta uma grade de amplificador acústico projetada para melhorar a sonoridade do escape.
Conclusão
A Yamaha MT-09 de 2024 é uma moto cheia de qualidades, a começar pelo seu característico motor CP3. A Yamaha está, portanto, a jogar em grande com este novo desenvolvimento que visa melhorar a Hyper-Naked japonesa em vários pontos, com apenas uma ideia clara em mente: cada vez mais desportividade. E se o motor de três cilindros de 890 cc quase não muda, ainda oferecendo 119 cavalos de potência apesar de uma atualização para o padrão Euro5+, quase tudo ao seu redor muda.
A posição de condução é agora mais envolvente, graças a um guiador colocado mais abaixo e ajustável em duas posições, tal como os novos apoios para os pés que também são ajustáveis.
Destaques técnicos
- Aparência mais definida e compacta, incluindo um design reformulado do farol LED bifuncional
- Novo ecrã TFT de 5″ a cores com conectividade para smartphone e navegação
- Experiência de condução personalizável através das definições de Controlo de Condução Yamaha (YRC)
- Modificação das definições YRC através de smartphone com a aplicação MyRide
- Posição modificada do guiador e do apoio para pés para uma experiência de condução mais ativa ajustável em duas posições
- Assento com separação
- Novo depósito de combustível formado com grande precisão
- Grelha de amplificação acústica
- O mais recente motor EU5+ CP3 DOHC de 890 cc, três cilindros e quatro válvulas com refrigeração líquida
- IMU de 6 eixos com um conjunto completo de ajudas à condução sensíveis à inclinação, que agora inclui o Regulador de derrapagem traseira (BSR)
- Cruise Control
- Novo cilindro mestre radial Brembo
- Sistema quickshift (QSS) de terceira geração
- Novos pneus Bridgestone Battlax Hypersport S23 M
- Suspensão regulável para uma condução mais desportiva
- Quadro leve em alumínio fundido CF
- Jantes SpinForged da Yamaha para uma condução ágil
- Manetes e de travão e embraiagem ajustáveis
A nova MT-09, bem como a sua versão de 35 kW, estará disponível em três cores: Midnight Cyan, Icon Blue e Tech Black. As datas de entrega aos concessionários na Europa e os preços variam consoante o país.
0 comments